Dra. Kesia Pires de Oliveira é a diretora executiva de uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas em diversas áreas

São Paulo, 30 de setembro de 2022.

Graduada há 19 anos pela Universidade Federal de Maringá (PR), a farmacêutica Dra. Kesia Pires de Oliveira é a atual diretora executiva da Azbil Telstar, empresa que desenvolve soluções tecnológicas nas áreas de automação calibração, consultoria, engenharia e gerenciamento de obras, equipamentos, manutenção, qualificação e validação, qualificação térmica e treinamentos.

Começou a cursar Farmácia por influência da irmã, que já havia optado por essa área. “Me encantei principalmente pela área de pesquisa onde moléculas novas eram testadas e medicamentos eram desenvolvidos em laboratório farmacotécnico”.

Sua trajetória profissional foi marcada por diversas experiências em ambientes farmacêuticos como laboratórios de pesquisas, drogarias, hospitais e indústrias farmacêuticas. Porém foi pelos processos industriais que ela se apaixonou e acabou indo trabalhar nas indústrias farmacêuticas. “Fiz uma transição para a área de serviços quando aceitei uma proposta de trabalho em uma empresa de Engenharia e Consultoria para o mercado de Life Science. Na Azbil Telstar, eu iniciei atuando como gerente de projetos participando de inúmeros projetos nacionais e internacionais em que os conhecimentos de boas práticas de fabricação eram empregados diretamente no desenvolvimento dos projetos de engenharia. Continuei crescendo na empresa e assumi posições de Gerente de Consultoria Técnica e de Qualidade”.

Atualmente, suas responsabilidades estão mais relacionadas à gestão da companhia como um todo, entre elas:

• Gerenciamento do P&L da empresa (Profit & Loss Statement, em português, Demonstrativo de Lucros e Perdas);
• Preparação e execução do Plano de Negócios Anual;
• Garantia da alocação e disponibilidade efetiva de profissionais de acordo com a demanda operacional;
• Elaboração e acompanhamento do orçamento anual;
• Definição de metas de desempenho; garantir a conformidade com os requisitos regulamentares e relatórios financeiros;
• Manutenção dos registros financeiros auditáveis;
• Garantia da conformidade com os regulamentos locais e leis que regem o negócio e suas práticas;
• Gerenciamento dos passivos e necessidades de financiamento e relacionamentos bancários comerciais.

Ao lado dela, outros farmacêuticos também atuam na empresa. “Temos uma grande diversidade de profissionais sendo prevalente a presença de farmacêuticos e engenheiros, principalmente porque a grande maioria dos projetos é focada nas indústrias farmacêuticas. A maioria dos profissionais farmacêuticos atua em nossa área de Consultoria desempenhando atividades como auditorias, qualificação de equipamentos e sistemas, validação de processo e limpeza, validação de sistemas computadorizados entre outras. Também existem muitos farmacêuticos gerenciando projetos de startup de plantas farmacêuticas que acabaram de ser construídas”.

Dra. Kesia ressalta que o mercado de consultoria farmacêutica tem crescido muito nos últimos anos e, caso um farmacêutico deseje seguir nesta área, recomenda-se buscar empresas de projetos que valorizem o papel do farmacêutico no desenvolvimento do projeto, pois o resultado final sempre será de maior nível técnico.

Ao farmacêutico que pretende entrar na área, Dra. Kesia recomenda: “Acredito que a curiosidade e disponibilidade para conhecer diferentes empresas são as principais características dos profissionais na área de Consultoria. Neste segmento, você atua como um facilitador verificando sempre os requisitos regulatórios e o que o cliente precisa fazer para estar em compliance, buscando soluções de melhor custo-benefício. Assim, é de extrema importância que além do conhecimento técnico que é fundamental, o profissional também possua um bom desenvolvimento de suas soft skills. E, por fim, gostar de uma rotina dinâmica onde você terá oportunidade de trabalhar com diferentes culturas e personalidades”.

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!