ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

CAPA

CRF-SP debate Lei 13.021/14 e lança manuais de orientação

manuaisDr. Renato Tomarozzi, dra. Angelita Cristina de Melo, dr. Antônio Geraldo dos Santos, dr. Pedro Menegasso, e dr. Carlos Maurício BarbosaConsiderada um marco para a profissão por reconhecer a farmácia como um estabelecimento de saúde, a Lei 13.021/14 não poderia deixar de ser abordada em um evento dessa magnitude. Foram várias atividades ligadas ao tema, com destaque à mesa-redonda Desafios da Farmácia como Estabelecimento de Saúde e o lançamento do Manual de Orientação ao Farmacêutico.
Para o coordenador do grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde e mediador da mesa-redonda, dr. Antônio Geraldo dos Santos, a era das farmácias de somente entregar medicamentos, acabou. “Agora é o momento de prestarmos serviços à população”.
E com essa linha, a atividade se desenvolveu com opiniões de farmacêuticos brasileiros e estrangeiros, como o caso apresentado pelo bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, dr. Carlos Maurício Barbosa, que falou sobre como funciona a assistência farmacêutica nas farmácias da Europa.
Também participaram do debate a dra. Angelita Cristina de Melo, professora da Universidade Federal de São João del Rei e consultora do CFF, o diretor-executivo da ABCFarma, dr. Renato Tomarozzi e o dr. Pedro Menegasso, que reafirmou que a lei representa um ganho ao farmacêutico e à população, já que entre outros aspectos, o farmacêutico tem autonomia técnica dentro do estabelecimento e ninguém poderá desautorizar suas decisões.
“Estamos vivendo um momento de mudanças de paradigma. Para construir um futuro novo, nós, farmacêuticos precisamos andar juntamente com a empresa e, principalmente, com a população”, afirmou o presidente do CRF-SP.

manuais1De forma didática, manual aborda a Lei 13.021/14 comentada ponto a ponto MANUAL AUXILIA A UTILIZAR SERVIÇOS COMO FORMA DE VALORIZAÇÃO
O Manual de Orientação ao Farmacêutico, elaborado pelo grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde, tem como objetivo auxiliar o profissional a utilizar e realizar os serviços farmacêuticos como ferramentas de valorização e conta com orientações para a efetiva implantação da lei.
A vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, destacou que o intuito é fornecer informações ao farmacêutico para que ele agregue cada vez mais valor ao seu trabalho e, consequentemente, seja mais reconhecido.
O manual está disponível no portal www.crfsp.org.br, no menu à esquerda “Farmácia Estabelecimento de Saúde”.

MAIS PUBLICAÇÕES LANÇADAS NO CONGRESSO
Confira outras publicações lançadas durante o Congresso (todas disponíveis para download no portal do CRF-SP):

manuais2Ensino de Deontologia e Legislação Farmacêutica: conceitos e práticas (segunda edição):
A presente edição do livro, organizada pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica e Comissões de Ética do CRF-SP, inclui novos conteúdos e casos de deontologia e legislação farmacêutica (disponível para download no menu à esquerda: Publicações/Outras publicações do CRF-SP/Encontros de Professores de Deontologia).

manuais3Cartilha Direitos e Prerrogativas Profissionais:
elaborada pelo Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais do CRF-SP, o material tem como objetivo dar suporte aos farmacêuticos na defesa de seus direitos e autonomia para plena aplicação de seus conhecimentos (disponível para download no menu à esquerda: Comitês/Comitê de Direitos e Prerrogativas/Cartilha do Comitê).

manuais4Manual de Orientação ao Farmacêutico - Conduta e Postura Profissional:
A publicação auxilia o farmacêutico no seu desenvolvimento pessoal e profissional, com orientações diversas sobre apresentação, postura, relacionamento com o paciente, equipe de trabalho, gestores e outros profissionais da saúde. Elaborado pela Comissão Assessora de Farmácia do CRF-SP (disponível para download no menu à esquerda: Comissões Assessoras/Farmácia).

manuais5A Profissão Farmacêutica:
O Comitê Sênior lançou esse documento, que traz informações sobre todas áreas de atuação regulamentadas atualmente pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) (disponível para download no menu à esquerda: Comitês/Comitê Sênior).

manuais6Cartilha da Comissão de Farmácia Clínica:
Elaborada pela Comissão Assessora de Farmácia Clínica do CRF-SP, a publicação aponta o papel do profissional do setor a partir das necessidades dos pacientes, familiares, cuidadores e sociedade (disponível para download no menu à esquerda: Cartilhas por Área/Cartilha - Farmácia Clínica).

manuais7O farmacêutico na assistência farmacêutica do SUS: diretrizes para atuação:
O documento foi elaborado pelo Conselho Federal de Farmácia e apresenta dados relevantes sobre o papel do farmacêutico na saúde pública, identifica problemas e sugere soluções para otimizar sua atuação nesse âmbito (disponível para download em http://ow.ly/V9LaC).