08_04_racine-mesa_homeDra. Raquel participou da solenidade de abertura do evento

São Paulo, 8 de abril de 2011

Começou nesta quinta-feira, 7 de abril, o  Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos – PCare 2011, organizado pela Racine e apoiado pelo CRF-SP. A solenidade de abertura contou com a presença da presidente do CRF-SP dra. Raquel Rizzi e do vice-presidente dr. Marcelo Polacow. O evento acontece até 9 de abril no Centro de Convenções Rebouças, na capital.

As palestras, mesas-redondas e cursos têm como tema central a integração entre a atenção farmacêutica e a farmácia clínica com o único objetivo de beneficiar o paciente. O Congresso conta com a participação da americana Linda Strand, farmacêutica que desenvolveu a prática da atenção farmacêutica. Durante a apresentação, Linda destacou que uma consulta farmacêutica deve ser iniciada perguntando o que o paciente espera da consulta, fazendo referência ao foco nas necessidades de quem está sendo atendido. Outro ponto abordado pela americana foi a busca por um modelo universal para a atenção farmacêutica para que ela não seja trabalhada de formas diferentes em vários países.

Descrita há 20 anos por Charles Hepler e Linda Strand, a prática do Pharmaceutical Care vem sendo aprimorada e colocada em prática pelos profissionais de forma gradativa. O farmacêutico tem se aprimorado para a prestação de serviços e com isso ganhando cada vez mais credibilidade por parte da população. Para dra. Raquel Rizzi, que participou da mesa de abertura, há algum tempo era impossível pensar no farmacêutico como o profissional próximo ao paciente em hospitais, por exemplo. “Ele faz a diferença no ambiente hospitalar e atua de forma efetiva no monitoramento da terapia medicamentosa e para assegurar o uso correto de medicamentos”.

Já dr. Marcelo Polacow destacou o trabalho pioneiro de Linda Strand. “Fantásticas a experiência e visão dela sobre o real papel do Farmacêutico na sociedade”.

Dra. Nilce Barbosa (Racine), dr. Marcelo Polacow (CRF-SP), dra. Linda Strand (EUA), dra. Raquel Rizzi (CRF-SP) e dr. Divaldo Lira (Universidade Federal de Sergipe)Dra. Nilce Barbosa (Racine), dr. Marcelo Polacow (CRF-SP), dra. Linda Strand (EUA), dra. Raquel Rizzi (CRF-SP) e dr. Divaldo Lyra (Universidade Federal de Sergipe)

Comissão Assessora de Farmácia Clínica

Desde 2009, o CRF-SP conta com um grupo de farmacêuticos que atuam diretamente com a Farmácia Clínica. A principal discussão da Comissão Assessora é a elaboração de uma normativa que regulamente o setor. Para mais informações acesse a página da Comissão no portal www.crfsp.org.br. Participe das discussões!

Thais Noronha