Governo de SP anuncia parceria com laboratório chinês para produção de vacina contra a covid-19

 

São Paulo, 11 de junho de 2020

O governador de São Paulo, João Dória, anunciou nesta quinta-feira, 11, a produção e testagem no Estado de uma vacina contra a covid-19, que ocorrerá por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês, Sinovac Biotech.

Segundo Dória, a vacina já está na terceira fase do processo de verificação de segurança e resposta imune, a última antes do registro. “Esta vacina é uma das que estão em estágio mais avançado em todo o mundo”, afirmou

A vacina do laboratório Sinovac Biotech, citada pelo governador, é a segunda testada no Brasil. A outra é a criada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, que será testada em brasileiros, com resultados previstos para até outubro.

O acordo assinado pelo governador com a Sinovac Biotech prevê testagem em 9 mil voluntários brasileiros nas próximas semanas. Comprovada a eficácia, o Instituto Butatan terá o domínio da tecnologia e poderá fazer a produção no país da vacina em larga escala. De acordo com Dória, dessa forma seria possível disponibilizar no SUS de forma gratuita a vacina para população até junho de 2021.

A vacina da Sinovac contém vírus inativado e para sua produção é utilizada a mesma tecnologia que o Instituto Butatan usa na produção da vacina da dengue.

No primeiro momento, a vacina poderá ser importada da China, e, posteriormente, ser produzida no Brasil em larga escala.

 

Monica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.