No último sábado (07/03), na capital, mais de 80 farmacêuticos, entre fiscais, diretores regionais, conselheiros, coordenadores das Comissões Assessoras e a diretoria do CRF-SP reuniram-se para a Plenária de Fiscalização 2009. O encontro foi fundamental para traçar novas diretrizes das ações de Fiscalização do CRF-SP, desde a implantação de novos projetos a desafios propostos para os próximos anos.

A Plenária contou com a presença da presidente do CRF-SC, dra. Hortência S. Muller Tierling, que ficou dois dias na Sede do CRF-SP conhecendo todos os processos que envolvem a fiscalização. “Agradeço a oportunidade, e parabenizo pela forma democrática de propor essas Plenárias que resultam em melhorias”.

Estamos em fase de adaptação do Sistema Automatizado de Fiscalização (SAF), de sair da era do papel e ir para era digital. Um dos projetos para 2009 é, até setembro, ter a implantação total da SAF”, ressaltou dr. Marcelo Polacow, vice-presidente do CRF-SP e moderador da Plenária de Fiscalização. 

Dr. Marcelo fez um comparativo entre os dados da fiscalização do CRF-SP dos anos de 2007 e 2008, das ações aprovadas na última Plenária de Fiscalização, ocorrida em 2007 e implementadas. 

A Plenária ocorreu de maneira democrática. Representando os fiscais, argumentou o dr. Marcelo Portella (Piracicaba), os diretores regionais, dra. Mafalda Biagini (Marília), as Comissões Assessoras, dr. Marcos Machado (Sede do CRF-SP), os conselheiros e a diretoria. “É muito importante a participação de todos, porque a Plenária de Fiscalização se constitui do conhecimento dos conselheiros, diretores regionais, coordenadores de Comissão e da diretoria, e não somente dos fiscais”, destacou dr. Marcelo.

 

Fiscais do CRF-SP participaram ativamente das discussões  


Durante a Plenária foram discutidas propostas para modificar e aprimorar a fiscalização no âmbito do setor público; o uso racional de medicamentos; perfil da assistência farmacêutica no Estado; ampliação do departamento de Fiscalização, modificação da Ficha de Verificação do Exercício Profissional aplicada no laboratório de análises clínicas e Farmácia Popular.

A equipe responsável pela fiscalização pontuou e defendeu aspectos relevantes a serem aprovados pelo Plenário do Conselho no que se refere a medicamentos controlados pela Portaria nº 344/98.   

 

Diretores do CRF-SP e parte da equipe de fiscalizaçãoDiretores do CRF-SP e parte da equipe de fiscalização

 

Ações do setor de fiscalização durante 2007 e 2008

 

Ano Inspeções realizadas Estabelecimentos Média de inspeções por mês Farmacêuticos no Estado
2007 52.030 22.059 4.500 31.635

 

 

Ano Inspeções realizadas Estabelecimentos Média de inspeções por mês Farmacêuticos no Estado
2008 58.000 22.708 5.500 33.763

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.