Estudo mostra que exame de PCR pode avaliar tratamento com antibióticos

 

Nova indicação do exame de PCR se aplica a pacientes oncológicos com infecções gravesNova indicação do exame de PCR se aplica a pacientes oncológicos com infecções graves

São Paulo, 9 de junho de 2011.

Um estudo realizado pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer e a Universidade Nova de Lisboa (Portugal), mostrou que o exame de proteína C-reativa (PCR) pode identificar em até 72 horas se o corpo está respondendo ao tratamento com antibióticos ou não. A nova indicação se aplica, especialmente, a pacientes oncológicos com infecções graves.

De baixo custo e relativamente simples, o exame é amplamente utilizado para avaliar os processos inflamatórios ou infecciosos em pessoas de boa saúde. O exame também é indicado para medir o risco cardiovascular, já que níveis elevados dessa proteína (que é produzida no fígado) no sangue estão associados a ataques cardíacos e a AVCs.

Segundo um dos autores do trabalho, o pneumologista Jorge Salluh, o paciente imunodeprimido, demora, em geral, uma semana para apresentar sinais de melhora com o uso de antibióticos. E através do exame PCR é possível detectar se o tratamento está sendo eficaz após 72 horas do início do tratamento. Com isso, o médico poderá decidir se mantém o medicamento ou se propõe uma nova terapêutica.

Durante o estudo, que foi publicado na revista Critical Care, foram avaliados 154 pacientes com câncer e quadro de infecção, sendo que 86 deles tinha neutropenia (ausência ou baixa quantidade de glóbulos brancos). A conclusão foi de que o teste é eficaz para os doentes graves, com imunidade muito baixa e que demoram ainda mais para responder ao tratamento com antibióticos.

 

Renata Gonçalez (com informações da Folha de S. Paulo)

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.