Conheça o CRF-SP

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, foi criado com respaldo na Lei nº 3.820/60, combinado com a Resolução do CFF nº 02, de 24 de agosto de 1961.

Quando da sua criação, denominado de CRF-8, teve como primeiro presidente o Dr. Myrcio de Paula Pereira e a primeira sede estabelecida na Av. Liberdade, nº 834, 6º andar, Liberdade-São Paulo. Atualmente conta com sede própria na cidade de São Paulo situada na Rua Capote Valente, nº 487, Jardim América, e seccionais estrategicamente alocadas em todo o estado de forma a viabilizar o acesso dos profissionais, representantes de estabelecimentos e da população.

Em 2011, o CRF-SP, denominado assim desde a década de 90, completou 50 anos. Na ocasião foi publicado o Livro Comemorativo que registra os principais acontecimentos nacionais e estadual, bem como a participação do CRF-SP nas mudanças da profissão farmacêutica e da saúde coletiva. No mesmo sentido, em 2021, ao completar 60 anos, o CRF-SP retrata os pontos mais relevantes destas seis décadas em um Vídeo Comemorativo.

A competência administrativa e as atribuições do CRF-SP estão estabelecidas em seu Regimento Interno, e as competências departamentais estão apresentadas abaixo. Conheça mais sobre o CRF-SP assistindo ao seu vídeo institucional.

Diretoria

Presidente - Marcelo Polacow Bisson
Vice-presidente - Luciana Canetto Fernandes
Secretário Geral - Adriano Falvo
Diretora-tesoureira - Danyelle Cristine Marini
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1489
(11) 3067-1490

A Diretoria é o órgão colegiado executivo do CRF-SP constituído de Presidente, Vice-presidente, Secretário Geral e Tesoureiro, eleitos pela categoria farmacêutica para exercerem as atividades por um período de 2 anos.

Superintendência

Simone Fátima Lisot
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1456

A Superintendência define diretrizes sob a orientação da Diretoria do CRF-SP visando o cumprimento dos objetivos estratégicos e contribuindo ativamente na direção da Entidade facilitando o processo de tomada de decisões. Além de representar a Diretoria e a Entidade quando designada. Além disso, também dá suporte aos Conselheiros e age como elemento facilitador no fluxo de informações entre os departamentos do CRF-SP e a Diretoria.

Secretaria de Apoio Administrativo à Diretoria

(11) 3067-1489

A Secretaria de Apoio Administrativo à Diretoria tem por finalidade assistir os Diretores do CRF-SP em suas necessidades administrativas, dando o suporte necessário para otimizar o cumprimento de seus compromissos institucionais.

Gerência Geral

Gerência Geral Fiscalização e Técnica

Reggiani Luzia Schinatto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1458

Gerência Geral Administrativa e Financeira

Patrícia Simoni Barretto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1874

As Gerências Gerais em conjunto com a Superintendência, visando o cumprimento dos objetivos estratégicos, organizam, orientam e coordenam as unidades administrativas da Entidade no cumprimento do Plano de Ação do CRF-SP. Acompanham o desenvolvimento das ações e resultados obtidos, monitorando a qualidade dos serviços oferecidos.

Fiscalização

Paulo Roberto Ribeiro de Souza
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1485

A fiscalização do CRF-SP atua de forma a garantir o direito legal da população de ser atendida pelo farmacêutico, profissional capacitado no cuidado à saúde e comprometido com o uso racional de medicamentos.
Os setores de Orientação Farmacêutica e Processo Fiscal estão vinculados ao Fiscalização.
O setor de Orientação Farmacêutica tem como objetivo esclarecer os profissionais sobre assuntos relacionados ao seu âmbito de atuação.
O setor de Processo Fiscal é responsável por dar cumprimento ao disposto na Resolução CFF nº 566/12, uma vez que realiza todas as atividades que compõem o Processo Administrativo Fiscal. Desta maneira, neste setor, ocorre o trâmite de todos os Termos de Intimação lavrados e encaminhamento, se for o caso, dos recursos ao Conselho Federal de Farmácia, CFF.

Secretaria das Comissões de Ética

Beatriz Maria Chueiri de Oliveira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1481

A Secretaria das Comissões de Ética como atribuição o apoio administrativo, técnico e jurídico às Comissões de Ética desta Entidade e aos Conselheiros Regionais na execução das atividades relacionadas ao trâmite e julgamento de Processos Ético-Disciplinares, além de assegurar o cumprimento dos prazos, para que sejam garantidos o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal em todos os processos éticos-disciplinares instaurados, conforme disposto na Resolução do CFF nº 711/21

Atendimento e Registro

Silmara Alves Bonetti
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1455

O Atendimento e Registro é responsável pelo recebimento de requerimentos de serviços de atribuição do CRF-SP, bem como pela análise e tramitação dos requerimentos e por garantir a rastreabilidade documental do cadastro da pessoa física e jurídica.
O atendimento pode ser presencial, na sede ou seccionais, e via eletrônica para serviços disponíveis on line.
Além dos contatos acima, dispõe ainda de diversos outros canais de comunicação:

  • Tel: (11) 3067-1450 opção 9
  • Chat Online no portal do CRF-SP.

Gestão de Pessoas


Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1491

O Gestão de Pessoas tem como atribuição administrar os processos para desenvolvimento de recursos humanos, tais como: gestão de competências e desempenho, treinamento e desenvolvimento, recrutamento e seleção, plano de benefícios, cargos e salários e por processos operacionais da administração de pessoal. Além disso, é responsável pelo relacionamento com parceiros do Programa de Assistência ao Farmacêutico
que tem como objetivos a inserção ou recolocação do farmacêutico inscrito regularmente no CRF-SP no mercado de trabalho (PAF Empregos)

Tecnologia da informação

André Luis Gomes Duarte
(11) 3067-1857

O Tecnologia da Informação é o setor responsável pelo gerenciamento e controle dos sistemas informatizados, como a rede interna, o portal e o atendimento eletrônico. Garante acesso, segurança e uso da informação. Além disso, é responsável pela manutenção de todos os equipamentos de informática do CRF-SP.

Contabilidade e Orçamento

Valmir Reckziegel
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1874

O Departamento Contabilidade e Orçamento responde pela Tesouraria do CRF-SP. Tem como principais atribuições organizar e dirigir os trabalhos inerentes à contabilidade da entidade, planejando, supervisionando, orientando sua execução e participando dos mesmos, para apurar os elementos necessários à elaboração e controle orçamentário, financeiro e patrimonial da entidade. O setor Financeiro é responsável pelo fluxo de caixa, contas a pagar, controle de arrecadação, políticas de controle financeiro, análise financeira e risco, relacionamento com instituições financeiras, gestão de investimentos dos recursos gerados pela entidade e suporte e desenvolvimento de planos estratégicos e de negócios.

Dívida Ativa

Silvia Cassia de Paiva Iurky
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1866

O Dívida Ativa tem por atribuição a apuração e inscrição em Dívida Ativa dos créditos tributários (anuidades) e não-tributários (multas), após esgotada a fase administrativa de negociação e cobrança. É responsável pela execução judicial da Dívida Ativa, por meio da propositura de ações de Execução Fiscal (Lei n.º 6.830/80) e do seu acompanhamento até a extinção do feito, bem como pela defesa do CRF-SP nas ações contrárias correlatas às execuções fiscais.

Recuperação de Débitos

Silvia Cassia de Paiva Iurky
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1450 - opção 3.

O Recuperação de Débitos tem por atribuição a recuperação dos créditos referente às anuidades, multas e outros débitos de qualquer natureza devidos ao CRF-SP, tanto na esfera amigável como na esfera judicial, promovendo ações sistemáticas pautadas nos processos, procedimentos e normativas preestabelecidos, viabilizando e efetivando negociações.

Licitações e Contratos

Elizabeth Adaniya
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1478

O Licitações e Contratos tem por objetivo instruir, nos termos da Lei nº 8.666/93 e demais legislações complementares, e manter a guarda dos processos de contratações de serviços, aquisições e alienações de bens via licitações, dispensas ou inexigibilidades, em atendimento aos princípios da eficiência e economicidade.

