Revista do Farmacêutico 113 - Dia a dia no CRF-SP

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 113 - SET-OUT / 2013

Revista 113 setinha Dia a dia no CRF-SP


Uso racional de antimicrobianos em pediatria

Foto: Monica Neri
Palestra teve trasmissão ao vivo e está disponível na íntegra no portal (Foto: Monica Neri)

Com transmissão simultânea pelo portal do CRF-SP, dr. Fernando Fiol apresentou a palestra na capital, em 22 de agosto. O evento fez parte da campanha desenvolvida pelo CRF-SP desde 2009 sobre uso racional de antimicrobianos e combate à resistência bacteriana.

Dr. Fiol alertou para um dado importante. “Hoje, cerca de 55% das infecções virais são tratadas incorretamente com antimicrobianos porque a relação paciente/micro-organismo nem sempre é considerada”.

A palestra está disponível em www.crfsp.org.br/videos.

 

 

 

Questão de ética

Foto: Monica Neri
Dra. Mafalda Biagini, dra. Flavia Borges da Silva, da ARF, dr. Anderson Almeida, diretor regional, dr. Pedro Menegasso, dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro e dra. Priscila Dejuste, secretária-geral. (Foto: Monica Neri)

Em parceria com a Associação Riopretense de Farmacêuticos (ARF), o CRF-SP promoveu o Simpósio: “Ética em publicidade e outros aspectos da profissão farmacêutica”, em 24 de agosto. 

A dra. Mafalda Biagini, diretora regional de Marília, falou sobre os principais problemas éticos da profissão. ”Para saber se está sendo ético, é preciso responder positivamente três questões sobre sua ação: Eu quero? Eu posso? Eu devo? Muitas vezes, é no quesito “dever” que nos esbarramos, pois é justamente nessa questão que nos colocamos no lugar do outro”.

Para o dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP: “devemos  observar se a propaganda de medicamentos pode significar risco sanitário. A informação correta e segura deve ser o seu principal compromisso”.

 

Conbrafarma 2013

Foto: Divulgação
O presidente do CRF-SP fala sobre medicamentos genéricos(Foto: Divulgação)

 

Ao participar da mesa redonda “Medicamentos Genéricos: Mercado Brasileiro, Importância Social, Oportunidades de Negócios e o Papel do Farmacêutico”, o presidente dr. Pedro Menegasso representou o CRF-SP no Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico (Conbrafarma), realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento organizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico (IDVF) é considerado um dos mais importantes encontros do segmento. 

Com a presença de renomados palestrantes, autoridades e personalidades da área, o Conbrafarma 2013 proporcionou uma rica troca de informações, conhecimentos, experiências, relacionamentos e negócios aos profissionais que atuam nas farmácias e drogarias de todo o país, debatendo temas atuais e de interesse do varejo farmacêutico.

 

 

Plenária itinerante de Santos

Foto: Divulgação
Ações e necessidades regionais são discutidas nas plenárias itinerantes (Foto: Divulgação)

Em agosto, a cidade de Santos, no litoral paulista, recebeu a reunião plenária itinerante com a participação de toda a diretoria e dos conselheiros do CRF-SP. Estiveram presentes a diretora regional dra. Roseli Simões Barretos, e a vice, dra. Sigrid Morais Class, membros das comissões assessoras regionalizadas e alguns profissionais da região.

As reuniões plenárias itinerantes já passaram por cidades como Araraquara e São José do Rio Preto. O objetivo desses encontro é promover a aproximação e ampliar as oportunidades de participação dos farmacêuticos de todas as regiões do Estado nas decisões que impactam nos rumos da profissão.A reuniões plenárias são abertas à participação de qualquer farmacêutico interessado, exceto quando se tratar de apreciação de matéria ético-disciplinar. Desta forma, os profissionais podem acompanhar o trabalho de seus representantes eleitos, como também o seu comprometimento e atuação.

 

Foto: Thais Noronha
Farmacêuticos voluntários prestaram serviços aos funcionários (Foto: Thais Noronha)

Farmacêutico na empresa

Farmacêuticos voluntários da seccional Zona Leste realizaram duas palestras aos funcionários da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. A diretora regional, dra. Alessandra Brognara, falou sobre o uso racional de medicamentos e destacou a diferença entre as tarjas, tipos de interações, riscos da automedicação, entre outros. A ação faz parte do projeto “Farmacêutico na empresa”, que também oferece aferição de pressão arterial e glicemia capilar. As palestras aconteceram em duas unidades da Sabesp (Pinheiros e Ponte Pequena) e fizeram parte da SIPAT, Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho. No total foram cerca de 210 pessoas orientadas.

 

 

 

 

Tabela

 

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.