EM DEFESA DA SOCIEDADE E DA PROFISSÃO

Orientação Farmacêutica

 

Histórico do Setor de Orientação Farmacêutica

 

 


O Setor de Orientação Farmacêutica do Departamento de Fiscalização do CRF-SP foi criado em 2002, e atua de forma integrada com a fiscalização do CRF-SP com o objetivo de esclarecer os profissionais sobre assuntos relacionados ao seu âmbito de atuação, manter um canal de comunicação com os farmacêuticos e diminuir o número de processos éticos instaurados.

A fiscalização tem como diretriz a orientação dos profissionais, uma vez que muitas infrações são cometidas por desconhecimento da legislação vigente. Profissionais mais capacitados podem prestar serviços de excelência para a sociedade.

As ações do Setor de Orientação Farmacêutica visam:

• Melhorar os índices de assistência farmacêutica;

• Auxiliar o profissional na resolução de dúvidas relacionadas ao desempenho de suas atividades profissionais diárias;

• Prevenir a instauração de processos éticos através da orientação prévia do farmacêutico;

• Descentralização das atividades para atendimento mais próximo do local onde o profissional atua;

• Mudança no caráter da fiscalização de punitiva para orientativa;

• Aperfeiçoar o conhecimento técnico e legal do profissional, de forma que seja capaz de prestar serviços de qualidade à população.

Atualmente, os atendimentos para orientações são realizadas na Sede, Seccionais e durante as inspeções pelos fiscais do CRF-SP.

Na sede permanecem cinco farmacêuticos fiscais das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, para atendimento aos profissionais por telefone e e-mail, e também pelo chat disponível no portal do CRF-SP. O serviço de orientação técnica e legal prestado pelo Setor de Orientação Farmacêutica é exclusivo para farmacêuticos paulistas com inscrição ativa no CRF-SP. Aproveite esse serviço e esclareça suas dúvidas sobre a legislação com o CRF-SP! No ano de 2017 foram realizados 9.290 atendimentos telefônicos e 3.437 e-mails respondidos com esclarecimentos de dúvidas técnicas e de legislação. Nesse mesmo ano, foram realizadas 18.353 orientações presenciais aos farmacêuticos, seja durante inspeção fiscal ou por meio de comparecimento do profissional na Sede ou Seccionais do CRF-SP.

Além das orientações individuais, o Setor de Orientação Farmacêutica elaborou capacitações online, disponíveis na Academia Virtual de Farmácia, voltadas principalmente aos farmacêuticos que iniciam a atuação como responsáveis técnicos ou farmacêuticos substitutos. Com o tema Responsabilidade Técnica x Legislação vigente, as aulas buscam esclarecer ao farmacêutico aspectos referentes à ética profissional e responsabilidades relativas à sua atuação profissional, orientar o farmacêutico sobre as principais normas que tratam das atividades profissionais na área de distribuição e transporte de medicamentos e insumos farmacêuticos e de farmácias com e sem manipulação de fórmulas.

As capacitações são compostas por vídeoaulas e materiais de apoio como o Código de Ética Farmacêutica, as principais legislações de Farmácia e Distribuição e Transporte e as cartilhas das comissões assessoras do CRF-SP dessas áreas. Em breve novos módulos dessas capacitações serão adicionados na Academia Virtual de Farmácia, que irão abordar os procedimentos relacionados à produtos controlados e SNGPC. Acesse a Academia Virtual de Farmácia e confira!


Setor de Orientação Farmacêutica:

Tel: (11) 3067-1450 , opção 7.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Chat Online no portal do CRF-SP

 

 

 

Links úteis:

Clique para acessar o material da Palestra “Responsabilidade Técnica x Legislações Vigentes”

Mais Artigos...

Farmacêuticos contra a dengue

EAD - Academia Virtual de Farmácia

PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA
Informações Cursos