Prefeitura de Atibaia inaugura Complexo Especializado de Assistência Farmacêutica "Júlia Mistrello Finco"

 

Da esq. p/ dir: Dra. Luciene Di Gennaro Toschi Pinheiro, diretora do departamento de Assistência Farmacêutica; Dra. Grazielli Cristina, secretária de saúde; e Dr. Eli Menezes, delegado regional de Bragança PaulistaDa esq. p/ dir: Dra. Luciene Di Gennaro Toschi Pinheiro, diretora do departamento de Assistência Farmacêutica; Dra. Grazielli Cristina, secretária de saúde; e Dr. Eli Menezes, delegado regional de Bragança PaulistaSão Paulo, 22 de fevereiro de 2024.

A Prefeitura de Atibaia inaugurou na quarta-feira (21) o Complexo Especializado de Assistência Farmacêutica "Júlia Mistrello Finco" (CEAF), um espaço novo e estruturado para atendimento a pacientes que utilizam medicamentos de alto custo. No prédio, situado na Av. Brigadeiro José Vicente Faria Lima, 226 - Centro (ao lado do Corpo de Bombeiros), também há uma central de nutrição e a farmácia administrativa de Atibaia.

O CEAF é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, publicadas pelo Ministério da Saúde.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do delegado regional de Bragança Paulista, Dr. Eli Menezes, que comentou sobre a importância do complexo para a saúde da população. “Com a implantação do espaço, Atibaia mostra à sociedade sua preocupação com o acesso aos medicamentos pelos munícipes, reunindo num mesmo espaço, medicamentos do componente especializado e demais insumos à saúde. O CRF-SP tem sempre apoiado as ações da assistência farmacêutica no município e parabeniza o prefeito Emil Ono, a Secretária de Saúde, Grazielle Bertolini, e a farmacêutica, Dra. Luciene Pinheiro, pelo compromisso com a sociedade em fazer uma saúde de qualidade”.O CEAF "Júlia Mistrello Finco" tem um espaço novo e estruturado para atendimento a pacientes que utilizam medicamentos de alto custoO CEAF "Júlia Mistrello Finco" tem um espaço novo e estruturado para atendimento a pacientes que utilizam medicamentos de alto custo

A diretora do departamento de Assistência Farmacêutica, Dra. Luciene Di Gennaro Toschi Pinheiro, afirmou que com o novo complexo diminuiu o tempo de espera de atendimento, que já chegou a ser superior a duas horas, e agora em 20 minutos o paciente já pode retirar o seu medicamento. “O local é amplo, arejado, todos conseguem aguardar sentados, os funcionários têm guichê de atendimento individuais, com assistência farmacêutica integral”, explicou.

Homenagem

O CEAF recebeu nome de Júlia Mistrello Finco em homenagem à servidora pública, assistente em serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia, que morreu em 2023 aos 22 anos.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.