Grupo Técnico de Trabalho Farmacêutico à Pessoa com Deficiência

PCD - Sobre

O Grupo Técnico de Trabalho Farmacêutico à Pessoa com Deficiência foi criado em agosto de 2020 com o objetivo de abordar assuntos relacionados à atuação do farmacêutico na inclusão da pessoa com deficiência.

Visando conscientizar e orientar sobre a promoção do atendimento integral, acessível e inclusivo, o Grupo surgiu com o propósito de fomentar discussões, desenvolver material técnico, oferecer palestras e cursos que coloquem em evidência o papel do profissional na inclusão da pessoa com deficiência nos estabelecimentos de saúde.

Deste modo, o Grupo Técnico de Trabalho destacará a importância do cuidado farmacêutico humanizado, da atuação no uso racional de medicamentos e da adesão ao tratamento, reforçando o papel do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) no acesso à saúde.

Clique aqui e confira a agenda de reuniões.

PCD - Acessibilidade

Com o objetivo de auxiliar o farmacêutico durante o atendimento ao paciente com deficiência, o CRF-SP criou esse espaço com as legislações, orientações e artigos interessantes.

Encaminhe sugestões de material a ser publicado no espaço ACESSIBILIDADE ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
.

Normas:


Acessibilidade-compilado-de-legislacoes-small
 Cartilha Acessibilidade nos Municípios 3º Edição
Legislação Federal sobre acessibilidade   Cartilha Acessibilidade nos Municípios 3º Edição


  • RESOLUÇÃO Nº 662, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 - Estabelece as diretrizes para a atuação do farmacêutico no atendimento à pessoa com deficiência

  • LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências

  • LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 - Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)

  • DECRETO N° 5296, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2004 - Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências

  • LEI Nº 17.161 DE 26 DE AGOSTO DE 2019 – Institui o uso da bengala verde como meio adequado para identificar pessoas acometidas de baixa visão e como instrumento de orientação e mobilidade no Município de São Paulo, e dá outras providências

  • LEI Nº 12.492, DE 10 DE OUTUBRO DE 1997 - Assegura o ingresso de cães-guia para pessoas com deficiência visual em locais de uso público ou privado

  • DECRETO Nº 5.904, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006 - Regulamenta a Lei no 11.126, de 27 de junho de 2005, que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia e dá outras providências

  • NBR 9050:2015 - Estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edifcações às condições de acessibilidade.


Links Interessantes:

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.