Entidade levou capacitação e orientações diversas ao evento

Estande do CRF-SP no 13º Congresso ConsulfarmaEstande do CRF-SP no 13º Congresso ConsulfarmaSão Paulo, 11 de junho de 2018.

O CRF-SP participou na última semana, de 7 a 9 de junho, do maior congresso magistral do mundo, o 13º Congresso Consulfarma, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, na capital. Ao longo dos três dias, os participantes do evento puderam visitar o estande da entidade na área de exposição, onde era possível esclarecer dúvidas com um farmacêutico de plantão e com diretores do Conselho, além de obter exemplares de materiais técnicos e orientativos para farmacêuticos.

A abertura do evento, ocorrida no dia 7, contou com a participação do presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, que enfatizou a importância da área magistral para a Farmácia. “Parabenizo os idealizadores e construtores desse evento que extrapolou a área da Farmácia, reunindo profissionais de diferentes áreas da Saúde. A área de manipulação tem sido de grande atenção por parte do CRF-SP. Atualmente, contamos com aproximadamente 2,6 mil farmácias de manipulação inscritas na entidade e aproximadamente 6 mil farmacêuticos que atuam na área magistral e, por isso, neste ano retomamos atividade de nosso comitê magistral”, destacou.

Dra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP), Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP) e Dra. Valéria Paschoal na abertura do II Congresso de Fitoterapia Clinica e VII Congresso Brasileiro de FitomedicinaDra. Amouni Mourad (assessora técnica do CRF-SP), Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP) e Dra. Valéria Paschoal na abertura do II Congresso de Fitoterapia Clinica e VII Congresso Brasileiro de Fitomedicina

Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira, apontou que a Consulfarma é referência para área magistral e farmácia cosmética, trazendo bastante novidades e capacitação para empresas e, principalmente, para os farmacêuticos. “Trata-se de uma área que vem crescendo amplamente, tendo em vista o aumento na procura não só por qualidade de vida das pessoas, mas também de bem-estar. Estarmos presentes no congresso demonstra que o CRF-SP também está preocupado com esse crescimento e investindo no aprimoramento dos farmacêuticos para que eles possam estar cada vez mais prontos para atuar na parte de cosmetologia e estética. ”

Diretoria do CRF-SP: Dr. Marcos Machado (presidente), Dra. Luciana Canetto (secretária-geral), Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira) e Dr. Antonio Geraldo dos Santos Jr. (vice-presidente)Diretoria do CRF-SP: Dr. Marcos Machado (presidente), Dra. Luciana Canetto (secretária-geral), Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira) e Dr. Antonio Geraldo dos Santos Jr. (vice-presidente)

Também foram realizados cursos gratuitos durante os três dias do evento. O primeiro foi ministrado pelo Dr. José Vanilton de Almeida, coordenador do Grupo Técnico de Farmácia Estabelecimento de Saúde do CRF-SP e teve como tema Cuidado Farmacêutico na Farmácia Magistral – Introdução.

Os ministrantes Dr. José Vanilton de Almeida, Dr. Cássio Furst e Dr. Raphael Corrêa FigueiredoOs ministrantes Dr. José Vanilton de Almeida, Dr. Cássio Furst e Dr. Raphael Corrêa Figueiredo

Fitoterapia Clínica e Fitomedicina

Dr. Marcos Machado na abertura do II Congresso de Fitoterapia Clinica e VII Congresso Brasileiro de FitomedicinaDr. Marcos Machado na abertura do II Congresso de Fitoterapia Clinica e VII Congresso Brasileiro de FitomedicinaNo segundo dia do 13º Congresso Consulfarma, o presidente, Dr. Marcos Machado, e a assessora técnica do CRF-SP, Dra. Amouni Mourad, participaram da abertura do II Congresso de Fitoterapia Clinica e VII Congresso Brasileiro de Fitomedicina, eventos organizados pela VP Centro de Nutrição Funcional, com dois dias de palestras apresentando conteúdo científico, voltado para a aplicação clínica dos fitoterápicos na obesidade e energia mitocondrial.

Dr. Marcos destacou que as portas do Conselho estão abertas para os profissionais de saúde de diversas áreas para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos. “Existe uma interação entre medicina, nutrição e farmácia. Falar de medicamento sem nutrição é quase impossível, porque existem interações medicamentosas com alimentos e precisamos avançar mais nesse campo”, afirmou.

Já a Dra. Amouni disse ser uma honra participar de eventos multidisciplinares que são tendência para a melhoria de saúde da população. “Como profissionais de saúde, nossa principal missão é levar qualidade de vida à sociedade e nada melhor do que trabalhar em conjunto interdisciplinarmente para que a gente alcance este objetivo”, comentou.

Ainda na sexta-feira (8), o Dr. Cassio Furst apresentou a palestra gratuita no auditório Espaço CRF-SP "Liderança: Farmacêutico e Conflitos em Gestão de Pessoas em Farmácias Magistrais"; e o Dr. Antônio Geraldo dos Santos Jr., vice-presidente do CRF-SP, falou sobre Prescrição Farmacêutica no Simpósio De Atenção Farmacêutica II, ao lado da Dra. Valeria Antunes, que apresentou a palestra "Formulações Mais Prescritas No Balcão Das Farmácias De Manipulação.

Em continuidade à programação de palestras gratuitas promovidas no Espaço CRF-SP, no sábado (9) foi a vez do Dr. Raphael Figueiredo, coordenador da Comissão Assessora de Resíduos e Gestão Ambiental do CRF-SP, abordar o tema “Nova Legislação em Resíduos”.

Carlos Nascimento, Mônica Neri e Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP