CRF-SP lança manual para o farmacêutico realizar testes rápidos de covid-19 em farmácias

CRF-SP lança manual para o farmacêutico realizar testes rápidos em farmáciasCRF-SP lança manual para o farmacêutico realizar testes rápidos em farmáciasSão Paulo, 12 de maio de 2020.

O CRF-SP acaba de disponibilizar em seu portal o Manual “Testes rápidos de covid-19 em farmácias”. O material contém informações preciosas para o farmacêutico, considerando a emergência de saúde pública internacional relacionada à covid-19 e sobre o contexto da autorização desse tipo de testagem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os testes rápidos para a Covid-19 em farmácias deverão ser realizados por farmacêuticos e deverão seguir diretrizes, protocolos e condições estabelecidas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, bem como as Boas Práticas Farmacêuticas (nos termos da RDC Anvisa nº 44/2009). Assim, o manual oferece instruções para:

- compreender e demonstrar o uso adequado dos testes rápidos;

- conhecer a teoria da técnica de testes imunocromatográficos;

- conhecer os aspectos pré-analíticos relevantes para a análise, incluindo a indicação e as limitações do teste e o processo de coleta de amostras;

- apresentar destreza na utilização do teste, conhecer as limitações técnicas do sistema analítico e a solução dos problemas mais comuns;

- conhecer e praticar a adequada conservação dos insumos;

- atuar de acordo com os procedimentos definidos a partir dos resultados apresentados;

- praticar a biossegurança e o controle de infecção e dar destinação correta aos resíduos;

- registrar/notificar corretamente dados e resultados de forma a garantir a sua rastreabilidade.

Clique aqui e baixe o manual

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS