Revista do Farmacêutico 113 - Dia a dia no CRF-SP

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 113 - SET-OUT / 2013

Revista 113 setinha Dia a dia no CRF-SP

Uso racional de antimicrobianos em pediatria

Foto: Monica Neri
Palestra teve trasmissão ao vivo e está disponível na íntegra no portal (Foto: Monica Neri)

Com transmissão simultânea pelo portal do CRF-SP, dr. Fernando Fiol apresentou a palestra na capital, em 22 de agosto. O evento fez parte da campanha desenvolvida pelo CRF-SP desde 2009 sobre uso racional de antimicrobianos e combate à resistência bacteriana.

Dr. Fiol alertou para um dado importante. “Hoje, cerca de 55% das infecções virais são tratadas incorretamente com antimicrobianos porque a relação paciente/micro-organismo nem sempre é considerada”.

A palestra está disponível em www.crfsp.org.br/videos.

Questão de ética

Foto: Monica Neri
Dra. Mafalda Biagini, dra. Flavia Borges da Silva, da ARF, dr. Anderson Almeida, diretor regional, dr. Pedro Menegasso, dr. Marcos Machado, diretor-tesoureiro e dra. Priscila Dejuste, secretária-geral. (Foto: Monica Neri)

Em parceria com a Associação Riopretense de Farmacêuticos (ARF), o CRF-SP promoveu o Simpósio: “Ética em publicidade e outros aspectos da profissão farmacêutica”, em 24 de agosto.

A dra. Mafalda Biagini, diretora regional de Marília, falou sobre os principais problemas éticos da profissão. ”Para saber se está sendo ético, é preciso responder positivamente três questões sobre sua ação: Eu quero? Eu posso? Eu devo? Muitas vezes, é no quesito “dever” que nos esbarramos, pois é justamente nessa questão que nos colocamos no lugar do outro”.

Para o dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP: “devemos  observar se a propaganda de medicamentos pode significar risco sanitário. A informação correta e segura deve ser o seu principal compromisso”.

Conbrafarma 2013

Foto: Divulgação
O presidente do CRF-SP fala sobre medicamentos genéricos(Foto: Divulgação)

Ao participar da mesa redonda “Medicamentos Genéricos: Mercado Brasileiro, Importância Social, Oportunidades de Negócios e o Papel do Farmacêutico”, o presidente dr. Pedro Menegasso representou o CRF-SP no Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico (Conbrafarma), realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento organizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico (IDVF) é considerado um dos mais importantes encontros do segmento.

Com a presença de renomados palestrantes, autoridades e personalidades da área, o Conbrafarma 2013 proporcionou uma rica troca de informações, conhecimentos, experiências, relacionamentos e negócios aos profissionais que atuam nas farmácias e drogarias de todo o país, debatendo temas atuais e de interesse do varejo farmacêutico.

Plenária itinerante de Santos

Foto: Divulgação
Ações e necessidades regionais são discutidas nas plenárias itinerantes (Foto: Divulgação)

Em agosto, a cidade de Santos, no litoral paulista, recebeu a reunião plenária itinerante com a participação de toda a diretoria e dos conselheiros do CRF-SP. Estiveram presentes a diretora regional dra. Roseli Simões Barretos, e a vice, dra. Sigrid Morais Class, membros das comissões assessoras regionalizadas e alguns profissionais da região.

As reuniões plenárias itinerantes já passaram por cidades como Araraquara e São José do Rio Preto. O objetivo desses encontro é promover a aproximação e ampliar as oportunidades de participação dos farmacêuticos de todas as regiões do Estado nas decisões que impactam nos rumos da profissão.A reuniões plenárias são abertas à participação de qualquer farmacêutico interessado, exceto quando se tratar de apreciação de matéria ético-disciplinar. Desta forma, os profissionais podem acompanhar o trabalho de seus representantes eleitos, como também o seu comprometimento e atuação.

Foto: Thais Noronha
Farmacêuticos voluntários prestaram serviços aos funcionários (Foto: Thais Noronha)

Farmacêutico na empresa

Farmacêuticos voluntários da seccional Zona Leste realizaram duas palestras aos funcionários da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. A diretora regional, dra. Alessandra Brognara, falou sobre o uso racional de medicamentos e destacou a diferença entre as tarjas, tipos de interações, riscos da automedicação, entre outros. A ação faz parte do projeto “Farmacêutico na empresa”, que também oferece aferição de pressão arterial e glicemia capilar. As palestras aconteceram em duas unidades da Sabesp (Pinheiros e Ponte Pequena) e fizeram parte da SIPAT, Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho. No total foram cerca de 210 pessoas orientadas.

Tabela

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico