No dia 4 de fevereiro, o CRF-SP realizou o 1º Seminário de Regulação e Mercado. Seguindo a programação de eventos gratuitos em comemoração ao Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, o evento reuniu cerca de 120 participantes no auditório da Fundacentro, na capital.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador da Comissão Assessora de Regulação e Mercado do CRF-SP, dr. Vinicius Pedroso, e pela diretoria, representada pela presidente, dra. Raquel Rizzi, e pelo diretor-tesoureiro, dr. Pedro Menegasso. A presidente ressaltou a importância da participação dos farmacêuticos e da mudança de postura diante do momento vivido. “É indispensável que todos os farmacêuticos estejam capacitados e atualizados também em relação à regulação do setor, principalmente diante da proximidade do dia 18, quando a RDC 44/09 e suas normativas 9 e 10 entrarão em vigor”.

 

 

Na mesa de abertura, o dr. Vincícius Pedroso e a dra. Raquel RizziNa mesa de abertura, o dr. Vincícius Pedroso e a dra. Raquel Rizzi

 

A programação contou com palestras de importantes profissionais e representantes de entidades regulatórias, órgãos de defesa do consumidor, entre outros. O representante da Anvisa, dr. Bruno César de Abreu, falou sobre o papel da Agência na regulação do mercado farmacêutico e enfatizou a importância do sistema de rastreabilidade para o País.

Outros palestrantes, entre eles o Prof. Dr. Fernando Aith, membro do comitê de pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa); o dr. Gonçalo Vecina, médico sanitarista e ex-secretário municipal de saúde de São Paulo; o dr. Ubirajara Marques, advogado da DKMA - consultoria em propriedade intelectual e direito sanitário; e a dra. Emiko Fukuda, farmacêutica do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS), colaboraram com importantes apresentações.

Mais uma vez, o pioneirismo proporcionou um dia de muito aprendizado aos participantes, que puderam tirar suas dúvidas e esclarecer as novas regulamentações do setor. A farmacêutica dra. Helena Mekae elogiou a iniciativa. “É importante para nós, farmacêuticos, contarmos com palestras tão ricas como estas. Para mim, que atuo em farmácia e drogaria, é extremamente importante estar atenta às mudanças trazidas pela RDC 44/09 e suas normativas, assim poderei prestar os serviços e orientar os pacientes de forma adequada”.

 

Luana Frasca

Assessoria de Comunicação

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.