Pelo 6º ano consecutivo, CRF-SP condecora profissionais por suas contribuições à classe farmacêutica

 

Certificados e medalhas entregues a cada um dos homenageados com a Comenda do Mérito Farmacêutico 2019Certificados e medalhas entregues a cada um dos homenageados com a Comenda do Mérito Farmacêutico 2019

São Paulo, 23 de setembro de 2019.

O CRF-SP realizou, na noite da última sexta-feira (20), a sexta edição da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, celebrada na capital. A cerimônia é uma das comemorações promovidas pelo Conselho em razão do Dia Internacional do Farmacêutico, cuja data é 25 de setembro.

Criada em 2014, pela Deliberação nº 122/14, a Comenda tem por objetivo condecorar farmacêuticos, pessoas físicas com formações diversas ou pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras pela contribuição à classe farmacêutica, à sociedade, à saúde ou pelos relevantes serviços prestados ao CRF-SP.

Na abertura da cerimônia, a diretoria do CRF-SP lembrou que a Comenda foi criada justamente para homenagear aqueles que prestaram um serviço à sociedade em favor da saúde e da profissão farmacêutica de modo geral, mas, sobretudo, com o objetivo de colocar em evidência bons exemplos que devem servir de inspiração aos demais profissionais.

Confira os homenageados da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista 2019:

 

Dr. Florival de Andrade

Dr. Florival de Andrade, farmacêutico de Capivari com a inscrição mais antiga no CRF-SPDr. Florival de Andrade, farmacêutico de Capivari com a inscrição mais antiga no CRF-SP

Referência da profissão farmacêutica para o município de Capivari (SP), onde nasceu há 86 anos, Dr. Florival de Andrade é o inscrito de nº 35 no CRF-SP, hoje a inscrição mais antiga entre os profissionais ativos no Estado. Graduou-se em Farmácia em 1955 pela Faculdade de Odontologia e Farmácia de Araraquara, atual Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” (Unesp). Dedicou-se à profissão ao longo de seis décadas, tendo atuado como responsável técnico em estabelecimentos farmacêuticos da cidade. Deixou de trabalhar há apenas quatro anos.

“Fiquei satisfeitíssimo em receber esta homenagem, moro em Capivari e não esperava que aqui na capital alguém me conhecesse. Já faz quase cinco anos que estou desligado da farmácia, e mesmo tendo trabalhado por muito tempo, achei que já tinham me esquecido. Como tenho uma certa idade, pensava que jamais fosse homenageado em vida. Comentei com minha esposa, com quem vivo há 61 anos, que com essa homenagem passei a pensar como Deus é bom por me chamar agora para que eu recebesse os louros que não recebi antes, porque até então para mim os louros eram os clientes que voltavam para agradecer pelo atendimento prestado. Como já estou desligado, pensei, será que alguém irá lembrar de mim ainda? E, graças ao Conselho, que aliás admiro muito, fiquei muito feliz e emocionado com a homenagem”.

 

Deputado Dr. Márcio Paschoal Giudicio

Dr. Márcio Paschoal Giudicio, farmacêutico e deputado estadualDr. Márcio Paschoal Giudicio, farmacêutico e deputado estadual

Natural de Reginópolis (SP), Dr. Márcio Paschoal Giudicio é bacharel em Farmácia pela Universidade Anhanguera e, desde os anos 2000, está na vida pública, primeiramente como vereador de Diadema, na Grande São Paulo, por dois mandatos, onde também foi vice-prefeito. Desde o início de 2019 ocupa uma cadeira como deputado estadual, o único farmacêutico da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Cresceu dentro da farmácia que pertencia à família. Posteriormente, foi gerente em uma indústria farmacêutica, trabalhou em uma rede de drogarias até montar sua própria farmácia, há 30 anos, em Diadema, ainda em funcionamento. Na mesma cidade, foi o idealizador da homenagem aos farmacêuticos que ocorre na Semana do Dia Nacional do Farmacêutico (20 de janeiro) e da Semana do Uso Racional de Medicamentos de Diadema, organizada por ocasião do Dia do Uso Racional de Medicamentos (5 de maio). Também foi responsável pelo projeto que busca a assistência integral em todos as farmácias públicas do município.

“Estou muito feliz. Sou farmacêutico e me formei às duras penas já que venho de uma família muito humilde, mas, graças a Deus, conquistei esse espaço dentro da área da Farmácia, e pude trabalhar inclusive atrás de um balcão, atendendo as pessoas e trazendo um pouco mais de saúde e qualidade de vida a elas, com as orientações que aprendemos na faculdade e no dia a dia da vida. É muito gostoso saber que estamos sendo reconhecidos por um órgão tão importante como o CRF-SP, que me traz hoje a alegria de poder receber a Comenda das mãos de todos vocês, isso me traz um conforto muito grande de poder participar desse momento”.

 

Dr. Paulo Angelo Lorandi

Dr. Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico docente da UniSantosDr. Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico docente da UniSantos

Paulistano graduado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Paulo Lorandi possui mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especializou-se em Homeopatia pelo Instituto François Lamasson e em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), no litoral do Estado. Tem experiência na área de Farmácia, principalmente nos temas atenção e assistência farmacêutica, além de se dedicar ao ensino farmacêutico, sua principal ocupação desde 1991, data em que iniciou o trabalho como professor-titular da UniSantos, onde atua até hoje. Ainda na década de 1990 deu início ao trabalho voluntário no CRF-SP, especialmente nas Comissões de Ética, contribuindo para a promoção de inúmeras atividades que levaram a muitos farmacêuticos a consciência sobre a importância de zelar pelos princípios éticos no exercício profissional.

“É uma gratificação, eu acho que toda vez que temos reconhecimento pelo nosso trabalho, isso nos move a trabalhar cada vez com mais ânimo e, se não mais trabalharmos, transmitirmos essa vontade como é o caso do trabalho voluntário ao Conselho, que é bastante importante. Essa é uma preocupação que procuro passar aos meus alunos de que, independentemente de qual decisão tomarem, que sempre realizem um trabalho voluntário, temos uma função social a qual não devemos desempenhar somente por meio de um trabalho remunerado, já que a sociedade precisa muito da gente”.

 

Dra. Rosario Dominguez Crespo Hirata

Dra. Rosario Dominguez Crespo Hirata, farmacêutica docente da FCF/USPDra. Rosario Dominguez Crespo Hirata, farmacêutica docente da FCF/USP

Nascida em Vigo, na Espanha, e com sólida e notória carreira no meio acadêmico brasileiro, iniciou a atividade docente nas disciplinas de Bioquímica Clínica e Enzimologia Clínica no curso de Farmácia das Faculdades Oswaldo Cruz. Atualmente é professora-titular do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da FCF/USP, e ministra aulas nas disciplinas de Fisiopatologia, Bioquímica Clínica e Farmacogenômica do curso de Farmácia na mesma instituição. É também orientadora de mestrado e doutorado pelo programa de pós-graduação em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia), no qual ministra as disciplinas de Biologia Molecular em Análises Clínicas e de Farmacogenômica e Epigenômica. Além dessas atividades, lidera o grupo de pesquisa “Farmacogenômica e Biomarcadores Moleculares” que investiga as bases moleculares de doenças metabólicas, cardiovasculares e transplante renal. Ao todo recebeu 40 prêmios por trabalhos apresentados em eventos no Brasil e no exterior. Participou da Comissão Científica de várias edições do Congresso Farmacêutico de São Paulo, engrandecendo o maior evento promovido pelo CRF-SP.

“É uma emoção muito grande a qual não esperava mesmo. Acho que contribuí tão pouco, minha missão foi bem pequena perto de tantos que também se dedicaram à profissão, mas sem dúvida para mim é uma felicidade pelo reconhecimento. Acredito que a homenagem se deve à minha participação em algumas edições do Congresso, que aliás acho fantástico pelo trabalho do Conselho em divulgar a ciência, as novas frentes de trabalho, enfim, o Congresso me deu a oportunidade de fazer parte disso. Estou muito feliz pelo reconhecimento”.

 

Dra. Solange Aparecida Petilo de Carvalho Bricola

Dra. Solange Bricola, farmacêutica do HCFMUSP e docente da Universidade MackenzieDra. Solange Bricola, farmacêutica do HCFMUSP e docente da Universidade Mackenzie

Farmacêutica paulistana e graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz, com doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dra. Solange Aparecida Petilo de Carvalho Bricola especializou-se em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) e em cuidados paliativos pelo Instituto Palium Latinoamérica, da Argentina. Sua trajetória profissional está fortemente ligada à Farmácia Clínica, tendo, inclusive, realizado estágios em serviços hospitalares de referência no assunto no exterior. Desde a década de 1980 é farmacêutica concursada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Ali foi coordenadora da Farmácia Clínica do serviço de clínica geral e do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (Nadi). Hoje, atua no serviço de clínica médica do mesmo hospital e há 12 anos é docente do curso de Farmácia da Universidade Mackenzie, também na capital. Atua como consultora técnica para o laboratório farmacêutico Sanofi. No CRF-SP, coordenou, de forma pioneira, a então inédita Comissão Assessora de Farmácia Clínica, entre os anos de 2009 e 2012.

“É uma emoção difícil de retratar em palavras. É um reconhecimento muito especial, pois você trabalha e faz o seu trabalho com tudo o que tem de melhor, buscando se esmerar e atender o seu próximo, acreditando nesta causa, sem imaginar que você pode também estar sendo visto pelos seus colegas. Então, o reconhecimento nesta altura da vida, pelos colegas, pelos pares, pela entidade que é o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, é de um valor inestimável. Não é só pelo orgulho de ser farmacêutico ou pela bandeira que acreditamos, mas pelo carinho, pelo incentivo, aquela sensação que sentimos no final de missão cumprida. É como se estivéssemos recebendo o aval do órgão mais importante da minha profissão, que é o CRF-SP. Me sinto avalizada pelo meu órgão. Muito feliz e muito grata por tudo e por todos! ”

 

Dr. Renato Sebastião Saladino (in memoriam)

Angélica Saladino, viúva do Dr. Renato Sebastião Saladino, docente da Universidade Mackenzie que faleceu em dezembro de 2018Angélica Saladino, viúva do Dr. Renato Sebastião Saladino, docente da Universidade Mackenzie que faleceu em dezembro de 2018

Natural de São Paulo (SP) e há 30 anos graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), o Dr. Renato Sebastião Saladino dedicou quase toda a sua trajetória profissional à docência na área farmacêutica, ofício que exerceu até o seu falecimento, em dezembro de 2018, quando atuava como professor-assistente associado da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista. Possuía mestrado em Análises Clínicas também pela USP e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Lecionou disciplinas nas áreas de administração, empreendedorismo, controle de qualidade, logística, medicamentos, farmácia hospitalar e atenção farmacêutica em atividades presenciais e a distância. O farmacêutico, como docente voluntário, integrou a Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (Caef) do CRF-SP.

“Estamos muito felizes em saber que ele (Dr. Renato Saladino) é bem quisto pelos companheiros de profissão, pois é uma coisa que não tínhamos noção. Ter esse retorno é ter a certeza de que, onde quer que ele esteja, ficará muito feliz com isso pois ele adorava o trabalho realizado no Conselho”. (Angélica Saladino, viúva do homenageado).

 

Renata Gonçalez (colaborou Monica Neri)

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.