ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

2014 10 29 avcSão Paulo, 29 de outubro de 2014

Nesta quarta-feira, 29, é comemorado o Dia Mundial de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A cada seis segundos, independente da idade ou sexo, alguém morre de um AVC. O problema, mais conhecido como derrame, apresenta como principais sintomas fraqueza ou formigamento na face e membros, especialmente em um lado do corpo, dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, tontura, confusão e alterações visuais e psicomotoras.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao AVC. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, esse número é de aproximadamente 100 mil, sendo a primeira causa de morte e incapacidade, com enorme impacto econômico e social.

 

Papel do farmacêutico

O farmacêutico, como profissional de saúde, pode orientar os pacientes quanto aos fatores de risco que envolve a doença, sendo os mesmos que provocam ataques cardíacos

 


* Hipertensão arterial;
* Colesterol elevado;
* Fumo;
* Diabetes;
* Histórico familiar;
* Ingestão de álcool;
* Vida sedentária;
* Excesso de peso;
* Estresse.

Caso detecte algum fator de risco, o farmacêutico pode sugerir que o paciente dê maior atenção ao problema e procure um médico.

Assessoria de Comunicação CRF-SP (Com informações da revista Scientific American Brasil e do portal Drauzio Varella)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.