Farmacêutica mostra os benefícios da implementação do consultório farmacêutico na farmácia 

 

Dra. Edilaine foi a primeira farmacêutica a implementar o consultório na farmácia em FernandópolisDra. Edilaine foi a primeira farmacêutica a implementar o consultório na farmácia em Fernandópolis

São Paulo, 30 de novembro de 2021.

Ela se formou em Farmácia em 2010 em Fernandópolis (SP), cidade onde nasceu e hoje tem a sua própria farmácia. Apenas cinco anos depois, em 2015, Dra. Edilaine Ferreira de Souza já era homenageada com uma moção de aplausos no Mato Grosso do Sul, onde morou e trabalhou e, em 2018, recebia o título de honra ao mérito, reconhecimentos pela atuação como farmacêutica e pela diferença que já fazia na vida dos pacientes.

Desde agosto de 2020 é proprietária da farmácia que possui o primeiro consultório farmacêutico de Fernandópolis e região. “Sou empreendedora e farmacêutica clínica responsável, então, atendo ao público no balcão em horários esporádicos, orientando clientes e pacientes, cuido da burocracia de receitas e SNGPC, faço as compras de medicamentos e perfumaria, e realizo vários serviços farmacêuticos no consultório com agendamento, em todos os serviços farmacêuticos realizados são geradas declarações para o paciente.
Entre eles, estão:

  • Consulta farmacêutica: avalio pacientes com queixas, sinais e sintomas que podem ser tratados na farmácia, o que pode envolver a prescrição farmacêutica, sendo ela farmacológica ou não farmacológica, revisão da farmacoterapia, acompanhamento farmacoterapêutico com ou sem pilbox (Organizadores de comprimidos de alta qualidade, com uma melhor eficácia para o tratamento), gestão da condição de saúde e rastreamento em saúde.
  • Solicitação de exames: solicito exames afins de rastreamento em saúde
  • Administração de medicamentos injetáveis;
  • Verificação de sinais vitais: aferição de temperatura, aferição de pressão arterial, oximetria de pulso;
  • MMFPA (Medição Monitorada em farmácia de Pressão Arterial – Mapa de monitoramento com laudo para o médico, a fim de rastreamento em saúde);
  • Medição de glicemia por capilaridade;
  • MMFG (Medição Monitorada em farmácia de Glicemia – Mapa de monitoramento para o médico, a fins de rastreamento em saúde);
  • Perfuração de lóbulo auricular com atendimento humanizado em bebês, crianças e adultos
  • Avaliação corporal por balança de bioimpedância.

As consultas farmacêuticas têm rendido importantes feedbacks de pacientes e médicos As consultas farmacêuticas têm rendido importantes feedbacks de pacientes e médicos

Dra. Edilaine já fez diversos encaminhamentos de pacientes e são deles que recebe os feedbacks. “Eles me contam a reação dos médicos quando pegam em mãos a anamnese de saúde do paciente, e diante deles, posso considerar animadora a aceitação do meu trabalho. Temos tudo para ter um bom relacionamento, afinal estou aqui para somar, para contribuir com a saúde, qualidade de vida e bem-estar do paciente, sendo que, alterações que não fazem parte do âmbito farmacêutico, apenas oriento e faço o encaminhamento, ao profissional responsável, seja médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, e outros, permanecendo à disposição para qualquer esclarecimento e parceria”.

Ela ressalta ainda que quando começou a solicitar exames para rastreamento em saúde, começou a observar o seu nome no local do solicitante. Por ser algo novo em Fernandópolis, e poucas pessoas sabem que o farmacêutico clínico pode solicitar exames, entre outros serviços. “Me senti lisonjeada, pois isso é um reconhecimento do farmacêutico, sou grata especialmente ao Dr. Edson e Dra. Patrícia, responsáveis pelo laboratório Santa Maria, em Fernandópolis”.

Solicitação de exames, administração de medicamentos injetáveis, monitoramento de pressão arterial e glicemia estão entre os serviços prestados na farmácia Solicitação de exames, administração de medicamentos injetáveis, monitoramento de pressão arterial e glicemia estão entre os serviços prestados na farmácia

Constante atualização

Em busca de diferenciação profissional, Dra. Edilaine fez pós-graduação em Farmácia Clínica, cursos voltados à atenção farmacêutica, perfuração de lóbulo auricular humanizado, atualizações e método CFL para farmácias, investiu em uma mentoria para implantação de consultório farmacêutico, o que segundo ela, foi uma virada de chave na vida.
“Até hoje continuo a me capacitar para dar um atendimento cada vez mais humanizado e ajudar as pessoas a ter mais saúde e qualidade vida, dentro do que está ao meu alcance, dentro dos princípios da ética, pois ainda realizamos um manejo autolimitado. Mesmo assim, podemos fazer muita diferença na vida das pessoas”.

Dra. Edilaine fez pós-graduação em Farmácia clínica e diversos cursos voltados à implementação do consultório farmacêutico Dra. Edilaine fez pós-graduação em Farmácia clínica e diversos cursos voltados à implementação do consultório farmacêutico

Fazendo a diferença na vida dos pacientes

Em meio a tantos atendimentos, alguns se destacaram e Dra. Edilaine descreve como aconteceram:

• A senhora A.P.S.O, 72 anos, hipertensa, diabética, com hipotireoidismo, que não fazia adesão ao tratamento do diabetes. Após consulta farmacêutica, monitoramento da glicose por capilaridade em diário glicêmico, manejo da dose e adesão ao tratamento, introdução de atividade física, e orientação nutricional, a paciente está com a glicemia controlada e tornou o medicamento seu aliado.

• O senhor A.R.O, 79 anos, chegou ostomizado, com crise de refluxo por não fazer adesão ao tratamento, e após consulta farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico e orientações, voltou a ter qualidade de vida.

• L.M.M, 12 anos, veio acompanhada da mãe, com aftas recorrentes devido ao uso de aparelho dentário, cansaço, sonolência excessiva, lentidão, fraqueza, não se alimentava corretamente e tinha dificuldade em ganhar peso, e após consulta farmacêutica, solicitei exames laboratoriais afins de rastreamento em saúde e prevenção, onde foram observadas alterações. Diante disso, encaminhei para o endocrinologista, e hoje a paciente faz uso de levotiroxina, pois descobriu-se um hipotireoidismo. Continuo o acompanhamento farmacoterapêutico, porém atualmente, está sem sinais e sintomas, e com qualidade vida.

• R.C.S.O, 29 anos, gestante de 33 semanas. O médico solicitou acompanhamento de P.A devido alterações pressóricas. Diante disso, realizei monitoramento da Pressão arterial em consultório farmacêutico, de acordo com a 7º diretriz de Hipertensão; 2016 com atualização em 2020. Após o término, a paciente levou o laudo/mapa para o médico avaliar e teve um parto bem-sucedido de uma menina linda.

• H.O.F, de 14 anos, acompanhado do pai, insulinodependente, veio até o consultório farmacêutico com queixa principal de manchas esbranquiçadas nas costas, braços, pescoço e tórax. Realizei uma anamnese, sugestiva para Pitiríase Versicolor, e fiz uma prescrição farmacêutica de acordo com a Resolução 586/13 e Instrução Normativa IN nº 86 de 12 de março de 2021, com acompanhamento, que foi bem-sucedido, resultando em 100% do desaparecimento das manchas, deixando o paciente satisfeito.

• M.P.E, 60 anos, hipertensa, foi ao médico e em seguida, veio até a farmácia, sendo atendida no consultório farmacêutico, com PA alterada. Realizei o monitoramento da pressão arterial de acordo com a 7º diretriz de Hipertensão; 2016 com atualização em 2020, e após o término, a paciente levou o laudo/mapa para o médico avaliar. Porém, observei na anamnese, que a paciente estava tomando a medição de forma errada, diferente do que estava prescrito na receita, e então, fiz intervenção farmacêutica para o uso correto da medicação, visando a efetividade do tratamento. Hoje, a paciente mantém os níveis pressóricos normais.

Dra. Edilaine finaliza “Eu amo o que faço e a consequência disso é fazer a diferença na vida das pessoas. É contribuir com o conhecimento e trazer o maior conforto possível para meus pacientes, tornando o medicamento um aliado deles”.

 

Pelos serviços prestados com excelência na farmácia, Dra. Edilaine recebeu homenagens e reconhecimento de pacientes e outros profissionais Pelos serviços prestados com excelência na farmácia, Dra. Edilaine recebeu homenagens e reconhecimento de pacientes e outros profissionais

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/I9Iuyd79HbkBeDfIgzVbbA

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.