ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Análises Clínicas e Toxicológicas


Os exames clínicos laboratoriais (sangue, fezes, urina entre outros), são solicitados pelo médico para um melhor diagnóstico e realizados pelo farmacêutico. Também exames toxicológicos para atletas e animais (antidoping) e controle da poluição ambiental contam com a participação do profissional de farmácia.
Indústria Farmacêutica, Fototerápica, Cosmética e Alimentos
O farmacêutico aqui é diretamente responsável pela pesquisa, produção, desenvolvimento e controle da qualidade. Fatores que deverão comprovar a eficácia do medicamento ou produto. É na indústria também que se encontram os farmacêuticos que desenvolvem tecnologia para o controle de pragas e alimentos (agricultura).


Farmácias e drogarias


Seja apenas na dispensação de medicamentos industrializados, fitoterápicos ou homeopáticos, ou também na manipulação e até mesmo na área hospitalar, o farmacêutico tem como responsabilidade a prestação da assistência e atenção farmacêutica.
Educação
Nas instituições de ensino superior o farmacêutico pode atuar como coordenador de cursos de Farmácia e/ou docente das disciplinas existentes nos currículos de cursos de Farmácia. Existem profissionais que atuam também como professores no Ensino Médio.


Pesquisa Clínica


O farmacêutico atuante na Pesquisa clínica, ensaio clínico ou estudo clínico estão envolvidos no processo de investigação científica envolvendo seres humanos. Como resultado desse processo, os pesquisadores clínicos poderão obter novo conhecimento científico sobre os medicamentos, procedimentos ou métodos de abordagem de problemas que afetam a saúde do ser humano. Este profissional atua nas quatro fases de pesquisa do medicamento, vacina ou diagnóstico.


Distribuição e Transportes


O farmacêutico nesta área é o responsável pelo suporte técnico que garante o modo correto de recebimento, segregação, transporte e armazenamento de medicamentos vindo de outros locais, inclusive do exterior. Práticas como conferência de documentação, gerenciamento de estoques, formas de distribuição e atendimento ao cliente estando atento para aspectos de lote, validade, transporte e armazenamento são algumas das funções do profissional desta área.


Saúde Pública

Todas as ações que envolvem o farmacêutico em cada uma das áreas citadas exige-se a vigilância sanitária no que se refere ao controle de qualidade de atendimento, higiene, práticas específicas entre outras normas que garantem uma assistência farmacêutica eficaz. Além disso, se faz cada vez mais necessária a assistência farmacêutica no âmbito público, já que postos de saúde, Unidades básicas de saúde e hospitais necessitam tanto quanto em um ambiente privado, da importante intervenção do farmacêutico na análise de prescrição, orientação e acompanhamento do tratamento.

Resíduos

 

Nos serviços de saúde, o farmacêutico atua controlando e emitindo a documentação necessária para a liberação e descarte de resíduos de medicamentos perigosos. O farmacêutico é o responsável por todo processo de tratamento, segregação, armazenamento e destinação final do resíduo.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.