Qualquer pessoa a partir dos 9 meses de idade que se dirigir a estas regiões deve tomar a vacina contra a febre amarela, com pelo menos dez dias de antecedência. A orientação é válida para os que não tenham recebido nenhuma dose nos últimos dez anos.

A vacinação já vem sendo realizada nessas regiões desde dezembro passado entre a população que vive em áreas rurais, totalizando cerca de 80 mil pessoas. Na seqüência deverá ser iniciada a imunização dos habitantes de áreas urbanas.

A extensão da área de risco na região de Araraquara se deu em função da morte de um morador de São Carlos por febre amarela silvestre (contraída em região de mata), ocorrida no ano passado. Já os municípios da região de Bauru foram incluídos por ficarem próximos da região de São José do Rio Preto, onde no ano passado um grupo de macacos também morreu por febre amarela silvestre.

Os novos municípios da região de Araraquara são Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Ribeirão Bonito, Dobrada, Dourado, Ibitinga, Santa Ernestina, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju. A região de Bauru teve todos os seus municípios incluídos na área de risco. A lista completa de regiões do Estado de São Paulo e do Brasil para as quais a vacina contra a febre amarela é recomendada pode ser conferida no site da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (www.cve.saude.sp.gov.br).

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.