Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, Farmacovigilância “é a ciência e as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos e quaisquer outros problemas associados a medicamentos”.

A Farmacovigilância é uma atividade que permite, durante a etapa de uso comercial em larga escala, uma observação da segurança real do medicamento e assim, detectar efeitos adversos não previstos nas etapas prévias ao seu lançamento no mercado.

Toda e qualquer suspeita de reação adversa a medicamentos (RAM) ou desvio de qualidade (DQ) deve ser notificado, mesmo que não se disponha de todas as informações sobre o evento. Uma RAM caracteriza-se pela resposta nociva e não intencional que ocorre em doses normalmente usadas em seres humanos para tratamento ou diagnóstico, conforme definição da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

Devem ser notificados também, os eventos adversos decorrentes de superdosagem e erros de medicação, além dos desvios de qualidade do medicamento, a perda de sua eficácia, uso de medicamentos para indicações que não foram aprovadas pela ANVISA e que não possuem comprovação científica, casos de intoxicações por medicamentos, interações medicamentosas com substâncias químicas, outros medicamentos e alimentos. A farmacovigilância nos auxilia a ter medicamentos mais seguros no mercado.

Cabe a todo profissional de saúde relatar qualquer suspeita de RAM ou DQ, em especial os médicos, enfermeiros, farmacêuticos ou odontólogos, que trabalham em estabelecimentos de saúde nos quais se dá o processo de diagnóstico, de terapia e de acompanhamento clínico de pacientes, bem como nos estabelecimentos de dispensação de medicamentos (drogarias e farmácias).

A indústria farmacêutica, por força de instrumentos legais (RDC 04 de 10/02/2009 da Anvisa e Portaria CVS 05 de 05/02/2010) deve igualmente notificar ao CVS/SES-SP os relatos de suspeitas de reações adversas relacionadas aos seus produtos, recebidas de profissionais de saúde.

Na dúvida notifique! Todas as informações registradas nos formulários de notificação são confidenciais.

 

Programa “Farmácias Notificadoras” do Estado de São Paulo

 

O Estado de São Paulo foi o pioneiro na capacitação de farmacêuticos, habilitando-os a receberem e notificarem as reações adversas e desvios de qualidade de medicamentos. O programa de Farmácias Notificadoras é uma parceria entre ANVISA, CVS-SP e CRF-SP, tendo como principal objetivo estimular a prática da notificação voluntária por parte do usuário de medicamentos, que poderá procurar as farmácias credenciadas (notificadoras) para relatar qualquer problema relacionado a medicamentos.

Objetivos do programa:

  • Ampliar as fontes de notificação de casos suspeitos de reações adversas e de queixas técnicas de medicamentos (desvios de qualidade, perda de eficácia, uso de medicamentos para indicações que não foram aprovadas, intoxicação por medicamentos, interações medicamentosas com substâncias químicas, outros medicamentos e alimentos);
  • Identificar, precocemente, sinais de riscos à saúde pública, sugeridos por reações adversas incluindo as novas e as não descritas na literatura;
  • Favorecer a notificação pelo farmacêutico comunitário, estimulando a notificação pelos profissionais que atuam no campo da atenção primária.
  • As notificações podem ser enviadas por e-mail, fax ou correio para o CVS-SP que procederá às análises necessárias para identificação de eventual irregularidade e encaminhará para a ANVISA adotar as providências cabíveis, como emissão de um alerta sobre os cuidados com determinado medicamento ou até mesmo a suspensão de sua produção e retirada do mercado.

Para participar deste programa, os farmacêuticos passam por uma capacitação que envolve desde a farmacovigilância e às adversidades de medicamentos até estudos de casos clínicos com simulação de exercícios, avaliando assim situações que possam vir a ocorrer no dia a dia da farmácia.

O estabelecimento somente poderá se tornar uma “Farmácia Notificadora” se comprovar que possui farmacêuticos durante todo o seu horário de funcionamento, além de estar adequado às normas sanitárias e profissionais vigentes.

 

Todas as farmácias credenciadas possuem um selo de identificação - FARMÁCIA NOTIFICADORA - para ser afixado em local visível aos usuários.

 

 

Para ser uma Farmácia Notificadora, entre em contato conosco:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


Boletim Farmácias Notificadoras

 

 

O Projeto Farmácias Notificadoras, parceria da ANVISA, CVS e CRF-SP, ganha reconhecimento internacional.

 

Veja a relação dos estabelecimentos que participam do programa "Farmácias Notificadoras"

 

 

Veja abaixo a relação dos arquivos disponíveis para download:

 

 

http://www.crfsp.org.br/joomla/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=182&Itemid=108

 

 


Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.