Por meio de Resolução, Santo André institui Cuidado Farmacêutico e Prescrição Farmacêutica na rede municipal de saúde

 

São Paulo, 15 de dezembro de 2023.

Primeiro município do Estado de São Paulo a firmar parceria com o Comitê de Apoio ao Serviço Público (Casp) do CRF-SP, Santo André deu mais um passo à frente no que diz respeito a melhorias na gestão e no atendimento à população que faz uso de medicamentos. Isso porque a Prefeitura acabou de instituir, por meio da Resolução Municipal 01/12-SS de 13 de dezembro de 2023, o “Cuidado Farmacêutico e a Prescrição Farmacêutica para implementação de serviços de clínica farmacêutica no âmbito da rede municipal de saúde de Santo André”.

O Casp foi criado no ano passado com o objetivo de capacitar e qualificar os farmacêuticos que atuam na rede pública para ampliação dos serviços clínicos à população e, desde então, vem realizando parcerias com diversas prefeituras que recebem suporte do CRF-SP para promover capacitação técnico-profissional aos profissionais que atuam em serviços municipais de saúde.

Segundo dados da Prefeitura de Santo André, o município conta atualmente com 48 farmacêuticos na rede, sendo que dez já terminaram a capacitação ofertada pelo Ministério da Saúde e já podem atuar de forma mais participativa nas decisões clínicas dentro das unidades de saúde. Os demais farmacêuticos estão na reta final da formação ofertada pelo CRF-SP, que terá conclusão em fevereiro e também já iniciaram as consultas farmacêuticas.

Todos os serviços de saúde municipais (hospitais, unidades de pronto atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e centros médicos de especialidades) contam com o suporte destes profissionais e terão o cuidado farmacêutico implantado.

“No âmbito dos serviços farmacêuticos, a afirmação da atuação clínica do farmacêutico como integrante da equipe de atenção à saúde é uma demanda que surge nas últimas décadas e esta ampliação se apoia no reflexo causado pela utilização inadequada de medicamentos e na morbimortalidade associada ao seu uso, que constitui um grave problema de saúde pública. A publicação da Resolução Municipal nº 01/12 é um marco para a Assistência Farmacêutica de Santo André, que passa a ter o cuidado farmacêutico institucionalizado e validado pela gestão”, comenta a coordenadora de Assistência Farmacêutica de Santo André, a farmacêutica Dra. Claudia Baseio Papa.

O secretário municipal de Saúde, Gilvan Junior, destacou que a introdução da prática clínica dos farmacêuticos no cotidiano dos serviços foi possível porque Santo André se tornou, em 2022, o primeiro município do ABC a aderir às capacitações ofertadas pelo Ministério da Saúde e pelo CRF-SP.

“Estamos trabalhando para oferecer uma rede de saúde cada vez mais eficiente e que atenda integralmente o usuário que nos procura. Capacitações são recorrentes dentro das nossas equipes, afinal, profissionais qualificados conseguem produzir resultados muito melhores e quem tem a ganhar com tudo isso é o cidadão andreense. Esse passo que demos também foi no sentido de valorizar o profissional farmacêutico, que agora ganha um papel de protagonista dentro das unidades de saúde”, pontua o secretário.

'Grande avanço no âmbito da assistência farmacêutico no SUS'

A iniciativa também é vista com um grande avanço no âmbito da assistência farmacêutico no SUS, na avaliação da vice-presidente do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, que é coordenadora do Casp. “Trata-se de uma iniciativa que merece nossos elogios. É uma conquista importante não só para nós, farmacêuticos, mas, sobretudo, para a população assistida pelo SUS e que é usuária de medicamentos”, declarou.

Na ocasião em que ministrou o módulo introdutório da capacitação “Cuidado Farmacêutico no SUS” aos farmacêuticos de Santo André, em novembro do ano passado, a Profa. Dra. Fátima Farhat também elogiou a equipe do município. “A equipe farmacêutica pareceu-me bastante engajada no propósito de implantação do serviço no município e os farmacêuticos que ocupam cargos de gestão da assistência farmacêutica estão também fazendo a capacitação oferecida pelo CRF-SP”.

O Prof. Dr. Leonardo Regis Leira Pereira, professor associado da Faculdade Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (campus Ribeirão Preto), também ministrou capacitações em Santo André. Ele afirma ter se sentido orgulhoso de ter contribuído com a implementação do projeto na cidade. “Ao longo da capacitação, aproveitamos para demonstrar a importância da aplicação correta do método clínico que é o coração da consulta farmacêutica”, afirma o professor.

Os detalhes da implementação do serviço de Cuidado Farmacêutico e da Prescrição Farmacêutica no âmbito da rede municipal de saúde de Santo André podem ser conferidos no link: https://crfsp.far.br/url/Res_StoAndre

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.