EUA investigam se pílula à base de drospirenona eleva risco de trombose

 

Anvisa acompanha os trabalhos da FDA e, se necessário, tomará medidas de restrição ao uso do anticoncepcionalAnvisa acompanha os trabalhos da FDA e, se necessário, tomará medidas de restrição ao uso do anticoncepcional

São Paulo, 3 de junho de 2011.

O FDA, agência que regula a venda de medicamentos nos Estados Unidos, analisa dois estudos que apontam a relação entre o uso de anticoncepcionais que contêm o hormônio drospirenona e o aumento do risco de trombose. É o que destaca reportagem publicada esta semana no jornal Folha de S. Paulo.

A polêmica surgiu após a publicação, em abril, de duas pesquisas no periódico British Medical Journal apontando a substância como responsável por aumentar em até três vezes o risco da formação de coágulos sanguíneos, em comparação com outros contraceptivos orais.

Até o momento, a agência norte-americana disse que está confrontando estes estudos com pesquisas anteriores para determinar a real margem de segurança dos contraceptivos que contêm o hormônio.

Em nota divulgada à imprensa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que tem acompanhado os trabalhos da FDA e que irá tomar as medidas para restrição do uso, se necessário. Também destacou que o risco de tromboembolismo venoso (formação de coágulos de sangue) consta nas contraindicações do medicamento.

Clique aqui para ler esta notícia na íntegra no site da Folha de São Paulo.

 

Colaborou Camila Souza

Assessoria de Comunicação CRF-SP

{module Facebook Like}

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.