ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 120 - FEV-MAR / 2015

Academia Virtual de Farmácia

Gostaria de parabenizar o CRF-SP pelos cursos promovidos aos farmacêuticos! Achei muito interessante os cursos EAD. Tentei me inscrever em todos, mas como a procura foi grande, não consegui. Peço que tentem abrir mais cursos destes em EAD e com mais vagas. Sugiro também mais cursos preparatórios sobre dispensação de psicotrópicos e SNGPC. Sempre é bom para nos atualizar.
E-mailDra. Thaís Câmara, São Paulo - SP

Resposta do CRF-SP: Agradecemos seu interesse em participar dos cursos realizados pelo CRF-SP. Devido à grande procura, as vagas para os cursos EAD esgotam-se no dia da abertura das inscrições, em menos de uma hora. Serão abertas novas turmas e o mesmo curso será repetido quantas vezes for necessário para atender a demanda. Disponibilizamos 100 vagas em cada turma para que o professor possa dar atenção aos alunos inscritos e responder suas dúvidas. Em breve também ampliaremos os temas de cursos disponíveis para EAD. Assim que confirmarmos o agendamento de novas turmas e novos cursos, realizaremos a divulgação. Acompanhe as novidades no portal www.crfsp.org.br, redes sociais e aplicativo “CRF-SP” disponível para download na App Store (iPhone) e Google Play (Android).

Atuação no CAPS

Gostaria de parabenizar o CRF pela matéria sobre a atuação do farmacêutico no CAPS na edição n° 119. Trabalho em CAPS há mais de um ano e estou adorando conhecer esse universo que é a saúde mental e que, infelizmente, pouca gente conhece.
E-mailDra. Caroline Lima Barion, Campinas - SP

Comercial de TV em 20/01

Sou estudante de Farmácia pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Gostaria de parabenizar o CRF-SP pelo comercial exibido no dia 20/01 no intervalo do Jornal da Band. Tenho acompanhado como nossa profissão tem crescido nos últimos anos; mas, infelizmente, a população em geral ainda tem a imagem do farmacêutico como aquele que “vende medicamentos”. A informação por meio das grandes mídias é um excelente meio para veicular a importância da nossa atuação profissional. Parabéns pela iniciativa!
FacebookVinicio Berti, Presidente Prudente – SP

Medicamento veterinário

Gostaria de saber por que os pet shops e clínicas veterinárias podem vender antibióticos e demais medicamentos sem receita e sem farmacêutico responsável?
FacebookDra. Ana Cristina Grosso Doria, São Carlos – SP

Resposta do CRF-SP: Esclarecemos que pet shops e clínicas veterinárias somente podem funcionar sob a responsabilidade de médico veterinário e comercializar medicamentos registrados junto ao Ministério da Agricultura, que são os medicamentos de uso restrito em animais. A dispensação de tais medicamentos é atividade privativa de médico veterinário, conforme Decreto Federal nº 5.053/04. Em se tratando de  medicamentos de uso humano, estes são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e registrados junto ao referido órgão e só podem ser comercializados e dispensados em farmácias e drogaria conforme disposto na Lei Federal 5.591/73, sendo que farmácias e drogarias obrigatoriamente funcionam sob a responsabilidade de farmacêutico, conforme Lei 13.021/14, porém os medicamentos de uso humano podem também vir a serem prescritos pelo médico veterinário, mas devem ser adquiridos em farmácias e drogarias que seguem as normativas para dispensação determinadas pela Anvisa e, assim, não podem em hipótese alguma ser comercializados nas clínicas veterinárias e pet shops e nem serem dispensados sob responsabilidade de médico veterinário.

Errata

Na edição 119 da Revista do Farmacêutico (pág. 50), as imagens referentes ao ginseng são do ginseng peruano e não do panax ginseng, utilizado no Brasil. Já a da castanha da índia, trata-se da espécie Castanea sativa.

Ginseng peruano (Ingimage) Panax ginseng (Ingimage) Castanea sativa (Ingimage) Castanha da Índia (Ingimage)
Ginseng peruano ou maca Panax ginseng Castanea sativa Castanha da Índia

Participe!

R. Capote Valente, 487 - 9º andar, CEP: 05409-001 - São Paulo - SP
Tel: (11) 3067 1494 / 1498
Veja no portal www.crfsp.org.br os links para nosso perfil nas principais redes sociais

A RF se reserva o direito de adaptar as mensagens, sem alterar seu conteúdo.