Vice-presidente do CRF-SP, dra. Luciana Canetto Fernandes, fala ao portal UOL sobre a forma correta no uso de naproxeno

 

São Paulo, 7 de julho de 2022.

O CRF-SP fez nova participação na coluna ‘Qual é o remédio - Um guia dos principais medicamentos que você usa’ do portal UOL, desta vez esclarecendo sobre o anti-inflamatório naproxeno, indicado para o tratamento da dor, da febre e inflamação.

A porta-voz do Conselho na reportagem foi a vice-presidente, Dra. Luciana Canetto Fernandes, que abordou as formas corretas de utilizar o medicamento. “Quando a administração é pela via oral, a orientação é que ele seja ingerido inteiro com água. O comprimido não deve ser partido. Ele poderá ser administrado junto a alimentos para reduzir o mal-estar estomacal, mas é preferível que ele seja ingerido longe do horário das refeições porque os alimentos - principalmente os gordurosos - podem atrasar a sua absorção, embora não a atrapalhe em sua extensão”.

A matéria também teve participação da assessora técnica do CRF-SP, Dra. Amouni Mourad, que falou sobre a importância de o paciente buscar informações com o farmacêutico no ato da dispensação, pois, mesmo se tratamento de um medicamento isento de prescrição (MIP), ele não é isento de ação e reação.

“Essa é a razão pela qual, na hora da retirada do fármaco, você pode e deve esclarecer dúvidas sobre o medicamento e ser orientado pelo farmacêutico responsável. Essa medida reduz o risco de efeitos indesejáveis”, disse a farmacêutica.

Clique aqui e confira o texto na íntegra

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.