Apoio Técnico e Educação Permanente

Nathália Christino Diniz Silva
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1483
(11) 3067-1484

O Apoio Técnico e Educação Permanente, DATEP, tem por objetivo prestar apoio técnico às ações do CRF-SP, como cursos, projetos, Semana de Assistência Farmacêutica (SAF), Farmacêutico na Comunidade e Campanhas em Saúde. Além disso, o DATEP é responsável por subsidiar os Grupos Técnicos de Trabalho do CRF-SP.

Logística de Atividades Técnicas

Silmara Nunes D’Angelo
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1492

A logística de atividades técnicas é responsável pela organização, divulgação e execução das atividades técnicas do CRF-SP como cursos, palestras, seminários, encontros, etc., bem como, do Congresso Farmacêutico de São Paulo. Além disso, contribui na organização e execução de projetos do CRF-SP como Campanhas em Saúde, Semana de Assistência Farmacêutica (SAF) e Farmacêutico na Comunidade.

Relacionamento

Marleide Lourenço
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1492

O Relacionamento tem o objetivo de fornecer subsídios técnicos, administrativos e legais aos Delegados Regionais e Delegados Regionais Adjuntos, a fim de auxiliar na implementação de ações em benefício da população e dos profissionais da região das Seccionais do CRF-SP. Além disso, é responsável pela aproximação com patrocinadores, parceiros e expositores de forma a promover a viabilização de eventos técnicos e projetos desenvolvidos pelo CRF-SP.

Suprimentos, Patrimônio e Serviços

Alexandre Picorallo de Medeiros
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1477

O Suprimentos, Patrimônio e Serviços é responsável pelo suporte administrativo suprindo as necessidades de bens de consumo armazenados no almoxarifado, garantindo o controle patrimonial e atuando na gestão dos contratos de serviços compartilhados.
Além disso, é responsável por estruturar as ações de manutenção preventiva e corretiva na Sede e Seccionais, assim como realizar reformas, adequações e ampliações nos imóveis do CRF-SP.

Comunicação

Priscila Bellan da Silva
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1498

O Comunicação tem a atribuição de administrar e produzir conteúdo para os canais de comunicação do CRF-SP, como o portal e a Revista do Farmacêutico, além de realizar a cobertura jornalística e fotográfica de eventos. É responsável pela editoração, diagramação e acompanhamento da produção de material técnico do CRF-SP e, pela produção de campanhas publicitária. Diariamente monitora e atualiza as páginas oficiais do CRF-SP nas mídias sociais

Consultoria Jurídica

Roberto Tadao Magami Junior
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1465

O Consultoria Jurídica é responsável pelo assessoramento jurídico ao CRF-SP, tendo como atribuições:

  • propor ações em defesa do CRF-SP e da classe farmacêutica;
  • defender o CRF-SP nas ações propostas em sua face;
  • analisar editais licitatórios do CRF-SP, bem como os contratos administrativos a que derem origem, além dos procedimentos de contratação direta;
  • elaborar Ofícios, Notícias-Crime , Notificações e Representações a Autoridades, Órgãos e Estabelecimentos que de alguma forma se relacionam com o CRF-SP.

Secretaria de Planejamento e Integridade

Luciane Maria Ribeiro Neto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1488

A Secretaria de Planejamento e Integridade é uma gerência independente, ligada diretamente à Diretoria do CRF-SP, que tem a atribuição de monitorar e dar maior transparência às ações da entidade. Cabe ainda evitar incorreções e inadequações nos procedimentos e auxiliar no uso eficiente dos recursos materiais e financeiros da entidade.

Ouvidoria

Daniela de Cássia Moreira Noronha
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3067-1471

A Ouvidoria é responsável pelo tratamento de denúncias, reclamações, solicitações, críticas, elogios e sugestões referentes aos serviços prestados pelo CRF-SP. Além disso, também recebe manifestações do tipo Simplifique! e pedidos de acesso à informação, garantindo ao usuário o direito à informação e à defesa de seus interesses, contribuindo para que a população receba um serviço de qualidade.