Fiscalização Orientativa

Orientações sobre dispensação de produtos que contêm acetilcisteína

 

 
São Paulo, 9 de março de 2022

Considerando as diversas dúvidas recebidas pelo CRF-SP em relação aos produtos industrializados que contêm acetilcisteína, esclarecemos que de acordo com o Anexo I da Instrução Normativa IN nº 86/2021 que define a Lista de Medicamentos Isentos de Prescrição, a acetilcisteína possui classificação como medicamento isento de prescrição (não tarjado) nas concentrações máximas de:

• 600mg (comprimido efervescente e granulado): quando indicada para secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares;

• 11,5mg/mL (solução nasal): quando indicada para congestão nasal associada a rinites ou após procedimentos cirúrgicos no nariz;

• 40mg/mL (solução oral): quando indicada para secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares.

No entanto, a acetilcisteína também aparece como constituinte utilizada em suplemento alimentar no Anexo I da Instrução Normativa IN nº 28/18 que estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares com número de registro CAS (Chemical Abstracts Service) de 616-91-1.

Clique aqui e confira as orientações do Grupo Técnico de Trabalho de Suplementos Alimentares do CRF-SP e do Departamento de Orientação sobre dispensação de produtos que contêm acetilcisteína. 

 

Orientação CRF-SP (11) 3067-1470, chat online ouEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado
Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/I9Iuyd79HbkBeDfIgzVbbA

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.