Diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, explica o funcionamento da nitazoxanida ao Portal UOL

 

São Paulo, 9 de junho de 2020

O Portal UOL publicou nesta terça-feira, 9/6, um artigo sobre o medicamento nitazoxanida na sessão 'Qual é o remédio - Um guia dos principais medicamentos que você usa' escrito pela jornalista Cristina Almeida.

Intitulado “Nitazoxanida é poderosa contra parasitas e vírus, mas requer prescrição”, o texto traz o funcionamento, as vantagens e desvantagens do uso, as contraindicações, efeitos colaterais, interações medicamentosas, entre outras informações sobre o medicamento, que recentemente passou a ser controlado e, portanto, só pode ser comercializado sob prescrição médica com retenção da receita.

Ao portal, a diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, falou sobre o mecanismo de ação do medicamento:

“O que se sabe, até o momento, é que a nitazoxanida age contra protozoários por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita, a PFOR (Piruvato-ferredoxina Oxidorredutase). 

O mesmo parece ocorrer em relação aos vermes. Já a ação sobre os vírus se dá por meio da inibição da síntese da estrutura viral, o que bloqueia a habilidade de sua multiplicação", completa a especialista.”

 

Clique aqui para ler na íntegra.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.