Revista do Farmacêutico 111 - Dia a dia no CRF-SP

Nº 111 - ABR - MAI - JUN / 2013

Revista 111 setinha Dia a dia no CRF-SP

Evento disponível na área de vídeos do portal Substituição Tributária do ICMS

No dia 18 de março, o CRF-SP promoveu, em sua sede, em São Paulo, a palestra ‘Orientações ao Farmacêutico Administrador: Substituição Tributária do ICMS’, ministrada pelo coordenador da Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP, dr. Júlio Cesar Pedroni.

O objetivo foi apresentar os conceitos básicos do ICMS e, principalmente, a maneira correta do farmacêutico realizar o cálculo da substituição tributária deste imposto. Segundo o dr. Pedroni, “é muito importante que o farmacêutico gestor saiba realizar os cálculos dos impostos dos produtos comercializados em seus estabelecimentos para evitar prejuízo”.

O evento foi transmitido ao vivo pelo portal do CRF-SP e contou com a participação dos internautas, que enviaram perguntas para serem debatidas entre os participantes em tempo real.

A palestra está disponível no portal do CRF-SP. Para assisti-la, basta clicar no ícone ‘Vídeos’, localizado no menu à esquerda no portal ou acessar o canal do Conselho no youtube: www.youtube.com/user/crfspcanal.

Reunião Regionalizada

Foto: Divulgação / CRF-SPO município de Marília recebeu, no dia 20 de abril, a primeira reunião regionalizada de 2013 com a presença da diretoria do CRF-SP e de farmacêuticos de Marília, Adamantina, Presidente Prudente, Bauru, Avaré e Araçatuba.

O objetivo foi discutir questões importantes para a profissão e encontrar soluções para os problemas da região. Foram abordados  temas como: a atuação do farmacêutico nas farmácias das penitenciárias, a ação ‘Farmacêutico na Praça’, os Problemas Éticos e de Fiscalização da entidade, as novidades do XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos, o Programa de Assistência ao Farmacêutico (PAF), a importância do descarte correto de medicamentos, as conquistas e desafios do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM), entre outras questões.

Na noite anterior, dia 19, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, realizou na Seccional de Marília a palestra “O que pensam de nós” e debateu com os farmacêuticos da região as informações da pesquisa realizada pelo ICTQ e Datafolha sobre a visão que a população tem do farmacêutico e da farmácia.

Evento disponível na área de vídeos do portal Deontologia Farmacêutica

Foto: Monica NeriCom o intuito de propor uma discussão reflexiva sobre as práticas pedagógicas dos aspectos éticos, deontológicos e da legislação pertinentes à profissão farmacêutica, o CRF-SP promoveu, em 9 de março, em São Paulo, o 4º Encontro Paulista de Professores de Deontologia Farmacêutica e o 1º Encontro Nacional de Professores de Deontologia Farmacêutica. Além de reunir profissionais de todo o país, o evento foi transmitido ao vivo pelo portal do CRF-SP.

Foi ministrada a palestra ‘A Integralidade e transversalidade dos conteúdos de ética, deontologia e legislação sanitária.

Dentre as propostas aprovadas estão o envio ao Conselho Federal de Farmácia de sugestão de revisão do Código de Ética da Profissão Farmacêutica, a promoção periódica de eventos nacionais com representação de todos os CRFs, ofertar de forma permamente eventos nas áreas de deontologia, ética e legislação farmacêutica. O 4º Encontro Paulista de Professores de Deontologia Farmacêutica pode ser conferido na íntegra na área de Vídeos do portal do CRF-SP.

Novo sistema eletrônico: praticidade e rapidez

Foto: Agência LuzPelo sistema de atendimento eletrônico, disponível no portal do Conselho, o profissional (pessoa física) e o estabelecimento (pessoa jurídica) podem realizar a impressão de débitos, consultar e alterar dados cadastrais, solicitar a renovação de registros e dos certificados de regularidade profissional, consultar as solicitações, imprimir protocolos e comunicar ausências. Para utilizar o sistema, o interessado deve acessar o portal (www.crfsp.org.br) e clicar no ícone do atendimento eletrônico, localizado no canto superior direito da página.

De acordo com a coordenadora de atendimento, Silvana Crepaldi, o atendimento eletrônico tem muitas vantagens, é simples e prático de ser utilizado. “Para fazer uma renovação de Certidão de Regularidade, por exemplo, o profissional gasta, no máximo, três minutos para emitir o boleto. Depois, é só pagar e aguardar o envio do documento pelo correio”. Se, mesmo assim, o usuário encontrar dificuldade, pode contar com suporte por meio do atendimento telefônico: (11) 3067-1450.

Responsabilidade Técnica - Indústria

Em 16 de março, o CRF-SP promoveu o III Fórum Paulista de Farmacêuticos Responsáveis Técnicos por Indústria para debater os desafios e as principais dificuldades do profissional que atua na área. O evento resultou em um documento com propostas e diretrizes para o setor, que contribuiu para a Consulta Pública nº5/13, que determina que o farmacêutico responsável técnico é imprescindível durante todo o processo de fabricação do medicamento no estabelecimento industrial no qual atua. A CP esteve aberta para registros até 24 de junho no Conselho Federal de Farmácia.

Saúde do idoso

Foto: Renata Gonçalez

Durante o evento Saúde e Comunidade: Saúde do Idoso, promovido pela Saúde Brasil, o CRF-SP contou com a prestação de serviços farmacêuticos em dois estandes. Em dois dias, foram 1.612 atendimentos, sendo 822 testes de glicemia e 790 aferições de pressão arterial.Os profissionais que atuam no atendimento à saúde do idoso no país, incluindo os farmacêuticos, participaram de palestras sobre os desafios para a promoção da saúde do idoso, orientações para cuidadores, polifarmácia, políticas públicas e atualização de doenças crônicas mais incidentes em pessoas acima dos 60 anos de idade.

Atendimento no CRF-SP (7 de março a 7 de maio de 2013)

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico