Webinar debate o “Uso Racional de Bloqueadores e Sedativos” no atual contexto da pandemia de covid-19

Webinar debate o “Uso Racional de Bloqueadores e Sedativos” no atual contexto da pandemia de covid-19Webinar debate o “Uso Racional de Bloqueadores e Sedativos” no atual contexto da pandemia de covid-19São Paulo, 7 de maio de 2021.

O CRF-SP realizou na quinta-feira (6/5), em comemoração à Semana do Uso Racional de Medicamentos, a webinar “Uso Racional de Bloqueadores e Sedativos”. Tema atual e, neste momento da pandemia de covid-19, um debate que se tornou relevante para farmacêuticos e para toda comunidade de saúde devido à falta desses medicamentos nos hospitais. Se você perdeu, assista pelo YouTube, clicando em: https://youtu.be/7-E6pFKYZOU

O evento contou com a mediação do Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP, que conduziu o debate sobre o momento vivido pelos hospitais, que nesta segunda onda da pandemia sentiram uma sobrecarga em toda a infraestrutura. As condições indicavam que os estoques poderiam ser comprometidos por conta do aumento demasiado de atendimentos, mudança do perfil de internações, demanda maior por oxigênio e permanecia mais longa em UTI.

Percebendo isso, já no início de fevereiro, o CRF-SP iniciou um levantamento de informações. O trabalho rendeu um relatório que indicou dados alarmantes e que foram apresentados para Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo. Na ocasião, foi constatado que em torno de 70% dos hospitais já apresentavam falta de suprimentos.

”Nos mobilizamos e de maneira pioneira tivemos grande repercussão na mídia. Fomos procurados por vários veículos para discutir esses dados, para dar um respaldo para os farmacêuticos, mas também para a sociedade sobre o que seria necessário fazer em relação à falta desses medicamentos”, comentou Dr. Marcelo Polacow, vice-presidente do CRF-SP e um dos palestrantes.

Em sua participação, a Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, apresentou as condições técnicas e quais os pontos a considerar para o uso racional dos medicamentos que atuam na manutenção da ventilação artificial, que são a sedação, a analgesia, e os bloqueadores neuromusculares. “Quando se fala em uso racional, tenho que destinar o medicamento correto, na dose correta e dentro dos protocolos técnicos”, afirmou.

Falando sobre o uso racional de bloqueadores neuromusculares e sedativos, a Dra. Fatima Farhat, coordenadora do GTT de Farmácia Clínica, ressaltou a importância do farmacêutico na equipe multidisciplinar. A especialista revelou ainda que o grupo que coordena vem debatendo o tema e produzindo materiais técnicos, como uma planilha desenvolvida para subsidiar o farmacêutico com as informações necessárias para o seu trabalho. “Estamos sendo cada vez mais chamados para subsidiar a equipe com protocolos e para fornecer alternativas farmacoterapeuticas”, afirmou a especialista.

Ao final do evento, foi realizado um sorteio com os participantes para inscrições gratuitas no XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo. Confira o nome dos contemplados:

Joseane Francisco Deltreggia

Natasha Aparecida Damásio da Fonseca

Welka Kristine Bruscatto

Obs.: O CRF-SP entrará em contato com os contemplados


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/Ca5me5ukJOBGq2NxH5nRJS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.