Simpósio reúne Conselhos e incentiva profissionais de saúde para mudança de estilo de vida

Dra. Márcia Borges atende interessado em informações sobre homeopatiaDra. Márcia Borges atende interessado em informações sobre homeopatiaSão Paulo, 24 de setembro de 2019.

O Grupo Técnico Interprofissional (GTI) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) realizou na segunda-feira (23) o 3° Simpósio de Saúde e Bem Estar para Profissionais da Saúde, no Centro de Convenções Rebouças. O evento reuniu doze conselhos profissionais da área de saúde com objetivo de promover a conscientização dos profissionais sobre a importância da vida saudável, bem estar e sua responsabilidade com a saúde da população.Farmacêutica oferece orientações sobre uso racional de plantas medicinais e fitoterápicosFarmacêutica oferece orientações sobre uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos

O CRF-SP participou do Simpósio com a exposição: “Uso de práticas integrativas e complementares (auriculoterapia, mitos e verdades sobre a homeopatia e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos)”, oferecendo orientações sobre a importância da utilização correta dos medicamentos homeopáticos, plantas medicinais e fitoterápicos, além de informações sobre os benefícios da auriculoterapia. Dentre os profissionais envolvidos na atividade estiveram presentes: Dra. Márcia Borges, Dra. Nilsa Wadt, Dr. Marcelo Buzzaneli, Dra. Cecilia Shimoda, Dr. Carlos Kalil e Dra. Kátia Ramalho.Atendimento de auriculoterapia no estande do CRF-SPAtendimento de auriculoterapia no estande do CRF-SP

Já as palestras destacaram mudanças de comportamento de estilo de vida com incentivo à qualidade do sono, prática de atividade física e alimentação saudável. A Dra. Floracy Gomes Ribeiro, enfermeira e coordenadora do GTI apresentou a palestra: “Mudança de estilo de vida começa pelo profissional de saúde”. Ela destacou que o envelhecimento da população e as doenças crônicas são fatores que elevam o custo da saúde pública no Brasil. “70% dos custos relacionados a doenças é devido ao estilo de vida. Precisamos de uma mudança. A medicina voltada para a doença precisa mudar, tem que ser uma medicina com modelo de promoção da saúde”, afirmou.

GTI

O Grupo Técnico Interprofissional (GTI) foi criado para promover a articulação de ações educativas, de promoção de saúde e gestão de qualidade da assistência à saúde no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. É composto por representantes dos Conselhos Regionais dos Profissionais de Saúde com a finalidade de integrar a atuação destes diferentes agentes, subsidiando tecnicamente a articulação das ações de promoção da saúde, educativas e gestão da qualidade da assistência. O Grupo Técnico tem caráter consultivo e natureza técnica, permitindo a seus membros colaborarem com a Secretária de Estado da Saúde em projetos específicos.

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP