ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 126 - MAI - JUN - JUL / 2016

CICLO DE PALESTRAS

 

Farmacêuticos especialistas aprendem sobre transplante e terapia nutricional

 

farmaceutico-especialista01À esq., dra. Cláudia Rosso Felipe, que ministrou a palestra sobre transplante renal e, à dir., dra. Lívia Maria Gonçalves Barbosa, que abordou os cuidados farmacêuticos na terapia nutricional parental e enteral

O Ciclo de Palestras Farmacêutico Clínico Especialista, realizado pela Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, teve mais duas atividades nos dias 18/5 e 16/6, na sede do Conselho. Os encontros abordaram os temas: Atuação do Farmacêutico Clínico em Terapia Nutricional Parental e Enteral, ministrado pela coordenadora da Comissão, dra. Lívia Maria Gonçalves Barbosa; e Farmácia Clínica no Transplante Renal, com a dra. Claudia Rosso Felipe, farmacêutica doutora em ciências médicas pela Universidade Federal de São Paulo e coordenadora de pesquisa clínica na unidade de transplante renal do Hospital do Rim e Hipertensão.

Durante sua apresentação, a dra. Lívia destacou que a terapia nutricional parenteral e enteral carece de participação efetiva do farmacêutico. “A atuação clínica na área é uma das poucas especialidades reconhecidamente consolidadas para o farmacêutico, mas o profissional tem pouca atuação real. Precisamos mudar isso”, comentou.

Já a dra. Cláudia Rosso Felipe explicou os avanços no transplante renal, o objetivo da imunossupressão, as drogas críticas, o monitoramento terapêutico e a importância da atuação do farmacêutico na área. “O farmacêutico clínico tem um papel fundamental durante a internação do transplantado, na alta hospitalar e no acompanhamento ambulatorial, e realiza diversos tipos de ações, como a orientação, a programação do regime de imunossupressores, o monitoramento terapêutico, os problemas relacionados a interações medicamentosas e esclarecimento para os familiares”.

O Ciclo de Palestras Farmacêutico Especialista começou em fevereiro deste ano. Os dois primeiros encontros trataram sobre “Acidente Vascular Cerebral Isquêmico” e “Cuidados Farmacêuticos em Oncologia”. Acompanhe no portal e nas redes sociais do CRF-SP os próximos temas e datas do ciclo.  

Por Carlos Nascimento

 

 

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.