Casos de dengue caem no Estado. Comitê Estadual alerta para manter a vigilância

Casos de dengue caem no Estado. Comitê Estadual alerta para manter a vigilânciaCasos de dengue caem no Estado. Comitê Estadual alerta para manter a vigilância

São Paulo, 19 de julho de 2011.

Nesta terça-feira, 19/07, diversos representantes de órgãos governamentais, entidades e instituições das mais variadas áreas estiveram reunidos para mais uma reunião do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue, desta vez na sede da Sucen – Superintendência do Controle de Endemias, na capital.

O Comitê é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com representantes das instituições públicas como Centro de Vigilância Epidemiológica, Secretaria Estadual de Educação, conselhos profissionais como o de Farmácia (CRF-SP) e o de Corretores de Imóveis (CRECI), sindicatos e instituições como Sabesp, Dersa, Artesp, entre outros. Todas as ações definidas pelo comitê são multiplicadas e fundamentais para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypit e consequentemente prevenção da disseminação da dengue no Estado.

Balanço dos casos

Em 2011, até maio foram notificados 71.800 casos de dengue, destes 413 casos graves, em contrapartida os dados de 2010 mostram que, nesta época, o índice foi de 188 mil casos. Mesmo com a diminuição dos números, as autoridades alertam para que as ações de prevenção sejam contínuas.

O primeiro caso no Estado de São Paulo foi detectado em 1987 em Ribeirão Preto e hoje, já são 438 municípios com focos de transmissão da doença.

Prevenção

No segundo semestre de 2010 a Secretaria de Estado da Saúde capacitou seis mil agentes em todo o Estado de São Paulo para aprimorar o trabalho de controle de vetores e atendimento aos cidadãos com suspeita de dengue.

De acordo com a Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN é fundamental estar atento aos sintomas da dengue:

• Febre alta
• Dor de cabeça
• Dor atrás dos olhos
• Dor no corpo e nas juntas
• Manchas vermelhas no corpo

Caso a pessoa já tenha o diagnóstico de dengue e apresentar um ou mais sintomas como dores abdominais, vômitos e/ou qualquer tipo de sangramento, deverá retornar imediatamente à unidade de saúde. Pode ser a evolução para forma grave da doença.

Tratamento

Ao ser observado o primeiro sintoma da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo.

Consulte um médico e tome alguns cuidados, como:

• Manter-se em repouso.

• Beber muito líquido (inclusive soro caseiro).

• Só usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.

• Beber muita água durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre.

O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea.

Para mais informações:

www.cve.saude.sp.gov.br