Público no Plenário do CRF-SP durante palestras sobre os segmentos Educação Farmacêutica e FarmáciaPúblico no Plenário do CRF-SP durante palestras sobre os segmentos Educação Farmacêutica e Farmácia São Paulo, 27 de janeiro de 2011.

A sede do CRF-SP ficou movimentada mais uma vez na quarta-feira (26/01). O motivo foi o início do ciclo de palestras por segmento, realizado em continuidade às comemorações de 50 anos do Conselho e também ao Dia do Farmacêutico (20/01). No primeiro dia de palestras, foi a vez das Comissões Assessoras de Educação Farmacêutica e de Farmácia apresentarem, aos cerca de 40 participantes, informações sobre os rumos e desafios da profissão.

A dra. Danyelle Cristine Marini, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP da capital, falou sobre a preocupação com as falhas na formação oferecida por grande parte das instituições de ensino farmacêutico no País. “Infelizmente as instituições fazem contas milagrosas para adequar o número de horas mínimas exigidas pelo MEC para driblar gastos e, assim, expõem a saúde da população a riscos, pois colocam todos os anos no mercado profissionais sem habilidade ou conhecimento das técnicas mais básicas”.

Dra. Danyelle Marini, coordenadora da Comissão Assessora de Educação FarmacêuticaDra. Danyelle Marini, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica

Entre os principais projetos desenvolvidos pela Comissão, estão o Selo de Qualidade e Excelência no Ensino Farmacêutico, que por meio de um comitê avaliador visita as instituições requerentes para verificar a estrutura oferecida e então conceder ou não o Selo, e também o Prêmio Paulo Minami, que homenageia os melhores alunos do curso de Farmácia. “O CRF-SP procura estabelecer os critérios mínimos de qualidade para que o farmacêutico exerça suas atividades com competência técnica e segurança”, destacou a dra. Danyelle.

Dr. José Vanilton de Almeida, do grupo técnico de diabetes do CRF-SPDr. José Vanilton de Almeida, do grupo técnico de diabetes do CRF-SP

A Comissão Assessora de Farmácia foi representada pelo ministrante e membro do grupo técnico de diabetes do CRF-SP, dr. José Vanilton de Almeida, que contextualizou historicamente os fatos determinantes para as grandes mudanças ocorridas recentemente na Farmácia e na saúde pública em geral. “As regras ainda não são as ideais, mas são o veículo  para a mudança de postura do profissional e também da população. O farmacêutico deve ser um profissional completo. Estar capacitado nas técnicas específicas e também nas habilidades de comunicação e expressão”.

A presidente, dra. Raquel Rizzi, e a secretária-geral, dra. Margarete Akemi Kishi, prestigiaram o encontro e agradeceram a intensa participação de farmacêuticos e acadêmicos nos eventos realizados pelo CRF-SP. “É gratificante quando chegamos a um evento e encontramos salas lotadas, como hoje. Isso mostra que nosso trabalho não é em vão e, que há muitos profissionais interessados em fazer a Farmácia crescer ainda mais”, destacou dra. Raquel.

Dra. Raquel Rizzi e dra. Margarete Kishi na entrega do prêmio que é sorteado entre os participantes ao final dos eventos que integram o XI Encontro Paulista de FarmacêuticosDra. Raquel Rizzi e dra. Margarete Kishi na entrega do prêmio que é sorteado entre os participantes ao final dos eventos que integram o XI Encontro Paulista de Farmacêuticos

O evento contou também com a presença do conselheiro federal por São Paulo, dr. Ely Saranz Camargo.

Até 2 de fevereiro serão 13 palestras correspondentes às áreas que hoje dispõem de Comissões no CRF-SP, sempre das 18h às 22h na sede do Conselho. Participe!

Clique aqui e confira a programação

Inscrições: (11) 3067-1468

Luana Frasca