Revista 106 - GTAM



rf106_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 106 - FEV - MAR - ABR / 2012

Revista 106  setinha GTAM


GTAM – Uma grande ideia

Nova gestão do CRF-SP cria o GTAM – Grupo Técnico de Apoio aos Municípios, instrumento que amplia a atuação do farmacêutico na saúde pública

Estande do CRF-SP no Cosems (Foto: Renata Gonçaalez)
Estande do CRF-SP no Cosems em Marília: GTAM despertou o interesse dos profissionais de saúde pública (Foto: Renata Gonçalez)

A nova gestão do CRF-SP instituiu, no início deste semestre, um grupo de trabalho denominado GTAM (Grupo Técnico de Apoio aos Municípios), para colaborar com os municípios que desejam implementar ou melhorar o serviço de assistência farmacêutica e se regularizar, conforme determina a Lei 5991/73.

A ideia é oferecer suporte às prefeituras na viabilização da assistência farmacêutica nas Unidades de Saúde.  A vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, que tem participado das reuniões na capital e interior paulista, ressalta que o GTAM tem trabalhado pela valorização do farmacêutico que atua no setor público. "Oferecemos apoio técnico para que os municípios atinjam o objetivo final que é o de ter farmacêutico responsável em todas as Unidades de Saúde".

Reunião do GTAM na sede do CRF-SP: estratégias para ampliar a presença do farmacêutico no sistema público de saúde (Foto: Carlos Nascimento)
Reunião do GTAM na sede do CRF-SP: estratégias para ampliar a presença do farmacêutico no sistema público de saúde (Foto: Carlos Nascimento)

A iniciativa do CRF-SP vem ao encontro das diretrizes da nova gestão que busca a valorização e garantia da atuação do farmacêutico em diversas áreas. Nesse caso, o GTAM é um instrumento para que os índices de assistência farmacêutica no setor público igualem e até superem os índices do setor privado, que em 2011 foi de 87% de presença em farmácias e drogarias.

A presença do farmacêutico se traduz na melhor gestão dos estoques, do armazenamento e do fluxo de medicamentos, com consequente redução dos desperdícios, planejamento e processos de compra mais eficientes e, para o paciente, na melhoria da qualidade e na eficiência do atendimento básico.

Os resultados da ação já começam a aparecer. Em pouco mais de dois meses de atuação, o GTAM já se reuniu ou recebeu consultas de mais de 55 prefeituras interessadas em implantar a assistência farmacêutica, 22 delas já formalizaram acordos com o CRF-SP que vão gerar a contratação de mais de 60 farmacêuticos.

Benefícios da assistência farmacêutica nos municípios

  • Promove o atendimento humanizado e especializado aos pacientes
  • Reduz erros de dispensação de medicamentos
  • Possibilita o acompanhamento farmacoterapêutico
  • Reduz o desperdício e gastos com medicação
  • Orienta quanto às interações medicamentosas
  • Reduz retornos desnecessários às consultas médicas
  • Reduz internações por uso incorreto de medicamentos

Encontro produtivo

Dr. Pedro Menegasso em reunião no Cosems (Foto: Renata Gonçalez)
Durante o Cosems, dr. Pedro Menegasso falou sobre o empenho do CRF-SP para auxiliar na regularização da assistência farmacêutica municipal (Foto: Renata Gonçalez)

O GTAM foi um dos destaques da participação do CRF-SP no Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) em março passado, oportunidade em que a entidade também promoveu, na Universidade de Marília (Unimar), o Encontro Regional de Farmacêuticos da Saúde Pública, com a participação de profissionais que atuam na assistência farmacêutica municipal de Marília e região.

Durante a reunião, o presidente dr. Pedro Menegasso ressaltou que existe uma crescente demanda de profissionais para atuar na saúde pública nos últimos anos. Ele afirmou que o CRF-SP muito se orgulha desse crescimento, e que vem percebendo o aumento do interesse da sociedade em contar com o farmacêutico nas unidades de saúde. "Nós sempre lutamos para que isso acontecesse. Temos as Comissões Assessoras de Saúde Pública em quase todas as Seccionais, o que deu força a essa discussão com as prefeituras".

Logo Gtam (Arte: Ana Laura Azevedo)

GTAM: uma iniciativa pioneira do CRF-SP

  • O GTAM oferece assistência aos municípios que querem se regularizar.
  • O GTAM estuda a realidade do município e já oferece um modelo a ser seguido e um acordo de ajuste (cria a proposta técnica e a proposta de acordo geral).
  • Os acordos estabelecem uma forma viável de adequação.
  • Após o acordo, a fiscalização do CRF-SP atua exigindo o que foi definido entre as partes.

Benefícios

  • Não exige acordo na Justiça, o acordo é feito entre o CRF-SP e o município.
  • O serviço de assessoria do CRF-SP é gratuito.
  • Valoriza o farmacêutico.

Renata Gonçalez e Thais Noronha

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.