Coordenadora da Comissão de Educação é homenageada em solenidade

 

Homenageados na solenidade do 81º aniversário da ACFB/ANFHomenageados na solenidade do 81º aniversário da ACFB/ANFSão Paulo, 15 de agosto de 2018.

Os 81 anos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia foram comemorados em solenidade no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, no último dia 10. O evento contou com cerca de 130 profissionais do setor da saúde, homenageados e familiares, acadêmicos, apoiadores e mantenedores da entidade.

Uma das homenageadas na categoria “Diretores e Professores de Instituição de Ensino” foi a Dra. Marise Bastos Stevanato, coordenadora da Comissão Assessora de Educação do CRF-SP e delegada regional da seccional de Ribeirão Preto. Coordenadora do curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Ribeirão Preto, Dra. Marise falou sobre a congratulação. “Ser indicada para receber essa homenagem é um orgulho que diz que o caminho que vem sendo trilhado está certo. Ainda mais hoje, no Brasil, pertencer a uma universidade privada com o curso de Farmácia avaliado pelo Ministério da Educação com nota máxima que é 5, dentro desse universo da educação superior que está bastante complexo especialmente no ambiente privado. É muito difícil nos mantermos com qualidade em uma concorrência de mercado”.

Dra. Marise foi uma das homenageadas na categoria Diretores e Professores de Instituições de ensinoDra. Marise foi uma das homenageadas na categoria Diretores e Professores de Instituições de ensino

Dra. Marise destacou ainda que a formação em Farmácia demanda muita informação em infraestrutura, professores capacitados e expoentes em suas áreas de atuação, não apenas teóricos, mas com experiência. “Como farmacêutica não posso deixar de dizer que as possibilidades que o CRF-SP me permitiu ao participar da Comissão Assessora de Educação realizando discussões profundas junto de expoentes na área da educação também me permitiram ser indicada para chegar nesse momento”.

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP entregou uma menção honrosa a Dra. Marise Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP entregou uma menção honrosa a Dra. Marise

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado fez parte da mesa de abertura, entregou uma das honrarias e ainda entregou a Dra. Marise com uma placa pelos trabalhos prestados ao CRF-SP. “A professora tem sido uma colaboradora do CRF-SP extremamente importante e atuante, já coordena a Comissão de Educação há bastante tempo e o reconhecimento pela Academia é um dos maiores reconhecimentos que ela poderia ter. Para nós do Conselho é uma honra termos um membro recebendo uma premiação tão grande”.

Dr. Marcos enfatizou ainda a preocupação com o atual momento da educação. “É bastante turbulento, a questão da graduação em Farmácia 100% EaD nos preocupa, por isso a importância da homenagem a uma professora que luta pela qualidade do ensino. Isso é gratificante, mas nos preocupa. Tenho a percepção de que os próximos anos serão difíceis e o Conselho está nessa luta contra o ensino 100% a distância, o EAD precisa ser uma ferramenta para poder ajudar no desenvolvimento do aluno”.

Dr. Marcos Machado Ferreira (Presidente do CRF-SP), Dr. José Oiticica Moreira (General-De-Brigada Médico Do Exército Brasileiro e atual Diretor do Hospital Central do Exército,  Rio De Janeiro), Dr. João Paulo S. Vieira (Presidente da ACFB/ANF) Dr. Paulo Ferreira (assessor da Vereadora Edir Sales), Lauro D. Moretto (Presidente Emérito da ACFB/ANF), Dra. Lenira da Silva Costa (Vice-Presidente do CFF) e Dr. Silvano Raia (representando a Academia Nacional de Medicina)Dr. Marcos Machado Ferreira (Presidente do CRF-SP), Dr. José Oiticica Moreira (General-De-Brigada Médico Do Exército Brasileiro e atual Diretor do Hospital Central do Exército, Rio De Janeiro), Dr. João Paulo S. Vieira (Presidente da ACFB/ANF) Dr. Paulo Ferreira (assessor da Vereadora Edir Sales), Lauro D. Moretto (Presidente Emérito da ACFB/ANF), Dra. Lenira da Silva Costa (Vice-Presidente do CFF) e Dr. Silvano Raia (representando a Academia Nacional de Medicina)

A solenidade contou com a palestra magna “A mutidisciplinaridade e as expectativas possíveis e improváveis na saúde”, proferida pelo médico Dr. Rubens Belfort Junior. “A medicina está cada vez mais avançada e as pessoas exigindo cada vez mais. Logo vão existir medicamentos para degeneração macular seca, que hoje cega mais de 60% das pessoas com mais de 80 anos ou medicamentos para a prevenção do uso de óculos. A ANF prima pela multidisciplinaridade. O farmacêutico deve estar ao lado do médico, do enfermeiro e de outros profissionais de saúde trabalhando em conjunto”.

