GTT de toxicologia do CRF-SP emite informe técnico com ações preventivas para uso ilícito do opioide fentanil

 

GTT de toxicologia do CRF-SP emite informe técnico com ações preventivas para uso ilícito do opioide fentanilGTT de toxicologia do CRF-SP emite informe técnico com ações preventivas para uso ilícito do opioide fentanilSão Paulo, 23 de junho de 2023.

O fentanil é um opioide sintético usado principalmente no tratamento da dor intensa, como a dor crônica, o câncer e a dor pós-cirúrgica, somente sob supervisão médica e prescrito de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.  No entanto, tem causado preocupação das autoridades policiais e sanitárias pelo potencial de uso abusivo, combinação com outras substâncias, risco de intoxicação aguda, overdose e até à morte.

Embora não seja tão amplamente difundido no Brasil e ainda não existam dados precisos sobre a circulação da substância no país, há relatos na imprensa de contrabando do fentanil através de rotas internacionais de drogas e de que esteja sendo misturado com outras drogas ilícitas, como cocaína e drogas K (canabinoides sintéticos), para aumentar seu efeito e potencial de abuso, tendo sido detectado, em alguns casos, no Estado de São Paulo.

Sendo assim, o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Toxicologia do CRF-SP emitiu informe técnico com o objetivo de alertar os farmacêuticos sobre a gravidade da situação, atenção às prescrições ilegais e sobre medidas preventivas que devem adotar em seu trabalho para prevenção do uso ilícito do fentanil.

Para a Dra. Silvia Cazenave, coordenadora do GTT, o farmacêutico sempre teve um papel fundamental na prevenção das intoxicações agudas, quer seja de medicamentos ou de outras substâncias como drogas, praguicidas, solventes, álcool etc.

“O uso excessivo do fentanil tornou-se epidêmico nos EUA e, embora os casos de abuso no Brasil ainda não tenham a mesma intensidade, é de suma importância que o farmacêutico esteja preparado para orientar pacientes, reconhecer as intoxicações, aplicar medidas de redução de danos e indicar formas de controle do consumo. Para auxiliar nessas ações, o CRF-SP elaborou a nota técnica visando trazer informações que possam contribuir para o conhecimento do profissional farmacêutico”, comentou.

Clique no link para ler o informe técnico na íntegra.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.