O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, foi criado com respaldo na Lei nº 3.820/60, combinado com a Resolução do CFF nº 02, de 24 de agosto de 1961.
Quando da sua criação, denominado de CRF-8, teve como primeiro presidente o Dr. Myrcio de Paula Pereira e a primeira sede estabelecida na Av. Liberdade, nº 834, 6º andar, Liberdade-São Paulo. Atualmente conta com sede própria na cidade de São Paulo situada na Rua Capote Valente, nº 487, Jardim América, e seccionais estrategicamente alocadas em todo o estado de forma a viabilizar o acesso dos profissionais, representantes de estabelecimentos e da população.
Em 2011, o CRF-SP, denominado assim desde a década de 90, completou 50 anos. Na ocasião foi publicado o Livro Comemorativo que registra os principais acontecimentos nacionais e estadual, bem como a participação do CRF-SP nas mudanças da profissão farmacêutica e da saúde coletiva. No mesmo sentido, em 2021, ao completar 60 anos, o CRF-SP retrata os pontos mais relevantes destas seis décadas em um Vídeo Comemorativo.
A competência administrativa e as atribuições do CRF-SP estão estabelecidas em seu Regimento Interno, e as competências departamentais estão apresentadas abaixo. Conheça mais sobre o CRF-SP assistindo ao seu vídeo institucional.
Presidente - Marcelo
Polacow Bisson
Vice-presidente - Luciana
Canetto Fernandes
Secretário Geral - Adriano Falvo
Diretora-tesoureira - Danyelle
Cristine Marini
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(11)
3067-1489
(11) 3067-1490
A Diretoria é o órgão colegiado executivo do CRF-SP constituído de Presidente, Vice-presidente, Secretário Geral e Tesoureiro, eleitos pela categoria farmacêutica para exercerem as atividades por um período de 2 anos.
Simone Fátima Lisot
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(11) 3067-1456
A Superintendência define diretrizes sob a orientação da Diretoria do CRF-SP visando o cumprimento dos objetivos estratégicos e contribuindo ativamente na direção da Entidade facilitando o processo de tomada de decisões. Além de representar a Diretoria e a Entidade quando designada. Além disso, também dá suporte aos Conselheiros e age como elemento facilitador no fluxo de informações entre os departamentos do CRF-SP e a Diretoria.
(11) 3067-1489
A Secretaria de Apoio Administrativo à Diretoria tem por finalidade assistir os Diretores do CRF-SP em suas necessidades administrativas, dando o suporte necessário para otimizar o cumprimento de seus compromissos institucionais.
Gerência Geral Fiscalização e Técnica
Reggiani Luzia Schinatto
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(11) 3067-1458
Gerência Geral Administrativa e Financeira
Silvia Cassia de Paiva Iurky
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(11) 3067-1874
As Gerências Gerais em conjunto com a Superintendência, visando o cumprimento dos objetivos estratégicos, organizam, orientam e coordenam as unidades administrativas da Entidade no cumprimento do Plano de Ação do CRF-SP. Acompanham o desenvolvimento das ações e resultados obtidos, monitorando a qualidade dos serviços oferecidos.
Paulo Roberto Ribeiro de Souza
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(11) 3067-1485
A fiscalização do CRF-SP atua de forma a garantir o direito legal da população de ser atendida pelo
farmacêutico, profissional capacitado no cuidado à saúde e comprometido com o uso racional de
medicamentos.
Os setores de Orientação Farmacêutica e Processo Fiscal estão vinculados ao Fiscalização.
O setor de Orientação Farmacêutica tem como
objetivo esclarecer os profissionais sobre assuntos relacionados ao seu âmbito de atuação.
O
setor de Processo Fiscal é responsável por dar cumprimento ao disposto na Resolução CFF nº 566/12, uma vez que realiza todas as atividades
que compõem o Processo Administrativo Fiscal. Desta maneira, neste setor, ocorre o trâmite de todos os
Termos de Intimação lavrados e encaminhamento, se for o caso, dos recursos ao Conselho Federal de
Farmácia, CFF.
Alexandre Picorallo de Medeiros
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(11) 3067-1481
A Secretaria das Comissões de Ética como atribuição o apoio administrativo, técnico e jurídico às Comissões de Ética desta Entidade e aos Conselheiros Regionais na execução das atividades relacionadas ao trâmite e julgamento de Processos Ético-Disciplinares, além de assegurar o cumprimento dos prazos, para que sejam garantidos o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal em todos os processos éticos-disciplinares instaurados, conforme disposto na Resolução do CFF nº 711/21
Luciana Maria Leite Ferraz
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(11) 3067-1455
O Atendimento e Registro é responsável pelo recebimento de requerimentos de serviços de atribuição do
CRF-SP, bem como pela análise e tramitação dos requerimentos e por garantir a rastreabilidade documental
do cadastro da pessoa física e jurídica.
O atendimento pode ser presencial, na sede ou seccionais, e via eletrônica para serviços disponíveis on line.
Além dos
contatos acima, dispõe ainda de diversos outros canais de comunicação:
- Tel: (11) 3067-1450 opção 9
- Chat Online no portal do CRF-SP.
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(11) 3067-1491
O Gestão de Pessoas tem como atribuição administrar os processos para desenvolvimento de recursos
humanos, tais como: gestão de competências e desempenho, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e
seleção, plano de benefícios, cargos e salários e por processos operacionais da administração de
pessoal. Além disso, é responsável pelo relacionamento com parceiros do Programa de Assistência ao Farmacêutico
que tem como
objetivos a inserção ou recolocação do farmacêutico inscrito regularmente no CRF-SP no mercado de
trabalho (PAF Empregos)
Fábio Guimarães
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(11) 3067-1857
O Tecnologia da Informação é o setor responsável pelo gerenciamento e controle dos sistemas informatizados, como a rede interna, o portal e o atendimento eletrônico. Garante acesso, segurança e uso da informação. Além disso, é responsável pela manutenção de todos os equipamentos de informática do CRF-SP.
Valmir Reckziegel
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(11) 3067-1879
O Departamento Contabilidade, Orçamento e Finanças responde pela Tesouraria do CRF-SP. Tem como principais atribuições organizar e dirigir os trabalhos inerentes à contabilidade da entidade, planejando, supervisionando, orientando sua execução e participando dos mesmos, para apurar os elementos necessários à elaboração e controle orçamentário, financeiro e patrimonial da entidade. É responsável pelo fluxo de caixa, contas a pagar, controle de arrecadação, políticas de controle financeiro, análise financeira e risco, relacionamento com instituições financeiras, gestão de investimentos dos recursos gerados pela entidade e suporte e desenvolvimento de planos estratégicos e de negócios.
Silvia Cassia de Paiva Iurky
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(11) 3067-1866
O Dívida Ativa tem por atribuição a apuração e inscrição em Dívida Ativa dos créditos tributários (anuidades) e não-tributários (multas), após esgotada a fase administrativa de negociação e cobrança. É responsável pela execução judicial da Dívida Ativa, por meio da propositura de ações de Execução Fiscal (Lei n.º 6.830/80) e do seu acompanhamento até a extinção do feito, bem como pela defesa do CRF-SP nas ações contrárias correlatas às execuções fiscais.
Silvia Cassia de Paiva Iurky
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(11) 3067-1450 -
opção 3.
O Recuperação de Débitos tem por atribuição a recuperação dos créditos referente às anuidades, multas e outros débitos de qualquer natureza devidos ao CRF-SP, tanto na esfera amigável como na esfera judicial, promovendo ações sistemáticas pautadas nos processos, procedimentos e normativas preestabelecidos, viabilizando e efetivando negociações.
Elizabeth Adaniya
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(11) 3067-1478
O Licitações e Contratos tem por objetivo instruir, nos termos da Lei nº 14.133/2021 e demais legislações complementares, e manter a guarda dos processos de contratações de serviços, aquisições e alienações de bens via licitações, dispensas ou inexigibilidades, em atendimento aos princípios da eficiência e economicidade.
Nathália Christino Diniz Silva
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(11) 3067-1483
(11) 3067-1484
O Apoio Técnico e Educação Permanente, DATEP, tem por objetivo prestar apoio técnico às ações do CRF-SP, como cursos, projetos, Semana de Assistência Farmacêutica (SAF), Farmacêutico na Comunidade e Campanhas em Saúde. Além disso, o DATEP é responsável por subsidiar os Grupos Técnicos de Trabalho do CRF-SP.
Priscila Bellan da Silva
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(11) 3067-1492
A logística de atividades técnicas é responsável pela organização, divulgação e execução das atividades técnicas do CRF-SP como cursos, palestras, seminários, encontros, etc., bem como, do Congresso Farmacêutico de São Paulo. Além disso, contribui na organização e execução de projetos do CRF-SP como Campanhas em Saúde, Semana de Assistência Farmacêutica (SAF) e Farmacêutico na Comunidade.
Marleide Lourenço
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(11) 3067-1492
O Relacionamento tem o objetivo de fornecer subsídios técnicos, administrativos e legais aos Delegados Regionais e Delegados Regionais Adjuntos, a fim de auxiliar na implementação de ações em benefício da população e dos profissionais da região das Seccionais do CRF-SP. Além disso, é responsável pela aproximação com patrocinadores, parceiros e expositores de forma a promover a viabilização de eventos técnicos e projetos desenvolvidos pelo CRF-SP.
Silvia Cassia de Paiva Iurky
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(11) 3067-1477
O Suprimentos, Patrimônio e Serviços é responsável pelo suporte administrativo e engloba três setores:
Suprimentos e Serviços: responsável por suprir as necessidades de bens de consumo armazenados no almoxarifado e pelos serviços contínuos, atuando na gestão dos contratos de serviços compartilhados.
Beatriz Maria Chueiri Campos de Oliveira
Patrimônio: garante o controle patrimonial.
Valmir Reckziegel
Manutenção e Infraestrutura Predial: responsável por estruturar as ações de manutenção preventiva e corretiva na Sede e Seccionais, assim como realizar reformas, adequações e ampliações nos imóveis do CRF-SP.
Erick da Silva
Priscila Bellan da Silva
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(11) 3067-1498
O Comunicação tem a atribuição de administrar e produzir conteúdo para os canais de comunicação do CRF-SP, como o portal e a Revista do Farmacêutico, além de realizar a cobertura jornalística e fotográfica de eventos. É responsável pela editoração, diagramação e acompanhamento da produção de material técnico do CRF-SP e, pela produção de campanhas publicitária. Diariamente monitora e atualiza as páginas oficiais do CRF-SP nas mídias sociais
Roberto Tadao Magami Junior
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(11) 3067-1465
O Consultoria Jurídica é responsável pelo assessoramento jurídico ao CRF-SP, tendo como atribuições:
- propor ações em defesa do CRF-SP e da classe farmacêutica;
- defender o CRF-SP nas ações propostas em sua face;
- analisar editais licitatórios do CRF-SP, bem como os contratos administrativos a que derem origem, além dos procedimentos de contratação direta;
- elaborar Ofícios, Notícias-Crime , Notificações e Representações a Autoridades, Órgãos e Estabelecimentos que de alguma forma se relacionam com o CRF-SP.
Luciane Maria Ribeiro Neto
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(11) 3067-1488
A Secretaria de Planejamento e Integridade é uma gerência independente, ligada diretamente à Diretoria do CRF-SP, que tem a atribuição de monitorar e dar maior transparência às ações da entidade. Cabe ainda evitar incorreções e inadequações nos procedimentos e auxiliar no uso eficiente dos recursos materiais e financeiros da entidade.
Diego Lima da Silva
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(11) 3067-1471
A Ouvidoria é responsável pelo tratamento de denúncias, reclamações, solicitações, críticas, elogios e sugestões referentes aos serviços prestados pelo CRF-SP. Além disso, também recebe manifestações do tipo Simplifique! e pedidos de acesso à informação, garantindo ao usuário o direito à informação e à defesa de seus interesses, contribuindo para que a população receba um serviço de qualidade.