ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Comissão do Senado aprova liberação de medicamentos anorexígenos


Comissão do Senado aprova liberação de medicamentos anorexígenosComissão do Senado aprova liberação de medicamentos anorexígenosSão Paulo, 17 de julho de 2014.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou no dia 16 de julho o projeto que libera a venda de inibidores de apetite suspensos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2011. A proposta teve voto favorável da relatora, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), e segue agora para votação no Plenário do Senado.

Se aprovada, a lei será diretamente promulgada em sessão do Congresso, sem necessidade de sanção da presidente Dilma.

O projeto de decreto legislativo, de autoria do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), suspende a resolução de número 52 da Anvisa, de 6 de outubro de 2011, que cancelou os registros dos medicamentos a base de anfetaminas como o femproporex, mazindol e anfepramona, ficando proibida a sua produção, comércio, manipulação e uso.

Quanto à sibutramina, a Anvisa impôs algumas restrições, como a suspensão do uso caso o medicamento não surta resultados após quatro semanas, que a dose máxima diária seja de 15 mg/dia e que a prescrição seja apenas para pacientes obesos com índice de massa corpórea igual ou superior a 30 kg/m².

O projeto do deputado, que já foi aprovado na Câmara, foi apresentado à comissão em 10 abril deste ano, mas não foi votado por um pedido de vista feito em 4 de junho.

Nele, Albuquerque afirma que os grupos de médicos especializados em obesidade e síndrome metabólica questionam a proibição e o trabalho que serviu de base à Anvisa para proibir os medicamentos.

Senado diz que veto coloca população em risco

Em seu parecer, a relatora do projeto recomendou que a Anvisa fizesse uma revisão da resolução. A senadora argumentou que a agência deve levar em conta os obesos impedidos de se submeter à cirurgia bariátrica e que não conseguem emagrecer com exercícios e dieta. Para eles, a liberação da venda destes medicamentos deveria ser liberada, mas com prescrição médica.

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da CCJ, concordou com o parecer e disse "estar convencido de que a Anvisa extrapolou o limite de sua competência ao editar esta resolução".

"Esta medida coloca em risco 51% da população que tem sobrepeso e, sem os inibidores de apetite, está sujeita a obesidade mórbida, câncer, diabetes. Milhares de pessoas não tem outro tratamento senão os inibidores de apetite", disse Vital do Rêgo, que é médico de formação.

A declaração do presidente recebeu apoio dos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Gim (PTB-DF), Álvaro Dias (PSDB-PR), José Agripino (DEM-RN) e Eduardo Braga (PMDB-AM).

Petista é contra aprovação

Já o senador Humberto Costa (PT-PE), que também é médico, se mostrou contrário a decisão da comissão. "Do meu ponto de vista, nós estamos tomando uma posição equivocada. Não é para esse tipo de coisa que se deve usar decreto legislativo. Não é nosso papel definir que medicamento deve ser ou não comercializado no país", disse Costa.

A Anvisa afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que continua contrária à liberação dos inibidores de apetite, mas que só vai se pronunciar sobre a decisão depois que ela passar pelo plenário do Senado.

 

Assessoria de Comunicação CRF-SP (fonte: Uol Notícias)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.