Grupo Técnico de Trabalho Jovem
![]() |
Dra. Gabrielle Gimenes Lima - Coordenadora |
![]() |
Dr. Lucas dos Reis Ercolin - Vice-Coordenador |
O Grupo Técnico de Trabalho Jovem foi fundado em Junho de 2012, com o nome de “Comitê Jovem”. Somos um grupo voltado para os recém-formados e jovens farmacêuticas e farmacêuticos do estado de São Paulo, com sede junto ao CRF-SP na Capote Valente, em São Paulo/SP.
Jovens farmacêuticas e farmacêuticos de todo o estado podem participar, uma vez que as reuniões são em formato híbrido, e muitos de nossos projetos acontecem de forma 100% virtual.
Os nossos projetos são focados nas demandas jovens, e são implementadas pelos membros do GTT em colaboração com os diversos grupos dentro do CRF-SP. Alguns eventos ainda tem colaboração com outros GTT, permitindo a comunicação entre os jovens e os mais experientes em todas as áreas da farmácia.
Como participar
Ficou interessado em contribuir?
Encaminhe e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Contexto do Jovem Farmacêutico
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Os jovens têm a sua função em alcançar os diferentes objetivos da sociedade, do nível local ao global. A Organização das Nações Unidas (ONU) lista que a juventude tem como atividades o pensamento crítico, comunicação, líderes, inovadores e promover a mudança.
Comitês farmacêuticos jovens estão especialmente alinhados com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU:
- Saúde e Bem-Estar
- Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e outras doenças tropicais negligenciadas, combater a hepatite, doenças transmissíveis pela água e outras doenças comunicáveis.
- Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura de doenças não-comunicáveis através da prevenção, tratamento, promoção de saúde mental e bem-estar.
- Alcançar a saúde universal, incluindo proteção ao risco financeiro, acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade, acesso a medicamentos essenciais seguros, de qualidade e vacinas para todos.
- Emprego Digno e Crescimento Econômico
- Até 2030, alcançar ampla empregabilidade, produtividade e condições decentes de trabalho para todas as mulheres e homens, incluindo pessoas jovens e pessoas com deficiências, e pagamento igualitário para trabalho de mesmo valor
- Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens que não estão empregados, estudando ou em treinamento
Objetivos de Desenvolvimento da FIP
De forma semelhante à ONU, em 2020 a FIP disponibilizou os objetivos de desenvolvimento para o mundo farmacêutico, com foco em 21 objetivos, que são divididos em ciência, força de trabalho e prática. A questão jovem tem o próprio objetivo número dois (2), com a estratégia de treinamento no começo de carreira.
- Ciência – Educação e treinamento de graduados,
estudantes de pós-graduação e cientistas farmacêuticos em início de carreira para que avancem as suas
habilidades em ciências básicas, translacional, clínica e regulatória
- Desenvolver programas de mentoria que conecte jovens farmacêuticos e jovens cientistas farmacêuticos a mentores qualificados com experiência na academia, indústria e órgãos regulatórios
- Estabelecer fóruns dedicados de discussão para jovens farmacêuticos e cientistas farmacêuticos para facilitar a conexão e oportunidades para desenvolvimento profissional.
- Força de Trabalho – Engajar com as existentes
infraestruturas de treinamento e Ensino Superior em fundações farmacêuticas para os anos iniciais após a
graduação como base para consolidar a educação e treinamento iniciais, e para progredir a nova força de
trabalho para a prática avançada.
- Criar programas claros de educação e treinamento para prover suporte ao treinamento no início da carreira (áreas da prática clínica e ciências farmacêuticas).
- Desenvolver mapas e estruturas para início de carreira para prover suporte para uma suave transição do início da carreira para a prática avançada.
- Desenvolver formas estruturadas de sistemas de mentoria para prover suporte para que novos farmacêuticos entrem em contato com colegas e mentores (incluindo prática clínica e ciências farmacêuticas através da força de trabalho farmacêutica).
- Utilizar dados e evidência para prover suporte ao investimento em treinamento no início da carreira
- Prática – Estratégia e infraestrutura de treinamento para prover uma jornada
estruturada para farmacêuticos em início de carreira. De forma a ligá-los com a prática avançada,
especialização, certificação e reconhecimento profissional.
- Desenvolver oportunidades estruturadas para treinamento em início de carreira durante a prática.
- Prover suporte à carreira e mentoria para jovens farmacêuticos
- Prover condições adequadas para recém-graduados reconciliarem as suas circunstâncias pessoais com educação e programas de treinamento
- Prover incentivos apropriados, reconhecimento e certificação do desenvolvimento da prática.
Ações - Jovem
Clique aqui e confira a agenda de reuniões.
Dra. Gabriela Correa Carvalho |
Dra. Gabrielle Gimenes Lima |
Acad. Jéfferson Andrade da Silva |
Dr. Lucas dos Reis Ercolin |
Dr. Thales Grigor Alves dos Santos |
Os Grupos Técnicos de Trabalho Regionais são espaços reservados aos farmacêuticos para expor e debater temas de interesse comum e propor ações ao CRF-SP nas diversas áreas de atuação profissional, de acordo com as demandas de sua região.
Clique e conheça o GTT Regional Jovem: