ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Notícia Anvisa


Brasília, 13 de janeiro de 2006 - 14h50
Trabalho da Farmacovigilância da Anvisa é reconhecido internacionalmente

As ações desenvolvidas pela Anvisa têm ganhado destaque no cenário internacional. Só no último bimestre, por meio da Unidade de Farmacovigilância, a Agência participou de dois encontros promovidos pelo Conselho das Organizações Internacionais de Ciências Médicas e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra (Suíça).

O chefe da Unidade de Farmacovigilância da Anvisa (Ufarm), Murilo Freitas Dias, foi o único representante da América Latina na reunião do Comitê Assessor Sobre Segurança de Produtos Médicos da OMS. No encontro, realizado em dezembro, também estiveram presentes autoridades da área de regulação de medicamentos e personalidades da farmacovigilância mundial.

Na ocasião, foram abordados os seguintes temas: Estudos Farmacoepidemiológicos em HIV/Aids, Aliança Mundial em prol da Segurança de Pacientes, Segurança de Medicamentos Pediátricos e Farmacovigilância em Programas de Saúde Pública.

Em novembro, também em Genebra, a Ufarm participou de um grupo de trabalho que discutiu a avaliação de riscos relacionados a vacinas, com ênfase para o estudo dos eventos adversos que ocorrem após a sua aplicação.

Projetos

Os convites para participações em encontros internacionais refletem a qualidade dos trabalhos realizados pela Unidade de Farmacovigilância. Entre os projetos que se destacaram nos eventos estão os Programas Farmácias Notificadoras e Rede de Hospitais Sentinela.

O objetivo do Projeto Farmácias Notificadoras é ampliar as fontes de notificação de casos suspeitos de efeitos adversos e de queixas técnicas de medicamentos. A proposta é que a farmácia, pública ou particular, deixe de ser estabelecimento meramente comercial e se torne um elo entre a população e o governo.

A Rede Sentinela, por sua vez, reúne um grupo de hospitais em todo o país preparados para notificar eventos adversos relacionados a produtos de saúde e para avaliar e gerenciar tecnologias em saúde.

Informação: Assessoria de Imprensa da Anvisa

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.