Farmácia Solidária 2022

01 sobre

 

O CRF-SP lançou em  27 de junho a Campanha Farmácia Solidária – Produtos de Higiene. A campanha é um reflexo do aumento do índice da pobreza no país nos últimos dois anos, motivado principalmente pela pandemia de covid-19, com destaque à pobreza menstrual, que ocorre com pessoas que menstruam e não possuem acesso a itens de higiene, como absorventes e redes de saneamento, além da falta de informações a respeito do ciclo menstrual.

O objetivo é arrecadar produtos de higiene (com destaque a absorventes) nos estabelecimentos farmacêuticos do Estado de São Paulo e na sede e seccionais do CRF-SP para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade e reforçar o papel social do CRF-SP, assim como do farmacêutico.

Esta campanha não promove arrecadação de medicamentos. Para doação de medicamentos ou destinação final de medicamentos não utilizados, entre em contato com a Secretaria de Saúde de seu município.

Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, foi a idealizadora da campanha e destaca o problema gerado pela pobreza menstrual tanto na evasão social ou do trabalho, quanto para a saúde das mulheres.

“Precisamos nos mobilizar para diminuir esse problema tão grave em nosso país. Quando falta absorvente, muitas mulheres não conseguem sair para trabalhar e as adolescentes precisam faltar às aulas. Além disso, há relatos de uso de folhas de jornal e até mesmo miolo de pão no lugar dos absorventes, o que pode acarretar em infecções e outras doenças ginecológicas, ” destaca.

Uma em cada dez meninas falta às aulas durante o período menstrual em todo o mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, esse número uma em cada quatro adolescentes estudantes já faltou a escola motivada pela pobreza menstrual, segundo dados do IBGE.

Além disso, em 2020 o índice de brasileiros vivendo na pobreza chegou a 27 milhões, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ou seja, 13% das pessoas no país estavam vivendo com no máximo 290 reais por mês para arcar com todas as despesas pessoais durante a pandemia.

 

02 informacoes gerais

 

Nessa área são disponilizadas informações gerais sobre a campanha "Farmácia Solidária - Produtos de higiene", idealizada pelo CRF-SP:

 

 

Objetivo -  arrecadar produtos de higiene, principalmente absorventes, no CRF-SP (sede e seccionais) e em farmácias que desejarem participar do projeto, para efetuar a entrega nas prefeituras dos municípios onde ocorreu a arrecadação e posterior distribuição aos necessitados.

 

Como participar da campanha (farmácias e drogarias)

 

Como participar da campanha Farmácia Solidária – Produtos de Higiene

 I – Estabelecimentos Farmacêuticos da cidade de São Paulo

a. Enviar os dados (nome fantasia, razão social, horário de funcionamento, endereço, nome e CRF do Farmacêutico Responsável Técnico e horário de funcionamento) para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto QUERO SER UMA FARMÁCIA SOLIDÁRIA.

Após análise da regularidade do estabelecimento perante o CRF-SP, esses dados serão divulgados no portal do CRF-SP, e o simples envio das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.

b. Imprimir o cartaz desenvolvido pelo CRF-SP e afixar em local visível ao público; (Clique aqui para acessar)

c. Preparar uma caixa (colar o cartaz também nesta caixa) para que sejam depositados os produtos de higiene doados;

d. Antes da entrega das doações, preencher o formulário de entrega das doações (levar duas vias preenchidas e impressas); (Clique aqui para acessar)

e. Os produtos de higiene doados e 1 via do formulário citado no item “d”, deverão ser entregues em um dos 20 locais da Ação Cidade Solidária, iniciativa da Prefeitura de São Paulo. Obs: Farmácias próximas à Cruz Vermelha Brasileira (Av. Moreira Guimarães, 699, Indianópolis, São Paulo – SP) podem entregar diretamente nesse local;

f. Fotografar o ato da entrega das doações;

g. Após efetuar a entrega das doações, encaminhar a cópia do formulário (citado no item “d”), razão social, nome fantasia e endereço da farmácia, nome e CRF-SP do farmacêutico responsável pela ação no estabelecimento e as fotos da entrega para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (com o assunto DIVULGAÇÃO FARMÁCIA SOLIDÁRIA) para divulgação das ações nos canais de comunicação do CRF-SP.

