No artigo publicado no Jornal da Tarde, o advogado especializado em direito do consumidor, dr. Josué Rios, defende a restrição ao acesso de medicamentos isentos de prescrição e retrata situações em que a intervenção do farmacêutico foi fundamental para evitar problemas relacionados ao uso indiscriminado de medicamentos. 

Outro ponto abordado foi a interação medicamentosa como o caso da combinação de chá de camomila com ácido acetilsalicílico, por exemplo, que potencializa a ação do medicamento e pode ocasionar uma hemorragia. Assim como a interação entre antialérgicos e bebida alcoólica que resulta em alto poder sedativo.

Já no editorial publicado no Jornal do Brasil, além de também defender a RDC 44/09, a iniciativa da Anvisa em tornar as bulas de medicamentos fontes de informação mais acessíveis à população foi enaltecida. Um trecho do editorial diz: “É uma medida mais do que pertinente. Difícil de entender como não foi pensada antes. Ganha a população (dos menos aos mais educados e informados) e mostra-se, com um exemplo simples, como a cidadania no país pode sair do ideário abstrato e condensar-se na vida cotidiana”.

 

Confira na íntegra:

 

Artigo: “Remédios agora só atrás do balcão” - Jornal da Tarde – 12/09/09

http://www.jt.com.br/editorias/2009/09/12/eco-1.94.2.20090912.7.1.xml

 

Editorial: “Medidas sem contraindicações” – Jornal do Brasil – 11/09/09

http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/09/11/e11093477.asp

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.