Farmacêuticos e médicos de Presidente Prudente se reúnem para debater integração entre as áreas

 

Farmacêuticos e médicos de Presidente Prudente se reúnem para debater integração entre as áreasFarmacêuticos e médicos de Presidente Prudente se reúnem para debater integração entre as áreas

São Paulo, 06 de maio de 2011.

A Seccional de Presidente Prudente do CRF-SP e a Associação Paulista de Medicina (APM), da mesma cidade, realizaram na última quarta-feira (04/05) encontro pioneiro com o objetivo de integrar as áreas de atuação e promover a racionalização dos tratamentos farmacoterápicos. Os médicos e farmacêuticos presentes no auditório da APM da cidade foram unanimes em concordar com a necessidade da colaboração mútua e com o compromisso com a educação em saúde.

O diretor tesoureiro do CRF-SP, dra. Pedro Menegasso, apresentou os principais problemas causados na dispensação incorreta de medicamentos e como a comunicação entre  prescritores e dispensadores pode ser uma oportunidade para identificar, corrigir e reduzir erros.

Os profissionais de saúde estão isolados. Não há integração entre as áreas e quem traz as informações é o próprio paciente”, explicou o dr. Pedro Menegasso, que sugeriu uma integração para a melhoria e racionalidade dos tratamentos.

O diretor do CRF-SP apresentou vários exemplos de receituários incorretos, sem identificar os profissionais que as emitiram. As receitas citadas na apresentação aparecem sem posologia de concentração, caligrafia incompreensível, dentre outros problemas. “A conseqüência desta prática provoca muitos malefícios ao paciente como a não adesão ao tratamento, reações adversas, piora do estado de saúde e, em casos extremos, até a morte”.

Por outro lado, na avaliação do palestrante, o farmacêutico também deve observar corretamente o receituário, sob risco de provocar erros de interpretação. “É dever o dispensador verificar os itens constantes da receita como a legibilidade, a identificação do usuário e do médico (com respectivo número de registro profissional), duração do tratamento, local e data”.

Ao final, houve espaço para um de debate, quando médicos e farmacêuticos puderam solucionar dúvidas e dividir suas experiências. Neste momento, também foi convidado para compor a mesa o dr. Adriano Falvo, professor da Unoeste e também representante do CRF-SP na comissão externa de implantação e acompanhamento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) Anvisa.

O presidente da Associação Paulista de Médicos de Presidente Prudente, dr. Paulo Mazaro, mostrou-se otimista com o encontro e defendeu uma relação mais fortalecida entre médicos e farmacêuticos. “Este é o começo de um trabalho que tem tudo para gerar bons frutos”, disse.

Também participaram da mesa de debates o dr. Ademar Anzai, diretor distrital da APM, dr. José Toledo Godoy, presidente da Associação dos ex-presidentes da APM e dra. Nádia Regina Alvim, diretora regional da seccional Presidente Prudente do CRF-SP.


Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.