ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Nº 123 - NOV - DEZ / 2015

CAPA

Dois novos membros tomam posse na Academia Nacional de Farmácia

anfDr. Marcelo Polacow (conselheiro federal por SP) e dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP) recebem a homenagem do dr. Lauro Moretto, presidente da ANF

A solenidade de posse de dois novos membros da Academia Nacional de Farmácia (ANF) foi realizada durante o XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo. Na noite de 12 de outubro, dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, e dr. Marcelo Polacow, conselheiro por São Paulo do Conselho Federal de Farmácia (CFF), receberam o título e fizeram emocionantes discursos.

Dr. Pedro Menegasso lembrou dos tempos de universidade, onde já exercia o seu interesse pela militância política. “De lá até aqui, passei 29 anos da minha vida dedicando-me à valorização da profissão farmacêutica. Hoje, do muito que ainda temos a avançar, já vislumbro significativos avanços na forma como a sociedade enxerga o nosso papel e pelo tamanho que a nossa profissão vem adquirindo no nosso país. O que faço é pouco, mas jamais me furtarei a fazer minha pequena parte. Esta luta é parte de mim.”
Já o dr. Marcelo Polacow lembrou de sua origem humilde e dos pais que deram o apoio necessário para ingressar na universidade. “Ao longo de minha carreira, tive a satisfação de ter uma participação ativa na profissão. Muito me perguntam sobre onde desejo chegar, onde vou parar e sinceramente respondo que não sei. Só tenho a certeza de que a busca pelo conhecimento e a luta pela profissão impulsionam-me e encoraja-me a vencer os mais difíceis obstáculos.”

anf2Dr. Tarcísio Palhano (CFF), dr. Marcos Machado, dra. Raquel Rizzi, dra. Carmen Peña (FIP), dr. Lauro Moretto (ANF) e dr. Carlos Barbosa (Ordem dos Farmacêuticos de Portugal prestigiaram a cerimônia de posseSobre a Academia Nacional de Farmácia - ANF

Sociedade civil científica, de âmbito nacional, que tem como objetivos: estudar, debater, divulgar, educar e colaborar como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais, em tudo o que se relacione com as ciências farmacêuticas.
Fundada em 1937, com sede no Rio de Janeiro, e reconhecida com Título de Utilidade Pública, a ANF é composta de membros titulares que são cientistas farmacêuticos, médicos, odontologistas e outros de várias áreas do conhecimento. Também possui membros eméritos, honorários, correspondentes e mantenedores.
Os membros titulares simbolicamente ocupam cadeiras que têm como patronos farmacêuticos e cientistas brasileiros notáveis. As cadeiras, em número de 100, são distribuídas nas seções de Farmácia; Farmácia Industrial; Ciências (Físicas, Químicas, Biológicas, Biotecnológicas e Naturais); Farmacologia; Medicina Humana; Medicina Veterinária e Odontologia.
A ANF tem como primeiro mantenedor o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma) e acordos de cooperação com outras entidades associativas, dentre as quais a Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica (SBMF) e a United States Pharmacopeial Convention (USPC).

ACADÊMICOS TITULARES

ACÁCIO ALVES DE SOUZA LIMA FILHO