Novo medicamento para tratar hepatite do tipo C é aprovado pela Anvisa

 

Objetos perfurocortantes, como alicate de unha, estão entre os principais meios de transmissão do vírus da hepatiteObjetos perfurocortantes, como alicate de unha, estão entre os principais meios de transmissão do vírus da hepatite

São Paulo, 29 de julho de 2011.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do boceprevir, um novo medicamento para o tratamento da hepatite C. Fabricado pela Merck Sharp & Dohme (MSD), o antivirótico pode aumentar de 40% a 60% as chances de cura do genótipo tipo 1 da doença.

O boceprevir é o primeiro inibidor de protease (nova classe de medicamentos) a ter seu uso autorizado no Brasil, para o tratamento em terapia tripla (associação com peginterferon 2b e ribavirina) da hepatite C. A previsão é que o medicamento chegue ao mercado brasileiro ainda este ano.

O novo medicamento inibe a replicação do vírus da hepatite, o HCV, para os portadores do genótipo do tipo 1. A substância é indicada tanto para pacientes que nunca foram tratados como para os que não obtiveram sucesso com outros tratamentos.

De acordo com a Anvisa, o boceprevir deve ser administrado em associação com outros dois que já são utilizados no tratamento da hepatite C, o interferon e a ribavirina, para que alcance o resultado esperado.

Alto poder de contágio

A hepatite já infecta um terço da população mundial (cerca de 2 bilhões de pessoas), provocando a morte de 1 milhão todos os anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença pode ser provocada por múltiplos fatores, mas o principal e mais alarmante deles são as hepatites virais dos tipos A, B, C, D e  E. Todas têm alto poder de contágio, tendo como vias de transmissão o consumo de água e alimentos contaminados (A e E), contato sexual (B) e sangue contaminado (B e C). A do tipo D só contamina quem já é portador da hepatite B.

 

Renata Gonçalez

Assessoria de Comunicação CRF-SP (com informações da Anvisa e do jornal Folha de S. Paulo)

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.