Evento aborda relação entre Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico com simulação em paciente crítico

Dr. Claudinei Alves Santana, coordenador de cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia do Centro Universitário Senac - Unidade Tiradentes, ministrou a capacitação em parceria com o CRF-SPDr. Claudinei Alves Santana, coordenador de cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia do Centro Universitário Senac - Unidade Tiradentes, ministrou a capacitação em parceria com o CRF-SP

São Paulo, 5 de fevereiro de 2024.

No sábado (3), um grupo de farmacêuticos participou da capacitação inédita ‘Relação entre Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico: Simulação em paciente crítico’, realizada no Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes, na capital.

A atividade ocorreu por meio de parceria entre o CRF-SP e o Centro Universitário Senac – Unidade Tiradentes e tem por objetivo proporcionar a vivência de um caso clínico de paciente crítico em simulador para discutir a relação da farmácia clínica e o cuidado farmacêutico e refletir sobre a segurança do paciente no ambiente hospitalar e ambulatorial.

Um dos destaques da capacitação Relação entre Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico é a possibilidade de vivenciar um caso clínico em um simulador Um dos destaques da capacitação Relação entre Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico é a possibilidade de vivenciar um caso clínico em um simulador

Ministrada pelo Dr. Claudinei Alves Santana, coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Farmácia desta unidade do Centro Universitário Senac, a capacitação foi apresentada por meio de metodologia ativa de ensino cujo propósito é incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa. Ele avaliou de forma muito positiva a primeira turma que participou da atividade.

“Achei muito interessante o envolvimento dos participantes que chegaram bastante empolgados. Conseguimos apresentar a metodologia ativa que é trabalhada em todos os nossos cursos aqui no Senac e isso foi muito bom, porque por meio dela conseguimos formar farmacêuticos com várias competências importantes. Hoje mesmo, quem participou apreendeu mais sobre comunicação, segurança do paciente e farmacoterapia. Eles estavam muito engajados. Enfim, foi um sucesso! ”, declarou o docente.

A partir de um caso clínico proposto pelo Dr. Claudinei, os participantes foram divididos em quatro turmas que primeiramente buscaram soluções em biblioteca para então iniciarem a vivência no simulador. Por fim, realizaram o chamado debriefing, em que foi possível revisar, refletir e discutir todo o conteúdo aprendido ao longo do treinamento.

Uma das participantes foi a Dra. Regina Pereira Guimarães, farmacêutica que atua em consultório farmacêutico. Ela saiu da capacitação decidida a aprofundar ainda mais o conhecimento no tema. “A capacitação atendeu minha expectativa e me despertou o interesse em aprender mais. Todo conteúdo apresentado aqui agregou conhecimento e minha expectativa é aplicar esse conhecimento à minha rotina o quanto antes”, afirmou.

Interesse e envolvimento dos participantes ao longo da capacitação marcaram a primeira turma da capacitação promovida pelo CRF-SP em parceria com o Centro Universitário Senac - Unidade TiradentesInteresse e envolvimento dos participantes ao longo da capacitação marcaram a primeira turma da capacitação promovida pelo CRF-SP em parceria com o Centro Universitário Senac - Unidade Tiradentes

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.