ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 125 - MAR - ABR / 2016

FARMACÊUTICO ESPECIALISTA

 

Farmacêutico Especialista

 

Comissão Assessora de Farmácia Clínica inaugura ciclo de palestras abordando o AVC

 

Dra. Nathália Ponte falou da atuação do farmacêutico clínico no programa de cuidados aos pacientes com AVCIDra. Nathália Ponte falou da atuação do farmacêutico clínico no programa de cuidados aos pacientes com AVCIO foco no paciente e nos serviços de saúde está se fortalecendo dentro da profissão farmacêutica, impulsionada pelas conquistas recentes, como a aprovação da Lei 13.021/14. Também ganha destaque a atuação especializada do profissional que trabalha em farmácia clínica, principalmente nos hospitais.

As especialidades são várias, como cardiologia, oncologia, doenças crônicas, entre outras. Para entender essa demanda, a Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP iniciou neste ano o Ciclo de Palestras Farmacêutico Especialista, que teve seu primeiro encontro no dia 24 de fevereiro e tratou sobre Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).

Na abertura, o diretor-tesoureiro de CRF-SP, dr. Marcos Machado, parabenizou a Comissão e ressaltou a necessidade de se debater a especialidade do farmacêutico. “A discussão é necessária e atual, pois cada vez mais vemos que esse é o futuro da profissão na área clínica.”

Dra. Silvia Coimbra de Oliveira, vice-coordenadora da Comissão, deu as boas-vindas aos participantesDra. Silvia Coimbra de Oliveira, vice-coordenadora da Comissão, deu as boas-vindas aos participantesA palestra foi ministrada pela dra. Nathália Ponte Ferraz, farmacêutica clínica da área de UTI Neurológica e Programa de Cuidado ao AVCI.

Entre os assuntos destacados, a farmacêutica apontou os fatores de riscos e os tipos de AVC, os mecanismos e os diferentes tratamentos e fases da variação isquêmica, a prevenção secundária, os protocolos de atendimento e os cuidados farmacêuticos.

“Entre os cuidados do farmacêutico clínico, em casos de pacientes com quadros de Acidente Vascular Cerebral isquêmico, estão a anamnese farmacêutica, a reconciliação e validação medicamentosa, o seguimento farmacoterapêutico e a educação do paciente e da família”, explicou.

Público prestigia capacitações que estão ocorrendo na sede do CRF-SP, na cidade de São PauloPúblico prestigia capacitações que estão ocorrendo na sede do CRF-SP, na cidade de São PauloONCOLOGIA

No dia 27 de abril foi a vez do Ciclo de Palestras Farmacêutico Especialista abordar os cuidados farmacêuticos em Oncologia. 

O tema foi ministrado pela coordenadora de Farmácia Oncológica de um hospital de São Paulo e especialista em farmácia hospitalar, oncológica e clínica, dra. Carla Garcia, que destacou o que é câncer, as modalidades de tratamento, a farmácia clínica oncológica ambulatorial e hospitalar, entre outros assuntos.

Dra. Carla Garcia é especialista em farmácia hospitalar, oncológica e clínica e atua como coordenadora de Farmácia OncológicaDra. Carla Garcia é especialista em farmácia hospitalar, oncológica e clínica e atua como coordenadora de Farmácia OncológicaPara ela, o farmacêutico clínico atua mais no tratamento sistêmico quando atua em oncologia. “O número de medicamentos do paciente com câncer é alto, por isso, a importância do farmacêutico para evitar os riscos de interferência entre eles”, destacou.

Novos temas também serão abordados ao longo do ano. Acompanhe a programação no portal www.crfsp.org.br.

 


Por Mônica Neri

 

 

 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.