CRF-SP ganha o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da prefeitura de São Paulo

Dra. Claudia Cristina Pereira de Araújo, coordenadora do Comitê de Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Racial do CRF-SPDra. Claudia Cristina Pereira de Araújo, coordenadora do Comitê de Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Racial do CRF-SPSão Paulo, 7 de dezembro de 2023.

O CRF-SP acaba de ter um importante reconhecimento para suas ações de gestão, direitos humanos e desenvolvimento de políticas de inclusão ao ser contemplado com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da prefeitura de São Paulo. A cerimônia de entrega ocorreu na terça-feira (05/12) e o CRF-SP foi representado pela Dra. Claudia Cristina Pereira de Araújo, coordenadora do Comitê de Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Racial.

O programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade está em sua sexta edição e surgiu da constatação de que a inserção no mercado de trabalho é fundamental para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade e respeito e construam sua noção de cidadania. A partir disto, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania buscou se colocar neste debate através do reconhecimento de boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Para a Dra. Cláudia, o trabalho, objetivo e comprometido do Comitê de Ações Afirmativas para a Promoção de Igualdade Racial tem sido fundamental para que o CRF-SP se integre ao movimento de justiça social e cidadania pactuados mundialmente. O Comitê tem levado esta temática para ser discutida entre profissionais farmacêuticos no Congresso Paulista, webinares, seminários e podcasts, estabelecendo uma reflexão de que praticas racistas devem ser abolidas e oportunidades criadas.Secretária de direitos humanos e cidadania da prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, com a Dra. ClaudiaSecretária de direitos humanos e cidadania da prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, com a Dra. Claudia

“O Comitê também tem se preocupado com a sociedade, onde a população negra é a maioria, realizando orientações, elaborando materiais e fomentando as políticas públicas existentes para esta população. Além disso, em nível institucional, criando portarias dentro do nosso Conselho que permitam que mais ações e políticas públicas sejam realizadas. Devido a tudo isto , o reconhecimento com este selo, só demonstra que apesar do trajeto ser longo estamos no caminho certo”, disse a Dra. Cláudia

Durante a premiação, foram entregues 322 Selos de Direitos Humanos e Diversidade em 12 categorias, que incluem população negra, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e egressa do sistema prisional, LGBTI+, pessoas em situação de rua, mulheres, pessoas imigrantes, juventude, pessoas com deficiência, pessoas idosas, infância e adolescência e transversalidades, esta última para iniciativas que incluem mais de uma categoria.

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade tem validade de um ano e pode ser utilizado pelas empresas e organizações em campanhas publicitárias, além de marcar um diferencial em relação às demais pelas iniciativas que promovem em favor da inclusão de pessoas que encontram dificuldades de acesso no mercado de trabalho.

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!