ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 121 - ABR-MAI / 2015

No estande do CRF-SP, os gestores tinham suporte para regularizar a assistência farmacêutica no município No estande do CRF-SP, os gestores tinham suporte para regularizar a assistência farmacêutica no município

COSEMS 2015

Com um estande preparado para receber farmacêuticos, prefeitos e secretários de Saúde do Estado, o CRF-SP participou do XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão (SP).
À disposição estava o Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM), criado para oferecer suporte técnico e jurídico aos gestores que pretendem estruturar a assistência farmacêutica municipal. Além de apresentar os aspectos legais, a equipe mostrou os benefícios da atuação do farmacêutico na rede pública no sentido de planejar a compra de medicamentos e produtos para saúde, gerenciar estoque, integrar equipes multiprofissionais, dar orientação à população, além de outras atribuições que otimizam os recursos.

Autoridades no estande do CRF-SP

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, fez questão de prestigiar os farmacêuticos por mais um ano. Em declaração exclusiva à Revista do Farmacêutico, ele falou sobre a judicialização da saúde. “O peso é cada vez maior para municípios, Estado e União. Ela desorganiza o planejamento e produz iniquidade. Claro que garante o direito de algumas pessoas quando nós não cumprimos o papel, mas a maneira com que ela tem sido feita é criadora de profundas desigualdades”.
O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, também em visita ao estande, falou sobre o diferencial do farmacêutico. “O farmacêutico é vital na rede pública. Tanto fazendo parte da política de saúde como descobridor de novas situações terapêuticas, quanto como propositor de alternativas. Hoje, a Secretaria de Estado tem um conselho composto por profissionais da área de Saúde especialmente por farmacêutico. Essa participação é fundamental”.
O prefeito de Campos do Jordão, Frederico Guidoni, falou sobre a importância da participação do CRF-SP no Cosems. “Em um congresso que trata de questões relacionadas ao SUS, a farmácia é um dos pontos centrais e que está sendo discutido porque disciplina a distribuição de medicamentos à população, assim como a forma de uso. O CRF-SP está de parabéns pelo brilhante trabalho do GTAM orientando em especial aos municípios menores para estruturar a assistência.”

Por Thais Noronha