Homenageados

A medalha comemorativa Mérito Ciências Farmacêuticos, com o objetivo de agraciar personalidades de vida científica brasileira e internacional, profissionais que atuam em entidades associativas e professores e diretores de instituições de ensino, bem como a autoridades, em reconhecimento às suas relevantes contribuições. Foram homenageadas 20 personalidades das Ciências Farmacêuticas brasileiras, distribuídos em quatro categorias.

Membros de Entidades Associativas Farmacêuticas

Prof. Dr. ALTAMIRO JOSÉ DOS SANTOS

Profa. Dra. ELENA LUCIA SALES SOUZA

Prof. Dr. ERLANDSON UCHÔA LACERDA

Prof. Dr. GLICÉRIO DINIZ MAIA

Prof. Dr. MARCOS AURÉLIO FERREIRA DA SILVA

Prof. Dr. PAULO ALIGIERI

 

Diretores e Professores de Instituição de Ensino

Profa. Dra. FLÁVIA VALLADÃO THIESEN

Profa. Dra. MARISE BASTOS STEVANATO

Prof. Dr. SANDRO ROBERTO VALENTINI

 

Pesquisadores

 

Prof. Dr. ADRIANO ANTUNES DE SOUZA ARAÚJO

Profa. Dra. ALAIDE BRAGA DE OLIVEIRA

Prof. Dr. CARLOS MAGNO RODRIGUES

Prof. Dr. LEANDRO MACHADO ROCHA

Profa. Dra. MIRACY MUNIZ DE ALBUQUERQUE

 

Autoridades

Prof. Dr. ANTÔNIO ROBERTO ALVES CORRÊA

Prof. Dr. ANTONIO UBALDO VENTURA NEVES DA COSTA

Prof. Dr. JOSÉ OITICICA MOREIRA

Profa. NISIA TRINDADE LIMA

Prof. Dr. VARLEY DIAS SOUSA

 

Mantenedores – Medalhões Comemorativos do jubileu de 50 e de 80 anos

CARLOS NAHUM (EMS)

RUI DE SOUZA CRUZ (DISOTAX)

MARCEL GARCIA DA CUNHA (WHEATON BRASIL VIDROS)

GINA MARCELLINI (HYPOFARMA – INSTITUTO DE HYPODERMIA E FARMÁCIA)

 

 Após as homenagens, houve o lançamento do Livro Comemorativo “ACADEMIA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL 80 ANOS – HISTÓRIA DE IDEAIS E CONQUISTAS”.

Livro comemorativo foi lançado durante a solenidadeLivro comemorativo foi lançado durante a solenidade

Reitor da Unesp e farmacêutico 

Um dos homenageados, o farmacêutico e reitor da Unesp (mandato 2017-2021), Dr. Sandro Roberto Valentini falou sobre a premiação recebida. “Eu acredito que essa honraria que a Academia concedeu a um grupo de pessoas que atuam na área de Farmácia é muito importante no sentido que reconhece o trabalho de quem acredita que é possível valorizar o trabalho do farmacêutico em uma equipe multidisciplinar e na área da saúde de forma geral. Isso traz motivação extra para continuarmos atuando na área das Ciências Farmacêuticas. No meu caso, a homenagem ocorreu pelo trabalho que fiz na faculdade de ciências farmacêuticas da unesp em que além de ter atuado por quase 30 anos como docente estive à frente da direção e da vice direção, a faculdade que está completando 95 anos, unidade mais antiga da Unesp, tinha uma participação muito tímida no contexto político, conseguimos recuperar esse papel”.

A respeito da graduação em Farmácia 100% à distância, Dr. Sandro é enfático. “Sou totalmente contrário. Precisamos aproveitar a tecnologia para aprimorar a forma de ensinar, a universidade precisa se abrir um pouco mais para as ferramentas tecnológicas. Hoje, o jovem está diferente, se você não motivá-lo de outras formas o acadêmico não presta atenção em aulas expositivas por quatro horas. Me causou estranheza a França aprovar uma lei que proíbe a utilização de smartphones em aula, pelo contrário eu acredito que se você não se abrir o jovem fatalmente vai se desconectar daquele momento e entrar no mundo virtual. A universidade precisa dosar, se aproveitar esse espaço virtual e mostrar que ali também é local de ensino e aprendizado, de debate, de discussão de alguma lista de exercícios e realizar como ferramenta pedagógica”. 

Dr. Sandro Roberto Valentini, reitor da Unesp e Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDr. Sandro Roberto Valentini, reitor da Unesp e Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP

 

Thais Noronha 

Departamento de Comunicação CRF-SP (com informações ANF) 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.