ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

CRF-SP oferece teatro, palestra e serviços de saúde durante Virada Cultural

 

A peça "Remédio não é brinquedo, aprenda desde cedo" é uma das atrações da programação do CRF-SP para a ViradaA peça "Remédio não é brinquedo, aprenda desde cedo" é uma das atrações da programação do CRF-SP para a ViradaSão Paulo, 19 de maio de 2014.

O Parque Linear Tiquatira, na zona leste de São Paulo, recebeu ontem, domingo, dia 18, das 9h às 16h, a ação Farmacêutico na Praça, com prestação de serviços como orientação farmacêutica sobre uso correto e seguro de medicamentos, aferição de pressão arterial, e teste de glicemia capilar. As pessoas que passarem pelo local poderão participar também de palestras e de uma peça de teatro. Realizado pela Seccional da Zona Leste do CRF-SP, o evento ocorreu dentro da programação da Virada Cultural, que movimenta a cidade com diversas atividades artísticas.

Palestra

A campanha especial para a Virada Cultural também contou com palestras orientativas sobre uso racional de medicamentos e prevenção e riscos do uso de drogas, voltados, principalmente, aos adolescentes.

As palestras com o slogan “Tome uma atitude: Pergunte ao farmacêutico sobre sua saúde” e fazem parte da Semana de Assistência Farmacêutica - SAF 2014, que conta com o apoio de farmacêuticos voluntários que passam por um treinamento específico com informações e linguagem adequadas ao público jovem para ministrarem palestras em todo o Estado. Desde a primeira edição em 2001, mais de 230 mil jovens receberam orientações de farmacêuticos durante as palestras.

De caráter exclusivamente educacional, a SAF é um compromisso ético do CRF-SP que tem entre as suas atribuições zelar pela saúde da população por meio da assistência farmacêutica.

Teatro

As crianças que passaram pelo local foram alertadas sobre o uso adequado de medicamentos. Farmacêuticos tomam a vez de atores na peça “Remédio não é brinquedo. Aprenda desde cedo”, que será exibida às 11h, com o objetivo de educar as crianças para que, mesmo longe dos pais, saibam identificar o medicamento para não ingeri-lo.

Na história, uma mãe descuidada deixa os medicamentos próximos à filha pequena que é orientada de forma descontraída pelos personagens Zureta, Geraldo Genérico, Nova Dip e Melhora Infantil sobre os perigos de tomá-los e a importância de entregá-los a um adulto.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox), órgão do Ministério da Saúde, 4.317 crianças (28% dos casos) entre 1 e 4 anos foram internadas por intoxicação de medicamentos em 2010.

Uso racional de medicamentos

A ação “Farmacêutico na Praça” procura despertar na população a importância do uso correto e seguro de medicamentos e da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle e na melhoria da qualidade de vida do paciente.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, um dos intuitos da ação, além de o cidadão saber como está a saúde, é orientá-lo de como tomar o medicamento. “É algo muito delicado. Se não for usado corretamente, passa a ser um veneno para o organismo. Por isso, ninguém deve utilizar medicamento indicado por pessoas que não são médicos ou farmacêuticos”, diz o dr. Menegasso.

Já a diretora regional da Seccional Leste do CRF-SP, dra. Alessandra Brognara, destaca que essa é uma ação inédita que trará orientações tanto para adultos, como para jovens e crianças, todos com linguagens apropriadas.

“Queremos chamar atenção de todas as faixas etárias para a importância do farmacêutico para a promoção da saúde, por meio da prevenção de doenças e do tratamento adequado, sempre levando em consideração o uso correto dos medicamentos”, ressaltou a dra. Brognara.

A população pode aproveitar para esclarecer dúvidas sobre medicamentos, por exemplo, como utilizar (com água, em jejum ou durante as refeições), como guardar, como descartar, interações com outros medicamentos e/ou com alimentos, entre outras.

 

Marivaldo Carvalho

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.