O simples envio das imagens e das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.

II - Farmácias e drogarias de cidades com seccionais do CRF-SP

a. Entrar em contato com a seccional do CRF-SP na sua cidade e informar sobre a participação na campanha (nome fantasia, razão social, horário de funcionamento, endereço, nome e CRF do Farmacêutico Responsável Técnico e horário de funcionamento).

Após análise da regularidade do estabelecimento perante o CRF-SP, esses dados serão divulgados no portal do CRF-SP, e o simples envio das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.  

b. Imprimir o cartaz desenvolvido pelo CRF-SP e afixar em local visível ao público;  (Clique aqui para acessar)

c. Preparar uma caixa (colar o cartaz também nesta caixa) para que sejam depositados os produtos de higiene doados;

d. Entrar em contato com a seccional do CRF-SP de seu município para combinar sobre a entrega das doações recebidas na farmácia.

III - Farmácias e drogarias de outras cidades do Estado de São Paulo (exceto capital e cidades com seccionais do CRF-SP)

a. Entrar previamente em contato com o órgão da prefeitura local que arrecada produtos de higienes (ex: Fundo Assistencial ou de Solidariedade do Município) para informar sobre a campanha e verificar se é possível que os produtos arrecadados sejam retirados na farmácia ou combinar outra forma de entrega.

b. Entrar em contato com a respectiva seccional do CRF-SP e informar sobre a participação na campanha (nome fantasia, razão social, horário de funcionamento, endereço, nome e CRF do Farmacêutico Responsável Técnico e horário de funcionamento).

Após análise da regularidade do estabelecimento perante o CRF-SP, esses dados serão divulgados no portal do CRF-SP, e o simples envio das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.

c. Imprimir o cartaz desenvolvido pelo CRF-SP e afixar em local visível ao público; (Clique aqui para acessar)

d. Preparar uma caixa (colar o cartaz nesta caixa também) para que sejam depositados os produtos de higiene doados;

e. Efetuar a entrega dos produtos de higiene no órgão da prefeitura municipal, de acordo com a forma citada no item “a”;

f. No ato da entrega das doações no órgão da prefeitura, preencher o formulário de entrega das doações (duas vias preenchidas e impressas) e solicitar assinatura do responsável pelo atendimento. Uma fica com o responsável pela doação e a outra com o órgão da prefeitura; (Clique aqui para acessar o formulário)

g. Fotografar o ato da entrega das doações;

h. Após efetuar a entrega das doações, encaminhar a cópia do formulário (citado no item “f”), razão social, nome fantasia e endereço da farmácia, nome e CRF-SP do farmacêutico responsável pela ação no estabelecimento e as fotos da entrega para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (com o assunto DIVULGAÇÃO FARMÁCIA SOLIDÁRIA) para divulgação das ações nos canais de comunicação do CRF-SP.

 O simples envio das imagens e das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.

 

População - Onde doar

Os produtos de higiene podem ser doados nas farmácias participantes da campanha (confira na aba farmácias participantes), na sede do CRF-SP (Rua Capote Valente, 487 – Jardim América – São Paulo/SP) e nas seccionais no Estado de São Paulo.

 

 

  04 farmacias participantes 

 

             
             
 Nome do Estabelecimento  Endereço  Bairro  Cidade  Horário de Funcionamento    
Drogaria Droga Nova Aeroporto Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2802 Residencial Vale Verde Marília 8h às 21h    
Botica Pimpinella - Farmácia de Manipulação Erva Doce Av. Princesa Isabel, 359  Jardim Arantes Presidente Venceslau 8h às 18h    
Clima Diagnósticos Rua Vereador, R. Pedro Taco, 65  Parque das Nações  Atibaia 6h30 às 18h    
Drogaria Panvel  Rua Dr. Homem de Melo, 494  Perdizes  São Paulo  24h    
Associação de Renais Crônicos do Alto Tietê - ARCAT Rua Manoel Ferreira de Oliveira, 229  Chácara Olaria Mogi das Cruzes 8h às 17h     
Ativa Manip Drog Rua Guilherme Guerbas, 879 Centro Buritama Seg à sexta das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h    
Santa Casa Birigui Rua Dr. Carlos Carvalho Rosa, 115 Silvares Birigui 24h    
Farmácias e Drogarias Nissei Fl Rua Saudade, 907 Centro Birigui Seg à sexta 7h às 23h, sábados das 7h às 22h e domingos das 9h às 21h    
Farmácias Drogarias Nissei S/A  Rua Br. do Rio Branco, 493 Centro Birigui Seg à sexta 7h às 23h, sábados das 7h às 22h e domingos das 9h às 21h    
Farma ITA Rua São Pedro, 1736 Centro  Itararé Seg à sáb 8 às 20h e domingo (plantão) das 8h às 20h    
Eticafarma Rua Ruy Barbosa, 378 Centro  Itapeva Seg à sexta 8h às 19h e sábados das 8h às 12h    
Drogaby manipulação Rua Dr. Pinheiro, 88 Centro Itapeva Seg à sexta 8h às 19h e sábados das 8h às 13h    
Unidrogas Praça Furquim Pedroso, 18 Centro Itapeva Seg à sexta 8h às 19h e sábados das 8h às 18h    
Mahe Farma Rua ERNESTO RODRIGUES CARDOSO,  24 CJ RES ALVARO BORVOLENTA Mogi das Cruzes Seg à sexta 8h30 às 20h30, sábados das 8h30 às 19h e domingo das 8h30 às 15h    
Vip Form Farmácia de Manipulação Rua GOV. PEDRO DE TOLEDO, 1470 Centro Piracicaba Seg à sexta 8h às 18h30 e sábados das 8h às 13h    
Cha Verde Farmácia de Manipulação AV. MANOEL CONCEICAO, 590 Vila Rezende Piracicaba Seg à sexta 8h às 18h e sábados das 8h às 12h    
Farmácia de Manipulação Bem Estar Rua JOSE PINTO DE ALMEIDA, 670 Alemães Piracicaba  Seg à sexta 8h às 18h e sábados das 8h às 12h    
Farmais Piracicaba AV. INDEPENDENCIA, 1720 Cidade Alta Piracicaba Seg à sáb das 19h às 22h    
Flukka Pharma Avenida Indico 847/857 Jardim do Mar São Bernardo do Campo Seg à sexta 7h às 19h e sábados das 8h às 12h    
Drogamax 1  Rua Luis Pereira Barreto, 130 Centro Araçatuba Seg à dom 7h às 23h59    
Drogamax 2   Av. Brasília, 1286 Vila Santa Maria Araçatuba Seg à dom 7h às 23h59    
Drogamax 3  Av. José Teles de Menezes, 111 Concordia II Araçatuba Seg à dom 7h às 23h59    
Drogamax 4 Av. José Ferreira Batista, 111 Dona Amélia Araçatuba Seg à dom 7h às 23h59    
Farmácia Hemofarma Rua América do Sul, 406 Vila Carvalho Araçatuba Seg à sexta 8h10 às 20h e sábados das 8h às 12h    
Droga Nossa Av. José Ermirio de Moraes, 2435 Centro Itapeva Seg à sexta 8h às 20h e sábados das 8h às 15h    
Real Farma Av. Dr. José Ermirio de Moraes, 2629 Centro Itapeva Seg à sexta 8h às 19h e sábados das 8h às 18h    
La Pharma Rua Mario Prandini, 270 Centro Itapeva Seg à sexta 8h às 18h e sábados das 8h às 13h    
Assistência Farmacêutica Municipal de Itapeva Rua Josino Brizola, 547 Centro Itapeva 24h    
Farmácia Viva Municipal de Itapeva Rod. Francisco Alves Negrão (SP 258) KM 285 Itapeva Seg à sexta 8h às 17h    
FARMA E FARMA Rua Marechal Deodoro, 97 Centro Guaratinguetá  Seg à sexta 8h às 20h e sábados das 8h às 18h     
Botica Magistral Av. Washington Luiz, 709 Centro Presidente Prudente Seg à sexta 7h30 às 18h30 e sábados das 7h30 às 12h30    
Drogarias Campeãs Popular Perus Av. Quinze de de Novembro, 12 Vl Romanópolis Ferraz de Vasconcelos  Seg à sábado 7h às 22h e domingo das 8h às 18h    
Drogasil Av. Nove de Julho, 893 Terreo Vila das Acacias Poa Seg à dom. 07h às 23h    
Drogasil Av. Quinze de Novembro,  45 e 49 Vila Romanópolis Ferraz de Vasconcelos Seg à dom. 07h às 23h    
MUN GUAIMBE PSF II R EXPEDITO SOUZA PEREIRA 391 Nossa Sra. Aparecida Guaimbe Seg. a Sexta 07h às 17h    
Global Farma Av. Independencia,  1720 Cidade Alta Piracicaba Seg à sexta 07h às 23h59 - Plantão Sáb. 07h às 23h59    
Drogal Jardim Av. Carlos Botelho,  208 / 228 São Dimas Piracicaba Seg à sáb 07h30 às 23h    
Drogal Vila Rezende Av. Barão de Valença,  729 Vila Rezende Piracicaba Seg. à dom 07h às 22h    
Drogal Terras Piracicaba Av. Rui Teixeira Mendes,  484 SL 06 Terras de Piracicaba Piracicaba Seg. à dom 07h às 22h    
Drogal Nova Piracicaba Av. Presdente Kennedy, 440 Nova Piracicaba Piracicaba Seg. à Sáb. 07h às 23h e dom 07h às 22h    
Tito Farma FCIA Manip R. Arthur Gonçalves da Silva, 105 JD Sta. Rita de Cassia Sta Barbara do Oeste Seg à sexta 08h às 18h e sábados 08h às 12h    
Tito Farma FCIA R. XV de Novembro, 858 Centro Sta Barbara do Oeste Seg à sexta 08h às 18h e sábados 08h às 12h    
UNICEP Rua Miguel Petroni 5111 São Carlos I São Carlos Seg à sex. 08h às 18h15 – sáb. 09h às 13h    
Droga Certa R Camaiuras, 220 Jd. São Francisco Sta Barbara do Oeste Seg à sab - 8h às 18h30 Sábados de plantão: 8h às 12h e Dom: 8h às 12h    
Mun Estrela do Norte UBS PSF R. João Marinho, 72  Estrela do Norte Estrela do Norte Seg à sex - 7h  às 17h    
Raquel Farma R. Pref. José Carlos Ferraz, 371 Centro Estrela do Norte Seg à sex - 8h às 20h Sáb.:8h às19h Dom (plantão): 8h às12h    
Drog Pérola R CONS ANTONIO PRADO 148 Centro Birigui Seg a dom - 8h às 22h    
Drogal Farmacêutica Ltda R. MAJOR BRAGA, 713 Centro  AGUAI 7h às 23h     

 

 

03 doacoes entregues prefeitura

  

Confira as doações entregues às prefeituras onde há farmácias cadastradas na campanha:

 
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (sede) - Município: São Paulo (Cruz Vermelha)
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (seccional Itapeva) - Prefeitura de Itapeva  
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (seccional Itapeva) - Prefeitura de Itapeva  
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (seccional Araçatuba) - Prefeitura de Birigui
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (seccional Piracicaba) - Prefeitura de Piracicaba
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (seccional Piracicaba) - Prefeitura de Piracicaba
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (seccional Araçatuba) - Prefeitura de Buritama
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (seccional Araçatuba) - Prefeitura de Birigui 
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (seccional São José dos Campos) - Prefeitura de São José dos Campos
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (seccional São José dos Campos) - Prefeitura de São José dos Campos
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (seccional São José dos Campos) - Prefeitura de Taubaté
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (sede) - Município: São Paulo (Cruz Vermelha)
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (sede) - Município: São Paulo (Cruz Vermelha)
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (sede) - Município: São Paulo (Cruz Vermelha)  
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (sede) - Município: São Paulo (Cruz Vermelha)
Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (sede) - Município: São Paulo (Cruz Vermelha) 
 
 
                                                                                                           REALIZAÇÃO

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.