O CRF-SP lançou em 27 de junho a Campanha Farmácia Solidária – Produtos de Higiene. A campanha é um reflexo do aumento do índice da pobreza no país nos últimos dois anos, motivado principalmente pela pandemia de covid-19, com destaque à pobreza menstrual, que ocorre com pessoas que menstruam e não possuem acesso a itens de higiene, como absorventes e redes de saneamento, além da falta de informações a respeito do ciclo menstrual.
O objetivo é arrecadar produtos de higiene (com destaque a absorventes) nos estabelecimentos farmacêuticos do Estado de São Paulo e na sede e seccionais do CRF-SP para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade e reforçar o papel social do CRF-SP, assim como do farmacêutico.
Esta campanha não promove arrecadação de medicamentos. Para doação de medicamentos ou destinação final de medicamentos não utilizados, entre em contato com a Secretaria de Saúde de seu município.
Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, foi a idealizadora da campanha e destaca o problema gerado pela pobreza menstrual tanto na evasão social ou do trabalho, quanto para a saúde das mulheres.
“Precisamos nos mobilizar para diminuir esse problema tão grave em nosso país. Quando falta absorvente, muitas mulheres não conseguem sair para trabalhar e as adolescentes precisam faltar às aulas. Além disso, há relatos de uso de folhas de jornal e até mesmo miolo de pão no lugar dos absorventes, o que pode acarretar em infecções e outras doenças ginecológicas, ” destaca.
Uma em cada dez meninas falta às aulas durante o período menstrual em todo o mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, esse número uma em cada quatro adolescentes estudantes já faltou a escola motivada pela pobreza menstrual, segundo dados do IBGE.
Além disso, em 2020 o índice de brasileiros vivendo na pobreza chegou a 27 milhões, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ou seja, 13% das pessoas no país estavam vivendo com no máximo 290 reais por mês para arcar com todas as despesas pessoais durante a pandemia.
Nessa área são disponilizadas informações gerais sobre a campanha "Farmácia Solidária - Produtos de higiene", idealizada pelo CRF-SP:
Objetivo - arrecadar produtos de higiene, principalmente absorventes, no CRF-SP (sede e seccionais) e em farmácias que desejarem participar do projeto, para efetuar a entrega nas prefeituras dos municípios onde ocorreu a arrecadação e posterior distribuição aos necessitados.
Como participar da campanha (farmácias e drogarias)
Como participar da campanha Farmácia Solidária – Produtos de Higiene
I – Estabelecimentos Farmacêuticos da cidade de São Paulo
a. Enviar os dados (nome fantasia, razão social, horário de funcionamento, endereço, nome e CRF do Farmacêutico Responsável Técnico e horário de funcionamento) para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto QUERO SER UMA FARMÁCIA SOLIDÁRIA.
Após análise da regularidade do estabelecimento perante o CRF-SP, esses dados serão divulgados no portal do CRF-SP, e o simples envio das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.
b. Imprimir o cartaz desenvolvido pelo CRF-SP e afixar em local visível ao público; (Clique aqui para acessar)
c. Preparar uma caixa (colar o cartaz também nesta caixa) para que sejam depositados os produtos de higiene doados;
d. Antes da entrega das doações, preencher o formulário de entrega das doações (levar duas vias preenchidas e impressas); (Clique aqui para acessar)
e. Os produtos de higiene doados e 1 via do formulário citado no item “d”, deverão ser entregues em um dos 20 locais da Ação Cidade Solidária, iniciativa da Prefeitura de São Paulo. Obs: Farmácias próximas à Cruz Vermelha Brasileira (Av. Moreira Guimarães, 699, Indianópolis, São Paulo – SP) podem entregar diretamente nesse local;
f. Fotografar o ato da entrega das doações;
g. Após efetuar a entrega das doações, encaminhar a cópia do formulário (citado no item “d”), razão social, nome fantasia e endereço da farmácia, nome e CRF-SP do farmacêutico responsável pela ação no estabelecimento e as fotos da entrega para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (com o assunto DIVULGAÇÃO FARMÁCIA SOLIDÁRIA) para divulgação das ações nos canais de comunicação do CRF-SP.
