ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Publicada a vinculação da Classificação Brasileira de Ocupações do farmacêutico à tabela SUS

São Paulo, 07 de fevereiro de 2018.

A Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) do SUS, antiga Tabela SAI/SUS, acaba de ser publicada. Agora, com a alteração, o código 2234-05 – Farmacêutico, da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) - está vinculado a 49 procedimentos remunerados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O anúncio já havia sido feito no dia 25 de janeiro, na sede do Conselho Federal de Farmácia (CFF), durante comemorações pelo Dia do Farmacêutico, em Brasília. Entretanto, essa já é uma reivindicação antiga do sistema CFF/CRFs na luta pela inserção e valorização dos profissionais de farmácia.

O Ministério da Saúde reconhece os farmacêuticos como integrantes da equipe diretamente responsável pelo atendimento aos usuários dos serviços públicos de saúde. Eles irão compor o grupo de profissionais da saúde responsáveis pela realização de alguns grupos de procedimentos remunerados pelo sistema, que contemplam ações de promoção e prevenção em saúde.

Para o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, a atualização da tabela representa o reconhecimento por parte do Ministério, das atribuições clínicas do farmacêutico, regulamentadas pelo conselho. “Nós, que já prestamos um grande serviço à saúde pública na gestão da Assistência Farmacêutica, passamos a ser, também, grandes aliados no desenvolvimento de estratégias para melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do SUS”, diz.

Clique aqui para acessar a Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS.

Departamento de Comunicação CRF-SP  (Fonte: CFF)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS