ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 125 - MAR - ABR / 2016

CAPA - DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

 

 

 

Capacitação de farmacêuticos avança e conquista prefeituras

Cerca de 1.500 farmacêuticos e estudantes já participaram das palestras e estão contribuindo para mudar a realidade em todo o Estado em relação à dengue, zika e chikungunya 

 

Dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP, e dr. José Eduardo Gomes de Arruda, mestre e doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará, percorrem o Estado para falar sobre os males Dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP, e dr. José Eduardo Gomes de Arruda, mestre e doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará, percorrem o Estado para falar sobre os males

 

Bottons da campanha são entregues aos farmacêuticos que participam da capacitaçãoBottons da campanha são entregues aos farmacêuticos que participam da capacitaçãoNos primeiros meses do ano, informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt invadiram telejornais e redes sociais. A maioria serviu para deixar a população mais aflita do que protegida. Nessas horas, o farmacêutico tem um papel estratégico e pode fazer a diferença se estiver munido de informações corretas. Sob esse princípio, o CRF-SP lançou a versão 2016 da campanha Farmacêuticos contra a Dengue, Zika e Chikungunya, ainda mais completa, com novas palestras com os melhores especialistas do setor, materiais técnicos e folderes orientativos. O sucesso foi tamanho que foram assinadas parcerias, por meio de termos de cooperação, com gestores públicos para a realização da campanha em seus municípios. 

No ano passado, foram registrados 1,59 milhão de casos de dengue no Brasil, e 374 de chikungunya. Já no Estado de São Paulo, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, foram 670 mil casos de dengue, 80 de chikungunya e 15 de zika. 

 

VOZ DOS ESPECIALISTAS

Na palestra, o professor-doutor José Eduardo Gomes Arruda, mestre e doutor em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, destaca que há uma epidemia de informações desencontradas sobre essas doenças e o farmacêutico tem a oportunidade de esclarecer sobre o cuidado de utilizar fontes confiáveis.

“Hoje, o grande vilão do Brasil não é um traficante de drogas, nem um político investigado, é um mosquito que chegou do continente africano, o Aedes aegypti”, explica.

Dr. Arruda discorre sobre a sutil diferença entre as doenças e enfatiza que, em caso de qualquer dúvida, o correto é tratá-las como se fossem dengue, o mais grave dos três males. Alerta para evitar os salicilatos em caso de suspeita de dengue, zika ou chikungunya. Ele também relaciona os casos de zika vírus com microcefalia.

No caminho para evitar as doenças, os repelentes aparecem como uma das opções de proteção. Essa é a ênfase dada pela assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, que esclarece sobre o uso desses produtos e tempo de ação de acordo com cada princípio ativo.

O CRF-SP preparou um algoritmo e uma ficha de encaminhamento para auxiliar o farmacêutico a classificar os casos suspeitos, baseado em sinais, sintomas e investigação (acesse pelo portal www.crfsp.org.br).  

 

GESTORES MUNICIPAIS 

Mogi Guaçu foi a primeira cidade a assinar o termo de cooperação. Acima, dr. Pedro Menegasso e o prefeito, Walter Caveanha, formalizam a parceria Mogi Guaçu foi a primeira cidade a assinar o termo de cooperação. Acima, dr. Pedro Menegasso e o prefeito, Walter Caveanha, formalizam a parceria Esse momento é importante também para que o gestor municipal, seja prefeito, secretário de saúde, coordenador de assistência farmacêutica ou outro, enxergue no farmacêutico um elo para ajudar o município a combater os males. Para facilitar essa parceria, o CRF-

SP criou um termo de cooperação em que se compromete a treinar os farmacêuticos da cidade.

As cidades de Mogi Guaçu, Presidente Venceslau e Conchal saíram na frente e já assinaram o termo. Outras parcerias estão sendo intermediadas com o objetivo de aumentar o contingente de profissionais de saúde no trabalho de orientação da população. A distribuição das farmácias pelos municípios facilita o acesso dos pacientes às informações necessárias em caso de suspeita de dengue, zika ou chikungunya.

Os gestores públicos que tiverem interesse em firmar parceria com o CRF-SP podem entrar em contato pelo e-mail: 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

À esq., a secretária de Saúde de Presidente Venceslau, Susi Bonifácio, também assinou o termo. Acima, à dir., representantes das Faculdades Integradas Maria Imaculada, da Prefeitura de Mogi Guaçu e do CRF-SPÀ esq., a secretária de Saúde de Presidente Venceslau, Susi Bonifácio, também assinou o termo. Acima, à dir., representantes das Faculdades Integradas Maria Imaculada, da Prefeitura de Mogi Guaçu e do CRF-SP

 

INFORMAÇÃO PULVERIZADA

Ribeirão Preto - A diretora regional do CRF-SP, dra. Edilaine Moretti, falou da importância da campanha aos participantes da capacitação na cidadeRibeirão Preto - A diretora regional do CRF-SP, dra. Edilaine Moretti, falou da importância da campanha aos participantes da capacitação na cidadeBarretos - O diretor regional do CRF-SP, dr. Gilmárcio Martins, convocou os farmacêuticos da região para contribuir no combate à dengue, zika e chikungunyaBarretos - O diretor regional do CRF-SP, dr. Gilmárcio Martins, convocou os farmacêuticos da região para contribuir no combate à dengue, zika e chikungunyaO CRF-SP já esteve em vídeo ou presencialmente nas cidades de Adamantina, Araçatuba, Barretos, Conchal, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Mogi Guaçu, Osasco, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Santo André, São José dos Campos, São Paulo e Vargem Grande Paulista, além da transmissão simultânea para 21 seccionais da entidade da capacitação que ocorreu na sede em 17 de fevereiro. 

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, fez questão de enfatizar o quanto a campanha do CRF-SP é personalizada. “Essa campanha é diferente, é muito comum educar a população sobre o combate do mosquito, mas o CRF-SP vai além disso e aposta no potencial do farmacêutico para orientar sobre todas as formas de prevenção, cuidados, riscos da automedicação e auxiliar no tratamento de pacientes já acometidos pelas doenças”.

 

FAÇA PARTE DA CAMPANHA

São José dos Campos - Dr. André dos Santos, diretor regional, dra. Tereza Cardoso, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, dra. Amouni Mourad e dr. Israel Murakami São José dos Campos - Dr. André dos Santos, diretor regional, dra. Tereza Cardoso, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, dra. Amouni Mourad e dr. Israel Murakami Ao escolher integrar a campanha Farmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunya, o farmacêutico assume a responsabilidade de orientar a população e ainda contribui na identificação de sintomas e encaminhamento de pacientes com suspeita dessas doenças às unidades de saúde. O estabelecimento também ganha um diferencial, pois passa a ser identificado como integrante da campanha por meio de um cartaz e divulgação de seu nome fantasia e endereço no site www.farmaceuticosp.com.br. 

As palestras também estão disponíveis em vídeo no site http://ensino.crfsp.org.br (Academia Virtual de Farmácia). 

Além dos vídeos da capacitação, estão à disposição dos participantes manuais técnicos, folderes orientativos e materiais para ministrar palestras à população e, em especial, a ficha de atendimento, o documento de manejo do paciente com suspeita de dengue, zika ou chikungunya e o algoritmo. 

Ainda é tempo de integrar esse time de profissionais que perceberam nesse problema de saúde pública uma oportunidade de esclarecer a população e, consequentemente, ratificar a credibilidade e confiança junto à sociedade. 

Para participar, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 Por Carlos Nascimento, Mônica Neri, Renata Gonçalez e Thais Noronha

 

 



 

 

 

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.