O simples envio das imagens e das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.
II - Farmácias e drogarias de cidades com seccionais do CRF-SP
a. Entrar em contato com a seccional do CRF-SP na sua cidade e informar sobre a participação na campanha (nome fantasia, razão social, horário de funcionamento, endereço, nome e CRF do Farmacêutico Responsável Técnico e horário de funcionamento).
Após análise da regularidade do estabelecimento perante o CRF-SP, esses dados serão divulgados no portal do CRF-SP, e o simples envio das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.
b. Imprimir o cartaz desenvolvido pelo CRF-SP e afixar em local visível ao público; (Clique aqui para acessar)
c. Preparar uma caixa (colar o cartaz também nesta caixa) para que sejam depositados os produtos de higiene doados;
d. Entrar em contato com a seccional do CRF-SP de seu município para combinar sobre a entrega das doações recebidas na farmácia.
III - Farmácias e drogarias de outras cidades do Estado de São Paulo (exceto capital e cidades com seccionais do CRF-SP)
a. Entrar previamente em contato com o órgão da prefeitura local que arrecada produtos de higienes (ex: Fundo Assistencial ou de Solidariedade do Município) para informar sobre a campanha e verificar se é possível que os produtos arrecadados sejam retirados na farmácia ou combinar outra forma de entrega.
b. Entrar em contato com a respectiva seccional do CRF-SP e informar sobre a participação na campanha (nome fantasia, razão social, horário de funcionamento, endereço, nome e CRF do Farmacêutico Responsável Técnico e horário de funcionamento).
Após análise da regularidade do estabelecimento perante o CRF-SP, esses dados serão divulgados no portal do CRF-SP, e o simples envio das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.
c. Imprimir o cartaz desenvolvido pelo CRF-SP e afixar em local visível ao público; (Clique aqui para acessar)
d. Preparar uma caixa (colar o cartaz nesta caixa também) para que sejam depositados os produtos de higiene doados;
e. Efetuar a entrega dos produtos de higiene no órgão da prefeitura municipal, de acordo com a forma citada no item “a”;
f. No ato da entrega das doações no órgão da prefeitura, preencher o formulário de entrega das doações (duas vias preenchidas e impressas) e solicitar assinatura do responsável pelo atendimento. Uma fica com o responsável pela doação e a outra com o órgão da prefeitura; (Clique aqui para acessar o formulário)
g. Fotografar o ato da entrega das doações;
h. Após efetuar a entrega das doações, encaminhar a cópia do formulário (citado no item “f”), razão social, nome fantasia e endereço da farmácia, nome e CRF-SP do farmacêutico responsável pela ação no estabelecimento e as fotos da entrega para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (com o assunto DIVULGAÇÃO FARMÁCIA SOLIDÁRIA) para divulgação das ações nos canais de comunicação do CRF-SP.
O simples envio das imagens e das informações implicará na autorização para a divulgação no site do CRF-SP e de entidades parceiras.
População - Onde doar
Os produtos de higiene podem ser doados nas farmácias participantes da campanha (confira na aba farmácias participantes), na sede do CRF-SP (Rua Capote Valente, 487 – Jardim América – São Paulo/SP) e nas seccionais no Estado de São Paulo.
Nome do Estabelecimento | Endereço | Bairro | Cidade | Horário de Funcionamento | ||
Drogaria Droga Nova Aeroporto | Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2802 | Residencial Vale Verde | Marília | 8h às 21h | ||
Botica Pimpinella - Farmácia de Manipulação Erva Doce | Av. Princesa Isabel, 359 | Jardim Arantes | Presidente Venceslau | 8h às 18h | ||
Clima Diagnósticos | Rua Vereador, R. Pedro Taco, 65 | Parque das Nações | Atibaia | 6h30 às 18h | ||
Drogaria Panvel | Rua Dr. Homem de Melo, 494 | Perdizes | São Paulo | 24h | ||
Associação de Renais Crônicos do Alto Tietê - ARCAT | Rua Manoel Ferreira de Oliveira, 229 | Chácara Olaria | Mogi das Cruzes | 8h às 17h | ||
Ativa Manip Drog | Rua Guilherme Guerbas, 879 | Centro | Buritama | Seg à sexta das 8h às 18h e sábados das 8h às 12h | ||
Santa Casa Birigui | Rua Dr. Carlos Carvalho Rosa, 115 | Silvares | Birigui | 24h | ||
Farmácias e Drogarias Nissei Fl | Rua Saudade, 907 | Centro | Birigui | Seg à sexta 7h às 23h, sábados das 7h às 22h e domingos das 9h às 21h | ||
Farmácias Drogarias Nissei S/A | Rua Br. do Rio Branco, 493 | Centro | Birigui | Seg à sexta 7h às 23h, sábados das 7h às 22h e domingos das 9h às 21h | ||
Farma ITA | Rua São Pedro, 1736 | Centro | Itararé | Seg à sáb 8 às 20h e domingo (plantão) das 8h às 20h | ||
Eticafarma | Rua Ruy Barbosa, 378 | Centro | Itapeva | Seg à sexta 8h às 19h e sábados das 8h às 12h | ||
Drogaby manipulação | Rua Dr. Pinheiro, 88 | Centro | Itapeva | Seg à sexta 8h às 19h e sábados das 8h às 13h | ||
Unidrogas | Praça Furquim Pedroso, 18 | Centro | Itapeva | Seg à sexta 8h às 19h e sábados das 8h às 18h | ||
Mahe Farma | Rua ERNESTO RODRIGUES CARDOSO, 24 | CJ RES ALVARO BORVOLENTA | Mogi das Cruzes | Seg à sexta 8h30 às 20h30, sábados das 8h30 às 19h e domingo das 8h30 às 15h | ||
Vip Form Farmácia de Manipulação | Rua GOV. PEDRO DE TOLEDO, 1470 | Centro | Piracicaba | Seg à sexta 8h às 18h30 e sábados das 8h às 13h | ||
Cha Verde Farmácia de Manipulação | AV. MANOEL CONCEICAO, 590 | Vila Rezende | Piracicaba | Seg à sexta 8h às 18h e sábados das 8h às 12h | ||
Farmácia de Manipulação Bem Estar | Rua JOSE PINTO DE ALMEIDA, 670 | Alemães | Piracicaba | Seg à sexta 8h às 18h e sábados das 8h às 12h | ||
Farmais Piracicaba | AV. INDEPENDENCIA, 1720 | Cidade Alta | Piracicaba | Seg à sáb das 19h às 22h | ||
Flukka Pharma | Avenida Indico 847/857 | Jardim do Mar | São Bernardo do Campo | Seg à sexta 7h às 19h e sábados das 8h às 12h | ||
Drogamax 1 | Rua Luis Pereira Barreto, 130 | Centro | Araçatuba | Seg à dom 7h às 23h59 | ||
Drogamax 2 | Av. Brasília, 1286 | Vila Santa Maria | Araçatuba | Seg à dom 7h às 23h59 | ||
Drogamax 3 | Av. José Teles de Menezes, 111 | Concordia II | Araçatuba | Seg à dom 7h às 23h59 | ||
Drogamax 4 | Av. José Ferreira Batista, 111 | Dona Amélia | Araçatuba | Seg à dom 7h às 23h59 | ||
Farmácia Hemofarma | Rua América do Sul, 406 | Vila Carvalho | Araçatuba | Seg à sexta 8h10 às 20h e sábados das 8h às 12h | ||
Droga Nossa | Av. José Ermirio de Moraes, 2435 | Centro | Itapeva | Seg à sexta 8h às 20h e sábados das 8h às 15h | ||
Real Farma | Av. Dr. José Ermirio de Moraes, 2629 | Centro | Itapeva | Seg à sexta 8h às 19h e sábados das 8h às 18h | ||
La Pharma | Rua Mario Prandini, 270 | Centro | Itapeva | Seg à sexta 8h às 18h e sábados das 8h às 13h | ||
Assistência Farmacêutica Municipal de Itapeva | Rua Josino Brizola, 547 | Centro | Itapeva | 24h | ||
Farmácia Viva Municipal de Itapeva | Rod. Francisco Alves Negrão (SP 258) | KM 285 | Itapeva | Seg à sexta 8h às 17h | ||
FARMA E FARMA | Rua Marechal Deodoro, 97 | Centro | Guaratinguetá | Seg à sexta 8h às 20h e sábados das 8h às 18h | ||
Botica Magistral | Av. Washington Luiz, 709 | Centro | Presidente Prudente | Seg à sexta 7h30 às 18h30 e sábados das 7h30 às 12h30 | ||
Drogarias Campeãs Popular Perus | Av. Quinze de de Novembro, 12 | Vl Romanópolis | Ferraz de Vasconcelos | Seg à sábado 7h às 22h e domingo das 8h às 18h | ||
Drogasil | Av. Nove de Julho, 893 Terreo | Vila das Acacias | Poa | Seg à dom. 07h às 23h | ||
Drogasil | Av. Quinze de Novembro, 45 e 49 | Vila Romanópolis | Ferraz de Vasconcelos | Seg à dom. 07h às 23h | ||
MUN GUAIMBE PSF II | R EXPEDITO SOUZA PEREIRA 391 | Nossa Sra. Aparecida | Guaimbe | Seg. a Sexta 07h às 17h | ||
Global Farma | Av. Independencia, 1720 | Cidade Alta | Piracicaba | Seg à sexta 07h às 23h59 - Plantão Sáb. 07h às 23h59 | ||
Drogal Jardim | Av. Carlos Botelho, 208 / 228 | São Dimas | Piracicaba | Seg à sáb 07h30 às 23h | ||
Drogal Vila Rezende | Av. Barão de Valença, 729 | Vila Rezende | Piracicaba | Seg. à dom 07h às 22h | ||
Drogal Terras Piracicaba | Av. Rui Teixeira Mendes, 484 SL 06 | Terras de Piracicaba | Piracicaba | Seg. à dom 07h às 22h | ||
Drogal Nova Piracicaba | Av. Presdente Kennedy, 440 | Nova Piracicaba | Piracicaba | Seg. à Sáb. 07h às 23h e dom 07h às 22h | ||
Tito Farma FCIA Manip | R. Arthur Gonçalves da Silva, 105 | JD Sta. Rita de Cassia | Sta Barbara do Oeste | Seg à sexta 08h às 18h e sábados 08h às 12h | ||
Tito Farma FCIA | R. XV de Novembro, 858 | Centro | Sta Barbara do Oeste | Seg à sexta 08h às 18h e sábados 08h às 12h | ||
UNICEP | Rua Miguel Petroni 5111 | São Carlos I | São Carlos | Seg à sex. 08h às 18h15 – sáb. 09h às 13h | ||
Droga Certa | R Camaiuras, 220 | Jd. São Francisco | Sta Barbara do Oeste | Seg à sab - 8h às 18h30 Sábados de plantão: 8h às 12h e Dom: 8h às 12h | ||
Mun Estrela do Norte UBS PSF | R. João Marinho, 72 | Estrela do Norte | Estrela do Norte | Seg à sex - 7h às 17h | ||
Raquel Farma | R. Pref. José Carlos Ferraz, 371 | Centro | Estrela do Norte | Seg à sex - 8h às 20h Sáb.:8h às19h Dom (plantão): 8h às12h |